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- Análise aplicada do comportamento como estratégia interventiva no desenvolvimento, aprendizagem e inclusão no jardim de infância : Um estudo de casoPublication . Bonifácio, Islânia Natanielly Mendes; Gaitas, SérgioO presente estudo pretende investigar se uma intervenção fundamentada em estratégias da Análise Aplicada do Comportamento (AAC) propicia a inclusão de crianças com autismo no jardim de infância. Recorreu-se a um estudo de caso com base num indivíduo que frequenta a Educação Pré-escolar. O estudo decorreu em dois momentos distintos: 1) Entrevistas (Educadora e Mãe); e 2) observação do aluno, em sala de aula. Espera-se, com esta investigação, demonstrar como a AAC pode contribuir para a inclusão escolar de crianças diagnosticadas com autismo.
- Crenças de advogados/as face à criminalidade femininaPublication . Briosa, Inês Correia; Rodrigues, Andreia Luísa Gonçalves Teixeira CastroAs atitudes dos/as advogados/as desempenham um papel fulcral na defesa das mulheres ofensoras. O presente estudo tem como principal objetivo analisar as atitudes dos/as advogados/as face à criminalidade feminina, averiguando também se existem diferenças entre o sexo, a idade e os anos de experiência profissional dos/as participantes. Para tal, foi administrado o Questionário Atitudes sobre o Crime Feminino – ACF, de Caridade e Nunes (2013), o qual tem como objetivo analisar as atitudes sobre o crime praticado no feminino numa amostra constituída por 92 participantes, com idades compreendidas entre os 23 e os 71 anos, sendo que 35 participantes eram do sexo masculino e 57 do sexo feminino. Os resultados demonstraram que as atitudes dos/as advogados/as foram tendencialmente discordantes com ideias relacionadas com o estado mental no momento do crime, com a vitimação da ofensora, tipologia, gravidade e violência dos crimes, reincidência criminal, consumo de substâncias e o papel da mulher ofensora na justiça, no entanto, os/as participantes demonstraram deter atitudes neutras em questões relacionadas com a atuação das forças de segurança e crimes sexuais. Foram encontradas diferenças nas atitudes dos/as advogados/as face à criminalidade feminina relativamente à variável sociodemográfica sexo, assim como correlações estatisticamente significativas entre a idade e os anos de experiência profissional. Estes resultados evidenciaram a importância do papel de um/a advogado/a ao longo do processo judicial, nomeadamente nas crenças que detêm enquanto defensores/as, assim como a insuficiência de conhecimento científico sobre um tema tão importante e emergente como a criminalidade feminina.
- Impacto do programa de estimulação cognitiva "PAPI - Programa de Apoio Psicológico no Idoso" em idosos institucionalizadosPublication . Antunes, Beatriz Pires; Lemos, RaquelO presente estudo tem como foco avaliar os benefícios do programa de estimulação cognitiva “PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso” em idosos institucionalizados. Este programa demonstrou efeitos positivos no funcionamento cognitivo e nos sintomas depressivos. O presente estudo visa avaliar a eficácia do programa em causa nas queixas subjetivas de memória, nas capacidades cognitivas, nos sintomas depressivos, na qualidade de vida e na capacidade funcional. O programa é constituído por 10 sessões relacionadas com diferentes áreas da cognição (e.g., atenção, linguagem, aprendizagem e memória). Trata-se de um estudo quase-experimental, com recurso a pré e pós-teste, constituído por 23 participantes de três lares, com uma média de idades de 82,39 anos. Embora não se tenham verificado diferenças estatisticamente significativas em relação às queixas subjetivas de memória, às capacidades cognitivas, aos sintomas depressivos e à qualidade de vida, os participantes demonstraram melhores resultados após o programa. Por outro lado, a capacidade funcional sofreu um decréscimo significativo. Estes resultados apontam para os benefícios do PAPI em contexto institucional, mas também para as consequências deste contexto nos idosos. Abordamse, ainda, algumas limitações, implicações teóricas e práticas e sugestões de investigação futura.
