Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-29"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Três narrativas de mulheres ciganas. “E onde ficam as mulheres, na tradição?”Publication . Rosa, Maria João Figueiredo; Marques, Maria EmíliaO objetivo deste estudo é compreender a representação do feminino, para mulheres de etnia cigana. Utiliza-se o Método das Narrativas de Associação Livre (Hollway & Jefferson, 2000) para aceder ao sujeito e à sua subjetividade. Foram realizadas três entrevistas de três mulheres de etnia cigana, do mesmo agregado familiar. O nome fictício atribuído às participantes foram, Maria (53 anos), Joana (33 anos) e Marta (18 anos). A escolha destas participantes provém do propósito de observar o que acontece ao nível geracional. Quanto aos temas centrais das entrevistas, destacaram-se não só a representação do feminino e do masculino, mas também a identidade, o poder do grupo e o contexto público e privado. Conclui-se, como as três entrevistadas disseram nas suas narrativas, a “tradição está a mudar” e a transmissão psíquica diferente entre Maria, Joana e Marta, sendo a diferença bastante acentuada de Maria para Marta. Destacou-se que, a função feminina é a de regular a sexualidade das filhas e toda a esfera privada, como cuidar da família e da casa, enquanto a função masculina é a de regular as leis na esfera pública. A função masculina vai sendo desprovida de poder, geracionalmente. Ao nível identitário, relevou-se uma ambivalência identitária étnica sobre a pertença ou não pertença. Destacaram-se valores como a fidelidade e seriedade. O casamento (endogâmico) surge como um marco importante na vida das mulheres ciganas. Por fim, o grupo detém o poder de regular, mas este poder, vai sendo atenuado.
- Barreiras e facilitadores à utilização da plataforma digital LEAVES: Um estudo qualitativo com profissionais de saúde e utilizadoresPublication . Araújo, Raquel Alexandra dos Reis Pereira; Marques, Marta MoreiraIntrodução: O luto pode ser visto como sendo uma dor ou um sentimento de pesar pela morte de outra pessoa, acompanhado por, entre outros, uma angústia e tristeza profundas. No caso da população mais idosa, a perda do/a cônjuge, vem acompanhada de um forte impacto na sua vida. O presente estudo teve como objetivo principal avaliar as barreiras e os facilitadores à utilização de uma ferramenta digital para apoio ao luto (LEAVES), junto de utilizadores e profissionais de saúde, com base no modelo explicativo do comportamento COM-B. Foi ainda objetivo do estudo, apurar junto dos Profissionais de Saúde se estes recomendariam a utilização do LEAVES. Método: Foi utilizada uma metodologia qualitativa, através de entrevistas e com recurso à análise temática reflexiva. Utilizou-se um guião de entrevista semiestruturado com recurso a categorias do modelo COM-B (Capacidade, Oportunidade e Motivação). A amostra consistiu em 13 participantes no total, sendo 7 Utilizadores e 6 Profissionais de Saúde. Desta forma, foram realizados dois tipos de entrevistas, em modo online, com recurso à plataforma ZOOM, tendo por base dois guiões diferentes. Resultados: No geral, verificou-se que, a maioria dos participantes, quer Utilizadores, quer Profissionais de Saúde, relataram mais barreiras associadas à Plataforma Digital LEAVES, em comparação com os facilitadores encontrados. As principais barreiras inseriram-se na componente da Motivação explicada pelo modelo COM-B, por exemplo: Extensa, Demasiada Informação, Literacia Digital, etc. Discussão: O presente estudo tem impacto na forma como se perceciona a intervenção digital em saúde no processo de luto dos idosos.
