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- A nova plataforma PubMed: análise dos peritosPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Roque, LicínioIntrodução: A PubMed é a plataforma científica da área biomédica mais utilizada pelos profissionais de saúde em todo o mundo para realizar pesquisas de informação, validação de diagnósticos, procura da evidência científica e para efeitos académicos. Objetivo: Analisar a nova plataforma PubMed a partir do contributo de cinco peritos, contrastando experiências e averiguando como a visualizam face à sua prática profissional. Métodos: Metodologia qualitativa, com uma entrevista semiestruturada sobre as perceções de cinco peritos, representativos de um conjunto de utilizadores (bibliotecário, investigador, professor do ensino superior, médico e gestor editorial). Resultados: Constata-se que se perdeu a oportunidade de renovar de forma efetiva e válida a PubMed. Os perfis do investigador, do médico e do gestor editorial consideraram que a nova plataforma só é nova no visual, nada trazendo de novo para as suas práticas profissionais. Professor e bibliotecário, recorrendo à sua experiência pedagógica, consideraram-na um sinónimo de mudança de paradigma, assente na agilidade e na interoperabilidade de processos, mais amigável para os utilizadores, possibilitando a proximidade desta ferramenta ao cidadão comum. Conclusão: Diferentes utilizadores, com diferentes experiências, têm uma visão própria da PubMed. Os peritos esperavam também mais da nova plataforma, mais qualidade e mais maturidade tecnológica.
- It takes a village: práticas parentais, suporte socialPublication . Esperanço, Tatiana Domingues; Veríssimo, ManuelaAs práticas parentais são um conceito determinante para o desenvolvimento do ser humano, que nasce absolutamente dependente do meio e das pessoas que o rodeiam. Existem vários fatores que têm impacto nas práticas parentais, tanto do foro intrapessoal dos próprios pais, como do foro extrafamiliar e contextual. Deste modo, surge um conceito relevante para as práticas parentais que apresenta ainda alguma escassez de investigação no âmbito do desenvolvimento infantil: o suporte social percebido. Com um contexto mundial pandémico pela COVID-19, que obriga ao isolamento, distanciamento social e quarentena, a investigação sobre estes dois conceitos torna-se ainda mais relevante e levanta-se a questão da eventual relação que a pandemia terá para com os mesmos. Este estudo tem como objetivos avaliar a relação entre as práticas parentais e o suporte social percebido e avaliar a relação das dificuldades experienciadas no primeiro confinamento por COVID-19 com as práticas parentais, bem como com o suporte social percebido. A amostra foi constituída por 151 mães de crianças entre os 3 e os 7 anos. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de dados sociodemográficos, o Modified Child Rearing Practices Report Questionnaire (CRPR-Q), o Personal Resource Questionnaire – Parte 2 (PRQ-Parte 2), o The Coronavirus Health Impact Survey Parent/Caregiver Short Form e o The Coronavirus Health Impact Survey Adult Short Form. Os resultados revelaram que as práticas parentais apresentam uma relação com o suporte social percebido, mas apenas na dimensão «afetuosidade». Relativamente à experiência inerente à pandemia COVID-19 no primeiro confinamento, verificam-se relações significativas tanto com as práticas parentais, como com o suporte social percebido. Deste modo, observamse resultados pertinentes no âmbito das práticas parentais, levantando-se fatores que se encontram relacionados com as mesmas, tal como o suporte social percebido e a vivência pandémica que, ao influenciarem as práticas parentais, influenciam também o desenvolvimento infantil. Devido à escassez de estudos acerca destes conceitos em Portugal, é importante a replicação do presente estudo com amostras mais heterogéneas e de maiores dimensões.
- The psychotherapist´s persuasiveness in anxiety disorders: scale development and relation to the working alliancePublication . Afonseca, Margarida Nunes dos Santos de; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deA persuasão do psicoterapeuta é proposta como um determinante dos resultados da psicoterapia, que promove as expectativas, autoeficácia e envolvimento do cliente, e ajuda a estabelecer a aliança terapêutica. No entanto, permanece uma das capacidades interpessoais do psicoterapeuta menos investigada, sem uma escala validada. Objectivos: O presente estudo observacional e correlacional desenvolveu uma escala de avaliação da persuasão do psicoterapeuta e examinou a relação entre a persuasão do psicoterapeuta e a aliança terapêutica. Método: Com base numa revisão da literatura sobre a persuasão do psicoterapeuta, a Therapist’s Persuasiveness Rating Scale (TPRS) foi desenvolvida. Dezessete gravações de sessões de psicoterapia foram utilizadas na validação da escala mediante análise fatorial exploratória e confirmatória, e avaliação da validade, confiabilidade e sensibilidade. Catorze gravações de sessões de psicoterapia com clientes com ansiedade foram cotadas com a TPRS e o Working Alliance Inventory-Observer Version-Short Form (WAI-O-S) para examinar a relação das variáveis. Resultados: Do processo de validação resultou uma escala com 4 subescalas e 10 itens. Exceptuando a validade discriminante, que se revelou inadequada, a TPRS mostrou-se uma escala válida, confiável e sensível da persuasão do psicoterapeuta. Apesar da correlação não significativa encontrada na correlação de Spearman, o modelo de regressão linear sugere que a persuasão do psicoterapeuta explica 65.1% da aliança terapêutica no início da sessão Conclusão: A TPRS revelou boas qualidades psicométricas, sendo uma escala promissora para avançar o estudo da persuasão do psicoterapeuta. Existe uma sugestão do efeito da persuasão do psicoterapeuta na aliança terapêutica, mas o resultado não detectou significância estatística.
- Avaliação de crianças com necessidades educativas especiais na promoção da educação inclusivaPublication . Almeida, Maria de Guadalupe Comparada; Morgado, JoséA avaliação é fundamental para a promoção da educação inclusiva, sendo fulcral para determinar as competências, conhecimentos e capacidades dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), fornecendo ao professor o conhecimento das reais dificuldades dos seus alunos, subsidiando o apoio, recursos e suporte adequado ao desenvolvimento das suas competências e aprendizagens. Este processo requer uma análise pormenorizada e uma reflexão meticulosa sobre os conhecimentos dos alunos nos diferentes domínios da sua aprendizagem e áreas de desenvolvimento. O processo de avaliação especializada é realizado de forma faseada por professores de ensino regular, de educação especial, psicólogos e sempre que necessário recorrem a outros técnicos especializados como terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, médicos, entre outros. Com este estudo pretendemos contribuir para o desenvolvimento e melhoria de boas práticas na avaliação especializada de alunos com NEE, na promoção da educação inclusiva, podendo constituir-se como um contributo para a valorização e reconhecimentos das práticas educativas dos docentes e outros técnicos que desenvolvam o seu trabalho com alunos com NEE. O trabalho empírico utilizou como metodologia o Estudo de Caso Múltiplo em três agrupamentos de escolas de diferentes municípios do país. Os resultados indicam que deve ser dada maior atenção à formação de professores na área da avaliação especializada. Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de se desenvolverem instrumentos, metodologias e estratégias de avaliação específicas e fiáveis, que suportem os professores na avaliação especializada de acordo com os objetivos pedagógicos preconizados, por forma a garantir uma avaliação inclusiva para o sucesso e promoção da educação inclusiva. O processo de avaliação para documentar a necessidade educativa especial não é padronizado, esta decisão é tomada pela equipa multidisciplinar de cada agrupamento de escolas. Este fator pode contribuir para que hajam alguns desafios e limitações para a determinação de apoio em educação especial, isto porque existe subjetividade no processo de referenciação e critérios inconsistentes. Para que a avaliação do aluno seja fidedigna, este deverá ser valorado, de forma contínua, tudo o que o aluno faz no seu dia-a-dia em contexto educativo. Este tipo de procedimentos vai permitir a recolha de dados de forma permanente sobre os pontos fortes e fracos do aluno, para que os objetivos da aprendizagem possam ser alcançados. Para tal só uma avaliação especializada, apropriada e direcionada para a diversidade e inclusão, centrada não só em resultados normativos, mas no processo, no desempenho e contextualizada, possibilita a cada aluno a participação efetiva na escola e consequentemente na sociedade, permitindo a sua progressão de acordo com o seu ritmo, facultando assim as condições de suporte e aprendizagem mais adequadas ao sucesso educativo.
- Parental burnout : Perceived changes during the lockdown, focus on gender and emotional regulationPublication . Cordon, Pauline Béatrice Marie Boutry; Gonzalez, António José César de Almeidafamilies when dealing with such external stressors as a lockdown. Thus, this study focuses on the role of gender and emotion regulation strategies on the experience of parental burnout during the first COVID-19 lockdown in Portugal. Data were collected following a quantitative design with a sample of 496 parents (415 mothers; 81 fathers). The results show that parents have perceived medium-low levels of parental burnout when comparing with the pre-pandemic period, with marginally significant differences according to gender during the lockdown (mothers show higher contrast than fathers). In terms of emotion regulation strategies, individuals using a low level of reappraisal showed higher levels of parental burnout; while for suppression there were no differences between higher and lower usage of this strategy. In a context of significant shifts in almost all aspects of everyday life, managing emotional resources was a challenge especially for parents; despite parents have not perceived heightened values of parental burnout, reappraisal may act as a useful strategy to reduce and prevent from this symptom.
- O impacto de um treino de prática deliberada na melhoria de intervenções empáticas para estudantes de psicologia clínicaPublication . Tomás, Margarida Maria Silva; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deA prática deliberada (PD) tem sido apresentada como resposta para a melhoria da performance dos terapeutas e, consequentemente, para uma melhor qualidade dos serviços de saúde mental. No entanto, a sua aplicação na psicoterapia é recente, verificando-se uma escassez de evidência científica sobre o seu impacto na área, o que se acentua no caso dos estudantes de psicologia. Objetivos: O presente estudo pretendeu analisar o impacto de um treino PD na qualidade das intervenções empáticas de estudantes de psicologia clínica, comparativamente a um treino tradicional. Método: Foi realizado um estudo quantitativo no qual os participantes (N = 42) foram aleatoriamente distribuídos entre um grupo PD e um grupo de treino tradicional. Durante um período de 4 semanas, os participantes frequentaram 3 sessões de treino semanais, e submeteram respostas empáticas a dois vídeos semanais na plataforma Theravue em quatro momentos de avaliação diferentes. Resultados: Os participantes no grupo PD demonstraram uma melhoria significativa na qualidade das intervenções empáticas, comparativamente à condição de treino tradicional. Especificamente dentro do grupo PD, não se verificaram diferenças significativas nas competências empáticas ao longo dos quatro momentos de avaliação. Demais, na condição de treino tradicional, houve uma melhoria inicial na qualidade das intervenções empáticas, que mais tarde culminou num declínio significativo. Conclusão: Os resultados do presente estudo são consistentes com a escassa literatura existente sobre a aplicação da PD em estudantes de psicologia, reforçando o impacto positivo que este método de treino pode ter no desenvolvimento de competências clínicas essenciais nesta população
- Música e emoção: Os efeitos da música nos afetosPublication . Lourenço, Joana Raquel Lopes; Neto, David DiasVárias investigações apontam para a relação entre as preferências musicais e os afetos (e.g., Miranda & Claes, 2007; Bonneville-Roussy et al., 2013). O presente estudo procurou analisar se a regulação emocional medeia essa relação. A amostra é constituída por 301 participantes: 215 do sexo feminino (71,4%) e 86 do sexo masculino (28,6%), com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, com uma média de 23.77 (DP=3,47). Os participantes responderam a três questionários de auto-relato: Short Test Of Music Preference (STOMP-R) (Rentfrow & Gosling, 2009), Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) (Watson et. al, 1988) e Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS) (Gratz & Roemer, 2004). Como esperado, foram encontradas relações estatisticamente moderadas e significativas entre o nível de afeto e a preferência musical. No entanto, ao contrário do espectável, não se comprovou a existência de um efeito de mediação da regulação emocional nesta relação. Posto isto, a regulação emocional parece não contribuir para um efeito mediador no modelo proposto. Assim, o presente trabalho permitiu confirmar que níveis elevados de afeto positivo se relacionam particularmente com uma maior preferência por música Reflexiva e Complexa e, de um modo geral, que os afetos se encontram associados às preferências musicais.
- Donders sleep and memory lab. efficacy of virtual reality training sessions in enhancing self-reported lucidity: as measured by the dream lucidity questionnairePublication . Cunha, Olga Oliveira; Dresler, MartinLucid dreaming is the phenomenon where one becomes aware that one is dreaming, and this occurs during ongoing sleep (Baird et al. 2019). Spontaneous lucidity is quite rare but can be increased through cognitive training techniques (Schadow et al., 2018) or, as seen in previous studies, video game play has also been suggested to increase lucidity in dreams (Gackenbach, 2006). Therefore, the present study explores the effects that exposure to virtual reality environments have on self-reported lucidity scores, as measure by the Dream Lucidity Questionnaire. In total, 39 participants were equally randomized and distributed by three groups, that ranged from full training to no training whatsoever: Virtual Reality, Active Control and, Passive Control. It was found that participants in the Virtual Reality condition had significantly increased their scores in comparison with the Passive Control Condition (p=0.003). This study comes to strengthen the hypothesis that VR tech might be a useful tool in lucid dream research or simply to whomever wishes to develop this “skill”.
- Mental health and sexual stigma on LGB senior: A systematic scoping reviewPublication . Ribeiro-Gonçalves, José Alberto; Jesus, Joana Correia; Costa, Pedro; Leal, Isabel
- Atratividade 1 - Competência 0: A influência da atratividade facial em processos de seleção de pessoalPublication . Alves, Francisca Daniela; Garcia-Marques, TeresaPesquisas anteriores demonstraram que a aparência física tem um forte efeito nas decisões de contratação. Nesta dissertação, aborda-se como é que a atratividade facial influencia a avaliação pré-seletiva de um candidato a quatro campos ocupacionais distintos, dois em que a beleza foi avaliada como constituindo um fator relevante (maior interação com o público) e dois em que foi avaliada como não constituindo um fator relevante (menor interação com o público). Adicionalmente, aborda-se o possível papel moderador da variável autopercepção de beleza do avaliador. Participaram no estudo um total de 131 alunos inscritos nos últimos anos de cursos que, futuramente, poderão vir a exercer funções na área de Gestão de Recursos Humanos. Foilhes solicitado que julgassem a adequação ao emprego de quatro candidatos (atraentes vs. não atraentes) igualmente qualificados, com base em currículos fictícios. Após essa avaliação, os participantes reportaram a sua autopercepção de beleza. No geral, os resultados indicaram que o nível de atratividade das fotografias afetou significativamente a avaliação da adequação ao emprego. Candidatos atraentes obtiverem avaliações de adequação ao emprego maiores do que candidatos menos atraentes. O efeito foi moderado pelo campo operacional e, como esperado, foi maior nas profissões para as quais a beleza constitui um fator relevante do que nas profissões para as quais não constitui. A variável autopercepção de beleza moderou o efeito principal da atratividade na avaliação da adequação ao emprego. Os resultados são discutidos dentro de uma literatura que prevê este tipo de enviesamento e das suas implicações para o mundo do trabalho.