- Percecão do agente de autoridade (1º linha) sobre o atendimento à vítima de violência domésticaPublication . Brecha, Diana Correia; Almeida, Telma Sofia de SousaA presente dissertação é parte de um estudo empírico através do qual se pretendeu compreender, a partir da perspetiva de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), como é que a vítima de Violência Doméstica é recebida, acompanhada e orientada quando pede auxílio à PSP. Nesta investigação participaram 4 Agentes da PSP, todos de postos diferentes e com tempo de serviço diferentes. Os participantes são maioritariamente do sexo masculino e com idades compreendidas entre os 27 e os 57 anos. Para a concretização do presente estudo foi utilizada a metodologia de investigação de natureza qualitativa, a Grounded Theory, cujos pressupostos guiaram o processo de recolha, análise e tratamento dos dados recolhidos. Relativamente à recolha de dados utilizou-se o método da Entrevista Qualitativa, que teve, por base, um guião de entrevista semiestruturada, construído no âmbito da presente investigação, em que constam os temas gerais e os tópicos específicos a abordar. Da investigação resultaram 5 grandes grupos que correspondem: Caraterísticas dos Agentes Para Trabalhar em Violência Domestica Segundo os Especialistas, Vitimas e Pares; Estereótipos, Crenças, Mitos e Fantasias; Avaliação da Gravidade da Situação Encontrada pelo Agente; Limitações ao Desempenho da Função; Os Média. Por fim, procedemos à discussão de resultados obtidos, refletindo sobre as suas possíveis implicações para a prática e sugerindo linhas de investigação futura.
- As perspetivas dos professores sobre a violência no namoro e as ações de prevenção em contexto escolarPublication . Roque, Marta Próspero da Silva de Lagos; Morgado, JoséEste estudo centra-se na compreensão, em contexto escolar, das perspetivas dos professores sobre a violência no namoro, as ações de prevenção existentes e as que ainda podem vir a ser realizadas. Neste sentido a revisão da literatura teve como objetivo fundamentar os conceitos relacionados com o tema em estudo e a intervenção da comunidade escolar na prevenção deste tipo de violência. Deste modo, o estudo seguiu uma metodologia qualitativa. Foram realizadas três entrevistas de focus group, cada uma constituída por professores que lecionavam na mesma escola, com um número entre seis a quatro participantes cada. As entrevistas foram recolhidas nos dias 1 e 2 de julho de 2021, em escolas do Sul de Portugal. Os instrumentos de recolha de dados passaram, primeiramente, pela aplicação de um questionário sociodemográficos e, de seguida, por uma entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo, foi utilizado uma categorização em forma de tabela das entrevistas que se realizaram aos professores. A análise de resultados permite concluir que os professores detêm algumas bases e conceitos desta temática, contudo posso considerar que é escasso o seu conhecimento sobre este tema, havendo ainda muito trabalho a desenvolver junto deles. Pretender-se-ia que os professores e a comunidade escolar tivessem a capacidade de identificar casos de violência no namoro assim como ter formação adequada e ser capazes de implementar programas de intervenção e prevenção.
- Será a face de um suspeito inesquecível. O reconhecimento facial na identificação de suspeitosPublication . Rodrigues, Guida da Silva; Lemos, RaquelProblema: O reconhecimento de faces é uma competência cognitiva fundamental, única e essencial para desenvolvimento e comportamento socio-afetivo. No contexto da testemunha ocular, o reconhecimento de faces é importante e integra diversos processos, sendo que entre as abordagens que permitem extrair dados e detalhes da testemunha sobre a face do suspeito, os lineups constituem-se como os melhores processos de identificação. No entanto, a literatura em Portugal é escassa sobre a relação entre o reconhecimento de faces e o processo de identificação lineup. Objetivo: Estudar a associação da memória de reconhecimento facial com uma tarefa similar ao método lineup e analisar o contributo de outras variáveis nesta relação. Método: Foi aplicado a 50 participantes a tarefa de identificação de suspeitos, similar aos lineups, e a prova Cambridge Face Memory Test (CFMT), que avalia o reconhecimento de faces, através de 3 fases: fase de introdução de faces, a fase introdução de novas faces e a fase introdução de novas faces com ruído. Resultados: Nas diversas análises realizadas é constatado que existem apenas associações significativas entre o sexo e a tarefa de Introdução de novas faces do CFMT. Discussão: Estes resultados não corroboram com a hipótese em estudo, no entanto, existem várias ressalvas quanto às conclusões obtidas, tendo por base as limitações da amostra, como a sua dimensão ou faixa etária, mas também erros na formação da tarefa de identificação de suspeitos.