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- Benefícios da interação das famílias com o jardim de infânciaPublication . Caracol, Marta Filipa Marçal; Mata, LourdesEste relatório tem como objetivo principal perceber a importância e a influência que a família tem no desenvolvimento da criança para que cresça de forma harmoniosa e equilibrada. O objetivo era encontrar a melhor forma de se conseguir uma maior aproximação com as famílias, ainda que seja em tempos de pandemia. Também se procurou perceber como numa situação diferente daquela que estava a ser vivida antes da pandemia, as famílias conseguem manter o contacto com a escola, sem perder a comunicação, cooperação e envolvimento por parte da escola. Ao longo do relatório para além da importância que o envolvimento da família tem, também a escola é referida como pedra basilar da formação da criança, podendo-se afirmar que só com estes dois polos ativos pode haver evolução na criança em jardim de infância. Como base para a elaboração do presente relatório, foi tido em linha de conta o processo vivido no estágio na valência em pré-escolar e, o que foi observado na sala dos 5 anos bem como a pesquisa bibliográfica. A informação foi recolhida através de uma entrevista à educadora da sala de estágio, à coordenadora/diretora do jardim de infância e a dois pais da sala de estágio. Para além disso recorreu-se a registos de observação e recolha documental de modo a conseguir uma visão mais ampla sobre este tema. O facto de estarmos a viver uma pandemia sem precedentes, transformou a relação tradicional família-escola, numa relação de cooperação ativa privilegiando a descoberta de novas formas de comunicação e participação.
- Ser e sentir através da dança : Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infânciaPublication . Cordeiro, Cátia Sofia MartinsO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) decorreu num estabelecimento privado, numa sala de quatro anos do jardim-de-infância, composta por treze crianças. Esta investigação surge do meu interesse e contacto próximo pela dança, sendo esta pouco explorada hoje em dia. Desta forma, interessou-me compreender, através da implementação de um projeto, como as crianças percecionam e avaliam a(s) proposta(s) educativa(s) apresentadas, que estratégias contribuem para o desenvolvimento do sentido rítmico e de relação do corpo com o espaço e com os outros, e por fim, de que forma a educadora de infância e a professora de música/ dramática exploram a dança com as crianças. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, em que os instrumentos de recolha de dados são a observação participante, a entrevista, o questionário e registos fotográficos. A análise dos resultados prende-se a dar resposta aos objetivos já referidos, com a intenção de conferir o tempo e importância que é dada a esta abordagem por parte das profissionais de educação, as estratégias adequadas a explorar na dança e também que impacto tem a dança no dia-a-dia das crianças. A realização desta investigação permitiume concluir que a dança é uma mais-valia no dia-a-dia das crianças, sendo vista como uma forma de bem-estar e um estado de felicidade, contudo, é urgente consciencializar a comunidade escolar sobre os contributos que a mesma pode oferecer, entendendo que esta interfere fortemente no desenvolvimento integral da criança.
- Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolarPublication . Luz, Caetana Zulueta; Pereira, MónicaO presente relatório foi desenvolvido a partir da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu numa instituição privada na área da Grande Lisboa. A prática de estágio decorreu numa sala de jardim de infância com um grupo de crianças de quatro anos de idade. Este relatório tem como objetivos compreender de modo mais profundo como a metodologia de trabalho de projeto proporciona a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para isso, e tratando-se de uma investigação qualitativa, foram recolhidos os dados necessárias para posterior análise e reflexão, através da revisão de literatura acerca da temática em questão, de observações (participantes e não participantes) realizadas ao longo da prática supervisionada e de entrevistas semiestruturadas a diferentes participantes. Acreditando na educação como um processo único e individual de cada criança, a metodologia de trabalho de projeto, propõe-se a ir ao encontro da individualidade – valorizando questões, experiências e interesses que se transformam em projetos, que podem ser usufruídos por um grupo.
- Preditores de produtividade no trabalhoPublication . Romão, Francisca de Oliveira; Pimenta, Ana Filipa FernandesIntrodução: Importa conhecer os fatores que influenciam a produtividade, incluindo o bem-estar dos trabalhadores, avaliando questões de saúde, felicidade e utilização da internet. O objetivo do estudo é explorar se as variáveis sociodemográficas e de saúde, dependência da internet, felicidade e florescimento preveem a influência na produtividade no trabalho. Método: No total, 1.000 indivíduos (mulheres: n=684), com idades entre 19- 75 anos (M=40.76; DP=10.575) preencheram um questionário para avaliar informação sociodemográfica e relacionada com a saúde, dependência da internet (Internet Addiction Test), felicidade (PERMA), florescimento (Flourishing Scale) e produtividade relacionada com o trabalho (Health and Work). O modelo de equações estruturais foi utilizado para explorar a relação entre a variável dependente (performance) e as variáveis independentes. Resultados: O modelo estrutural revelou um ajustamento sofrível (χ 2 /df=3.809; CFI=0.872; TLI=0.865; RMSEA=0.053). Participantes melhor qualidade do sono apresentam melhores níveis de concentração e satisfação no trabalho (.090<β<.051; .001
- O brincar e os seus benefícios para a mobilidade, segurança e autonomia da criança : explorações no exteriorPublication . Branco, Raquel Nunes de Oliveira; Pereira, Mónica; Lopes, Frederico DuarteCom o presente relatório pretende-se compreender as implicações do brincar no espaço exterior na promoção da mobilidade, segurança e autonomia da criança de um grupo de catorze crianças a frequentar um Jardim de Infância situado na área metropolitana de Lisboa. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu numa instituição que se enquadra no âmbito de ensino particular e cooperativo. A escolha do tema a investigar partiu essencialmente do meu interesse por aprofundar conhecimentos sobre esta temática, e teve por base informações recolhidas ao longo do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada em Jardim de Infância. Este relatório apresenta também as reflexões sobre a problemática, integrando os conhecimentos desenvolvidos ao longo de quase cinco anos de formação, quer durante a Licenciatura em Educação Básica, quer no Mestrado em Educação Pré-escolar, bem como as experiências e aprendizagens realizadas ao longo dos vários estágios em creche e em Jardim de Infância. Pretendo a partir deste relatório refletir sobre a ideia relativa ao papel do brincar no exterior no jardim-de-infância e do educador para este efeito na promoção do bem-estar e desenvolvimento da criança, de forma a compreender qual a importância do brincar no exterior para a promoção da mobilidade, segurança e autonomia das crianças. Autores de referência reforçam que é imprescindível entender que brincar é essencial para as primeiras idades, pois trás consigo importantes benefícios para o desenvolvimento da criança. Benefícios esses que acabam por ter repercussões positivas na vida do ser humano. Se juntarmos o brincar ao espaço exterior, contexto este que se caracteriza como um ambiente rico em possibilidade, estamos a dar oportunidade às crianças de aprender a lidar com os seus receios e a superar os seus limites. O lúdico e o espaço exterior são importantes aliados para um desenvolvimento significativo, para que a criança amplie a sua mobilidade, ganhe autonomia e se sinta segura, contando sempre com o apoio do adulto nestas explorações livres, pois tendo uma supervisão atenta por parte deste, a criança sente confiança e arrisca mais nas suas descobertas.
- Benefícios da interação das famílias com o jardim de infânciaPublication . Caracol, Marta Filipa Marçal; Mata, LourdesEste relatório tem como objetivo principal perceber a importância e a influência que a família tem no desenvolvimento da criança para que cresça de forma harmoniosa e equilibrada. O objetivo era encontrar a melhor forma de se conseguir uma maior aproximação com as famílias, ainda que seja em tempos de pandemia. Também se procurou perceber como numa situação diferente daquela que estava a ser vivida antes da pandemia, as famílias conseguem manter o contacto com a escola, sem perder a comunicação, cooperação e envolvimento por parte da escola. Ao longo do relatório para além da importância que o envolvimento da família tem, também a escola é referida como pedra basilar da formação da criança, podendo-se afirmar que só com estes dois polos ativos pode haver evolução na criança em jardim de infância. Como base para a elaboração do presente relatório, foi tido em linha de conta o processo vivido no estágio na valência em pré-escolar e, o que foi observado na sala dos 5 anos bem como a pesquisa bibliográfica. A informação foi recolhida através de uma entrevista à educadora da sala de estágio, à coordenadora/diretora do jardim de infância e a dois pais da sala de estágio. Para além disso recorreu-se a registos de observação e recolha documental de modo a conseguir uma visão mais ampla sobre este tema. O facto de estarmos a viver uma pandemia sem precedentes, transformou a relação tradicional família-escola, numa relação de cooperação ativa privilegiando a descoberta de novas formas de comunicação e participação.
