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- Relações entre qualidade da vinculação, empatia e regulação emocional em crianças de idade pré-escolarPublication . Merceano, Inês Rodrigues; Santos, António José Freitas dosA teoria da vinculação remete para uma tendência inata ao ser humano para a ligação, como estratégia de sobrevivência. A qualidade da relação estabelecida entre o cuidador e a criança pode influenciar o desenvolvimento da criança e o seu funcionamento emocional ao longo da vida. Assim, a vinculação pode fornecer uma base segura para o desenvolvimento da regulação emocional e da empatia. Consoante a aquisição de representações mentais positivas de si mesmas e dos outros, a criança perceciona-se como merecedora de empatia, enquanto regula eficazmente as próprias emoções e comportamentos. A presente investigação teve como primordial objetivo analisar a relação entre a qualidade da vinculação, da regulação emocional e da empatia. Neste estudo participaram 54 crianças, com idades compreendidas entre os 4 os 6 anos. E foram aplicados os seguintes instrumentos: Attachment Story Completion Task - ASCT (Bretherton et al., 1990); Kids Empathic Development Scale -KEDS (Reid etal., 2013) e Emotion Regulation Checklist (ERC, Shields & Cichetti, 1997). Os resultados apontam para um efeito moderador da regulação emocional na relação entre a qualidade da vinculação e a empatia. Por sua vez, aquando da interação entre a vinculação com a empatia esta não se demonstra significativa.
- “Há coisas que precisamos desconstruir”: Desejo, Intenções e Expectativas Parentais de Jovens Adultos Trans em PortugalPublication . Barata, Ana Luiza Santos Ramalho Beirão; Costa, Pedro Alexandre Nunes daNas últimas décadas, o aumento dos estudos acerca de pessoas trans e/ou não-binárias não só acompanhou o desenvolvimento e o acesso aos processos relativos à trajetória de afirmação de género, mas também evidenciou a existência de aspirações parentais nestes grupos. No contexto português, investigações em torno da parentalidade trans e/ou não-binária ainda são emergentes, no sentido que o presente estudo busca compreender os desejos, as intenções e expectativas parentais de pessoas trans e não binárias em Portugal. Com abordagem qualitativa e enquadramento teórico na Teoria do Curso da Vida, foram entrevistadas treze pessoas, nove autoidentificadas trans e quatro não-binárias, com idades entre os 20 e os 34 anos e orientação sexual diversa. A análise qualitativa da transcrição dos dados realizou-se através da Análise Temática Reflexiva. Verificou-se que a maioria das pessoas entrevistadas apresentaram desejo de tornar-se figuras parentais no futuro, enquanto três encontravam-se indecisas acerca de constituir família com crianças. A adoção e a Procriação Medicamente Assistida foram os métodos preferenciais para concretização da parentalidade em alternativa a possibilidade de reprodução biológica cis-heteronormativa tradicional. Estes assentaram na percepção de desafios e na antecipação do suporte social à parentalidade. As pessoas participantes revelaram conhecer as consequências dos procedimentos de afirmação de género sobre a fertilidade, relatando ainda experiências mistas no suporte informacional recebido acerca da PMA e da preservação da fertilidade, embora esta opção tenha sido considerada e alvo de reflexão por três indivíduos. Os resultados dessa investigação permitiram aprofundar o conhecimento acerca das intenções e das expectativas parentais de pessoas trans, bem como a interlocução das aspirações parentais com as trajetórias de afirmação, sugerindo recomendações para investigação futuras e contribuindo para o desenvolvimento de intervenções mais afirmativas para esta população.
- Prática continuada de teatro playback: a experiência dos playbackersPublication . Mendes, Ana Raquel Alves Agostinho Marques; Gonzalez, António José César de AlmeidaProblema: O Teatro Playback (TP) é um tipo de teatro improvisado com o objectivo de transformar histórias oferecidas pela audiência, em representações dramáticas que afirmem um sentido ontológico às mesmas. O TP tem sido utilizado em diversos contextos clínicos, e vários estudos destacam os seus benefícios tanto ao nível individual como grupal. Não se encontraram estudos que explorassem os impactos da prática continuada de TP nos profissionais de TP (i.e., playbackers) que actuem para audiências diversificadas. Objetivo: Avançar na compreensão acerca dos benefícios do TP, explorando a experiência subjectiva de praticantes de teatro playback com experiência prolongada e continuada em TP. Método: É utilizada uma metodologia qualitativa do tipo indutivo, de análise temática. Foram entrevistados face-a-face 8 profissionais de TP, 3 do sexo feminino e 5 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 26 e os 50 anos, com frequência de prática semanal, e tempo de prática entre os 3 e os 15 anos, através de entrevista semi-estruturada. Resultados: Foram levantados 1 tema abrangente - “a partilha, o corpo e a perceção” -, 4 temas - 1) Vínculos profundos – “um espaço sagrado”, 2) A panorâmica do improviso, 3) “Sentido e propósito” e 4) Empatia como um empréstimo expressivo -, e 13 subtemas: 1.1) Escuta Interna, 1.2) Amplificação da escuta, 1.3) Interiorização das regras e liberdade expressiva; 2.1.) Impactos emocionais, 2.2.) Padrões pessoais, 2.3) A importância do tangível; 3.1) Impactos pessoais e profissionais, 3.2.) Oportunidades, 3.3.) “Um estilo de vida”; 3.4.) Materialização de valores; 3.5.) Missão.
- A perceção dos alunos: Práticas de diferenciação pedagógica e clima inclusivo em sala de aulaPublication . Domingues, Anabela Vitória; Gaitas, SérgioNos últimos anos têm-se verificado nas salas de aula, um aumento na heterogeneidade dos alunos, pelo que, as diferentes estratégias de diferenciação pedagógica mobilizadas pelos professores podem contribuir para um melhor clima inclusivo e, por conseguinte, para uma escola de qualidade. Este estudo apresentou como principal objetivo o de compreender a perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica mobilizadas pelos professores e como estas podem proporcionar um clima inclusivo. Participaram 276 alunos, do 7º ao 12ºano, com idades compreendidas entre os 12 e os 22 anos de idade, que frequentam duas escolas privadas e uma pública da zona metropolitana de Lisboa. Estes participantes responderam a um questionário online constituído por dois instrumentos: um de avaliação da perceção dos alunos relativamente às práticas diferenciação pedagógica mobilizadas pelos professores e outro, elaborado especificamente para o presente estudo, de avaliação da perceção dos alunos em relação ao clima inclusivo. Os resultados sugerem que o fator clima social é a prática de diferenciação pedagógica mais percecionada pelos alunos; a inclusão social é o fator que na visão dos alunos mais contribui para o clima inclusivo em sala de aula. Sugerem, também, que há uma associação positiva entre clima social e o apoio do professor. Observou-se, ainda, que os alunos do ensino secundário, comparativamente aos alunos do 3ºciclo, percecionam mais frequentemente a promoção de técnicas de diferenciação pedagógica; já os estudantes do 3º ciclo percecionam mais frequentemente a promoção de técnicas de diferenciação que promovem o clima inclusivo em sala de aula. Deste modo, o presente estudo sugere a importância da implementação de estratégias de diferenciação pedagógica na consumação de um clima mais inclusivo na escola.
