Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Estarão o perfecionismo e o desempenho lado a lado?Publication . Henriques, Margarida Martins; Caetano, AntónioEste estudo tem como objetivo estudar se existe uma interação entre o perfecionismo e o desempenho de Jogadores de Futebol das camadas jovens. Por conseguinte, verificou-se também se o bem-estar afetivo tem um papel moderador na relação anteriormente referida (perfecionismo - desempenho). Os dados foram recolhidos através de um protocolo online, respondido por 144 jogadores de futebol das camadas jovens, abrangendo jogadores desde os escalões mais iniciantes (sub 14) até aos que estão no limiar entre formação e profissionalização (sub 23), de um único clube de futebol. Os resultados suportam a primeira hipótese, indicando uma associação significativa entre perfecionismo e desempenho. A segunda hipótese foi igualmente confirmada, mostrando que o bem-estar afetivo modera esta relação. A investigação evidenciou consequências práticas notáveis nomeadamente, a inclusão de programas de apoio psicológico, onde se abordem tanto a definições de metas realistas quanto a autoavaliações construtivas.
- A inclusão em educação pré-escolar: O desafio de acolher cada criança no grupoPublication . Franco, Ana Raquel Lopes; Brito, Ana TeresaA presente investigação, realizada no âmbito do Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar, assenta no tema da inclusão e necessidade de resposta a todas as crianças. A partir do tema escolhido, surgiram as seguintes questões de investigação: i) Compreender como a equipa de sala e de instituição perceciona a inclusão e se sente preparada para a realizar - oportunidades e constrangimentos; (ii) Quais as estratégias que a educadora e equipa – de sala e instituição - mobilizam para conseguir realizar uma inclusão de qualidade. Tendo por base uma abordagem qualitativa, foram utilizados vários instrumentos de recolha, nomeadamente, observação participante e não participante, através do registo de notas de campo; entrevista semi-diretiva à educadora cooperante e à auxiliar de sala e um questionário direcionado às cinco educadoras que compõem a equipa da instituição para entender as suas perspetivas sobre inclusão no jardim de infância, para acolher cada criança no grupo. Os resultados obtidos sugerem que é necessária formação inicial e contínua de forma a responder às necessidades da criança, como também incluir todos no processo de desenvolvimento da mesma, contando assim com o apoio e cooperação da comunidade, família e, sobretudo, com a participação da própria criança e do grupo de pares, como sujeitos ativos do seu desenvolvimento. No que diz respeito as estratégias identificadas, estas passam por trabalhar em grande e pequeno grupo, no âmbito da rotina da criança, utilizando diferentes materiais e equipamentos, adaptando a planificação quando necessário e escutar a voz ativa da criança.
- Saúde mental de pais com filhos diagnosticados com perturbação do espectro do autismoPublication . Neves, Mariana Meireles; Miguel, MartaEnquadramento: A Perturbação do Espectro do Autismo consiste numa perturbação do neurodesenvolvimento, caracterizada por défices significativos de comunicação e de interação social, bem como por comportamentos e interesses restritos. É uma perturbação que afeta não só a saúde mental dos seus portadores, como também dos cuidadores e/ou progenitores, sendo essencial uma melhor compreensão dos fatores que a influenciam. Objetivo: Avaliar o impacto que o diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo de um filho pode ter na Saúde Mental dos pais, tendo também em conta as variáveis de Resiliência e Suporte Social. Método: A amostra deste estudo é constituída por 234 pais com filhos diagnosticados com Perturbação do Espectro do Autismo. Os instrumentos aplicados foram um questionário sociodemográfico, o Inventário de Saúde Mental, a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido e a Escala de Resiliência. Resultados: Pais mais resilientes e com maiores níveis de suporte social percebido apresentam uma melhor saúde mental. Conclusão: É fundamental a intervenção clínica não só na população com este diagnóstico, como também nos seus cuidadores, pois tem um impacto enorme na sua saúde mental.
- O papel mediador da autoestima entre os estilos de vinculação e as relações com os pares e pais em jovens institucionalizadosPublication . Monsanto, Jéssica Andreia Gonçalves; Miguel, MartaOs estilos de vinculação desenvolvidos na infância com os cuidadores impactam a forma como a pessoa se vê a si mesma e às suas relações sociais ao longo da vida, influenciando diretamente a construção da autoestima. Portanto, analisar a autoestima como mediadora pode mostrar como diferentes estilos de vinculação impactam a autoestima dos jovens e, por conseguinte, as suas relações com pais e com os pares. Identificar essa mediação é essencial para compreender os fatores de risco e proteção que afetam o desenvolvimento emocional e comportamental, especialmente em jovens institucionalizados. O presente estudo teve como objetivo avaliar como a autoestima influencia a relação entre os estilos de vinculação e a qualidade das interações desses jovens com suas figuras parentais e pares. Participaram 114 jovens em contexto institucional. Para estudar as variáveis foram utilizados como instrumentos um questionário sociodemográfico, a escala Pessoas da Minha Vida (PIML), a Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES) e o Inventário sobre a Vinculação para a Infância e Adolescência (IVIA). Os resultados revelaram que embora exista um efeito direto significativo entre a autoestima e as restantes variáveis, esta não se pode considerar mediadora.