Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As perspetivas dos professores sobre a violência no namoro e as ações de prevenção em contexto escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
24904.pdf1.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo centra-se na compreensão, em contexto escolar, das perspetivas dos professores sobre a violência no namoro, as ações de prevenção existentes e as que ainda podem vir a ser realizadas. Neste sentido a revisão da literatura teve como objetivo fundamentar os conceitos relacionados com o tema em estudo e a intervenção da comunidade escolar na prevenção deste tipo de violência. Deste modo, o estudo seguiu uma metodologia qualitativa. Foram realizadas três entrevistas de focus group, cada uma constituída por professores que lecionavam na mesma escola, com um número entre seis a quatro participantes cada. As entrevistas foram recolhidas nos dias 1 e 2 de julho de 2021, em escolas do Sul de Portugal. Os instrumentos de recolha de dados passaram, primeiramente, pela aplicação de um questionário sociodemográficos e, de seguida, por uma entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo, foi utilizado uma categorização em forma de tabela das entrevistas que se realizaram aos professores. A análise de resultados permite concluir que os professores detêm algumas bases e conceitos desta temática, contudo posso considerar que é escasso o seu conhecimento sobre este tema, havendo ainda muito trabalho a desenvolver junto deles. Pretender-se-ia que os professores e a comunidade escolar tivessem a capacidade de identificar casos de violência no namoro assim como ter formação adequada e ser capazes de implementar programas de intervenção e prevenção.
This study focuses on the comprehension, in school context, of the teacher’s perspectives about violence in the relationship, existent prevention actions and other prevention actions that, can be possible to apply. This way, the literature revision had as an objective justify the related concepts of the matter in study, and the intervention of the school community on the prevention of this type of violence. This way, the study followed a qualitative methodology. Were performed three focus group interviews, each one constituted by teachers that lectured in the same school, each with a number between six to four participants. The interviews were collected on the 1st and 2nd of July 2021, in schools of south of Portugal. The data collection instruments first went through an application of sociodemographic questionnaires, followed of a semi-structured interview. The collected data has been subject of content analysis, and a categorization in the form of a table of the interviews conducted with teachers. The result analysis allows to conclude that professors have some bases and concepts about this thematic, although it can be considered scarce their knowledge about this subject, and there still is a lot of work to be developed along them. The intention was that teachers and school community had the capacity of identifying relationship violence cases, proper training and be able to implement intervention and prevention programs

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.

Keywords

Violência no namoro Professores Prevenção para a violência no namoro Relationship violence Teachers Relationship violence prevention

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue