Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Narrativas de famílias migrantes do sul-asiático: uma perspetiva acerca da inclusão no contexto escolar de LisboaPublication . Oliveira, Tahise Badgdeve de; Moniz, Maria João VargasAtravés da variedade de ferramentas de coleta de dados, incluindo entrevistas, observação-participante, grupos focai e diário de campo, a presente dissertação pretendeu ouvir as narrativas de famílias migrantes em Portugal provenientes do sul-asiático sobre como sentem os processos de inclusão numa escola no centro de Lisboa. O envolvimento das famílias migrantes desempenha um papel fundamental na construção de uma educação intercultural e na colmatação das diversas problemáticas vividas por populações migrantes, principalmente aquelas recém-chegadas. Contudo, o presente trabalho também conclui que ambientes mais inclusivos e com práticas que visem estreitar o relacionamento entre escola-família/comunidade serve não apenas para populações migrantes, mas é central para todas as pessoas e famílias, pois acolhem a diversidade em si e estimulam o bem-estar e desenvolvimento da aprendizagem de crianças e jovens.
- Como os pais podem ajudar os filhos a lidar com o medo do escuroPublication . Caetano, Catarina Inácio Alves; Juhos, CsongorO medo de ir dormir à noite durante a infância é um tema muito frequente no dia-a-dia dos indivíduos, sendo algo que o torna pertinente e interessante de aprofundar. O presente estudo pretende sensibilizar os pais para a importância do mundo interno das crianças e da fantasia, assim como para a compreensão dos fatores associados a este fenómeno. A partir da teoria de Melanie Klein acerca das posições esquizo-paranóides e depressivas, e do impacto da transgeracionalidade parental, pretendemos entender o funcionamento e a dinâmica por detrás deste acontecimento considerado aterrador. O método utilizado nesta investigação foi qualitativo, assente em três estudos de caso, explorados com entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos foram de encontro à literatura, revelando evidências das ligações entre o medo do escuro, a própria infância dos cuidadores e o efeito das posições referidas.
- A vivência psicológica de uma mãe numa: maternidade na pandemia vs maternidade pós-pandemiaPublication . Nunes, Catarina Matos Martins; Juhos, CsongorA maternidade, para a mulher, está associada a diversas mudanças, que são visíveis em vários momentos da sua vida, não só a nível físico mas também a nível psicológico. Com o surgimento da pandemia e de todas a alterações que esta trouxe à rotina e à forma como as pessoas se relacionam, nomeadamente na maternidade, torna-se pertinente explorar as diferenças existentes entre duas gestações e posteriores pós-parto, no que diz respeito à solidão, à ansiedade e à depressão, de uma mesma mãe. Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo aprofundar conhecimentos relativamente à vivência psicológica de uma mulher que estava grávida quando surgiu a pandemia COVID-19, comparando com uma gravidez da mesma mãe já num período posterior à pandemia. Método: Para explorar o objetivo principal do estudo, foram realizadas um conjunto de 4 entrevistas a uma única participante, de seguida foram transcritas e analisadas de acordo com a análise temática. Resultados: Com os dados recolhidos é possível afirmar que existem diferenças nas vivências psicológicas da participante durante a gestação e o pós-parto da primeira e da segunda filha, mas que a pandemia não teve necessariamente uma influência negativa.