- Envelhecimento e música: O papel do treino musical na memória episódica e reserva cognitiva dos adultos mais velhosPublication . Lacmane, Minal Guitech; Nunes, Maria VâniaEnquadramento: A memória episódica é uma das funções cognitivas mais suscetíveis a um declínio precoce, no entanto alguns indivíduos preservam a função até uma idade mais tardia. A reserva cognitiva surgiu como um conceito para explicar as diferenças individuais que ajudam o indivíduo a manter o funcionamento cognitivo face a alterações cerebrais. Outro fator é o treino musical, que devido aos seus benefícios cognitivos pode servir como uma forma de preservar e melhorar a memória episódica nos adultos mais velhos. Objetivo: Este estudo visa investigar como os fatores do treino musical contribuem para um melhor desempenho da memória episódica numa idade tardia e avaliar a reserva cognitiva como um mecanismo protetor no envelhecimento cognitivo. Método: Sessenta adultos (com idades entre 45 e 77 anos) participaram neste estudo, divididos em dois grupos: músicos e não-músicos. Foram administradas provas da Escala de Memória de Weschler (Memória Lógica e Reprodução Visual) e o Cognitive Reserve Index questionnaire. Resultados: Os músicos superaram os não-músicos nas tarefas de memória visual, incluindo Reprodução Visual I e Reprodução Visual II (Evocação, Cópia e Discriminação). Fatores do treino musical como tocar múltiplos instrumentos, uma maior duração de aulas de música e um maior número de horas dedicadas à prática do instrumento demonstraram uma relação positiva com as tarefas de Reprodução Visual. O CRIq demonstrou uma boa validade concorrente, apoiando assim a sua pertinência na avaliação da reserva cognitiva. Os músicos demonstraram uma maior reserva relacionada com a experiência de trabalho do que os não-músicos.
- Risk factors of the Intestinal parasites Giardia spp. and Cryptosporidium spp. in marine mammalsPublication . Almeida, Sofia Isabel Martins; Grilo, MiguelA study of two intestinal parasites, Giardia spp. and Cryptosporidium spp., was done with several marine mammal species around the globe. To understand whether there are risk factors that increase the probability of contracting infection by these two parasites in these animals. Since these parasites have zoonotic characteristics, this information can later be used to prevent issues in the well-being and conservation of these species. In this study, a bibliographical review of all studies on Giardia spp. and Cryptosporidium spp. was carried out in all species of wild marine mammals that were described in the literature as well as information provided directly by authors who studied it. Therefore, 55 studies were reviewed, in which 55 species were collected and 4558 individuals studied. Of these individuals, 412 tested positive for Giardia spp. and 258 tested positive for Cryptosporidium spp.. Eight risk factors were considered, such as species, family, habitat, geographic distribution, the condition in which the animals were sampled, the year and season. When statistically analysing the results, it was concluded that although the two intestinal parasites have an association between them, each risk factor relates to each parasite in a different way.
- A relação entre a regulação emocional e a qualidade da amizade na adolescênciaPublication . Batista, Maria Inês Ascenso; Santos, António José Freitas dosA presente investigação tem como principal objetivo compreender a relação entre a regulação emocional e a qualidade da amizade em adolescentes do género feminino e masculino. A amostra é composta por 55 sujeitos com idades entre os 12 e os 15 anos, que se encontram a frequentar o 3º ciclo de um agrupamento de escolas do distrito de Setúbal. Relativamente aos instrumentos, utilizou-se o Friendship Quality Questionnaire (FQQ) para avaliar a qualidade da amizade e a perceção que os sujeitos têm de aspetos qualitativos das suas relações de amizade e o Emotion Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA) para avaliar a capacidade de regulação emocional recorrendo à utilização das estratégias supressão emocional e reavaliação cognitiva. Os resultados evidenciam que não há diferenças entre rapazes e raparigas no que refere à associação da regulação emocional com a qualidade da amizade. Verificou-se uma associação positiva entre a reavaliação cognitiva, e a resolução de conflitos, e uma associação negativa entre a supressão emocional, e respetivamente, a validação e cuidado, a ajuda e orientação assim como a partilha de intimidade, particularmente no caso das raparigas. A estratégia de supressão emocional tem um impacto significativo e negativo sobre a qualidade da amizade, independentemente dos níveis de reavaliação cognitiva, e no sexo feminino, este impacto é maior. Verificou-se, também, que a regulação emocional não tem impacto na dimensão conflito e traição, embora os níveis desta dimensão sejam mais elevados nas raparigas. Futuramente seria importante estudar as relações das presentes variáveis com o isolamento social e a qualidade de vinculação parental.