- Um olhar sobre o envelhecimento: o impacto da espiritualidade e do sentido de vida sobre o bem-estar psicológicoPublication . Francisco, Isabel Alexandra Furtado; von Humboldt, SofiaO envelhecimento populacional é um desafio emergente dado existir uma tendência de crescimento da população idosa. Neste âmbito, a espiritualidade e o sentido de vida parecem ser indicadores do bem-estar psicológico da referida população. Contudo, pouco se sabe sobre a contribuição destes para o bem-estar psicológico da população idosa portuguesa. Assim, o presente estudo teve como objetivos: 1) Desenvolver e validar uma escala de espiritualidade para a população idosa portuguesa; 2) Averiguar se a espiritualidade e o sentido de vida são preditores significativos do bem-estar psicológico; 3) Averiguar quais as variáveis sociodemográficas que poderão ser preditores significativos do bem-estar psicológico. A amostra foi constituída por 393 participantes, com idades compreendidas entre os 65-94 anos, que não apresentassem demências. A escala do Bem-estar Psicológico (EBEP), o Mini Mental State Examination (MMSE), a Positive Affect and Negative Affect Schedule (PANAS), a Escala da Espiritualidade, o questionário sociodemográfico e as questões acerca do sentido de vida foram aplicados. Os resultados permitiram validar a estrutura bifatorial da escala da espiritualidade, sugerindo que é uma medida válida e confiável para avaliar a espiritualidade de população idosa portuguesa. Além disso, averiguou-se que a espiritualidade, as variáveis sociodemográficas nível de contacto das relações interpessoais de amizade, existência de irmãos, ser agnóstico, ser crente e nível socioeconómico, e o sentido de vida são preditores significativos do bem-estar psicológico. As descobertas do presente estudo permitem elucidar acerca importância da espiritualidade, das variáveis sociodemográficas e do sentido de vida para o bem-estar psicológico de população idosa portuguesa e fornecer um instrumento para medição da espiritualidade da referida população.
- Caraterização das crenças e comportamentos dos agentes policiais em relação a vítimas de tentativa ou violação consumadaPublication . Vieira, Felícia Andrade; Almeida, Telma Sofia de SousaA violação é um dos crimes que mais assombra as mulheres. Não só pelo crime em si, mas por todo o processo que se segue na justiça. A vergonha e a culpa perseguem as vítimas, por isso, a maneira como são tratadas pelo sistema que, supostamente, deve protegê-las, é muito importante. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo principal explorar o tipo de crenças e comportamentos que os órgãos de polícia criminal têm para com vítimas de tentativa ou violação consumada no âmbito das suas funções. Assim, participaram neste estudo elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR). Para a recolha de dados foi pedido aos participantes que respondessem a um questionário composto por questões sociodemográficas, a Escala de Crenças sobre a Violência Sexual e um conjunto de sete questões de resposta aberta. Os resultados evidenciaram que os órgãos de polícia criminal têm níveis baixos de legitimação das crenças sobre a violência sexual e que, existem diferenças estatisticamente significativas entre a GNR e a PSP em relação a estas crenças. Verificou-se, ainda, que os órgãos de polícia criminal não têm um comportamento descuidado para com vítimas com determinadas caraterísticas.
- A influência da prática deliberada em psicoterapiaPublication . Gago, Débora Vidigal de Barros; Pires, António Augusto PazoObjetivo: Realizar um levantamento de evidência empírica realizada acerca da prática deliberada em psicoterapia para compreender o conceito, a eficácia e as características da prática deliberada. Método: Efetuou-se a pesquisa na EBSCOhost e no Google Académico, tendo sido selecionadas: PsycINFO, PsycArticles, PsycBooks, Psychology and Behavioral Sciences Collection, PEP Archive, Academic Search Complete, Library, Information Science and Technology Abstracts e a eBook Collection (EBSCOhost). Através das palavras-chave deliberate practice and psychotherapy or therapy or counseling or intervention or treatment, tendo-se obtido 20 resultados. Resultados: Existe uma escassez de evidência empírica acerca do impacto e da eficácia da prática deliberada na psicoterapia, apesar de existirem bastantes estudos noutras áreas, como no desporto, no xadrez ou na música. Contrariamente aos modelos já existentes, como participar em workshops ou visualizar vídeos de sessões de psicoterapia, a prática deliberada foi proposta como uma abordagem de treino alternativa, possibilitando ao campo da psicoterapia um meio de compreender os fatores envolvidos na obtenção de uma maior especialização. A prática deliberada não facilita apenas a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades, como também é crucial para a sua manutenção, como se tem verificado em vários domínios, como a música, xadrez e atletismo.
