Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o presente relatório pretende-se compreender as implicações do brincar no espaço
exterior na promoção da mobilidade, segurança e autonomia da criança de um grupo de
catorze crianças a frequentar um Jardim de Infância situado na área metropolitana de Lisboa.
A Prática de Ensino Supervisionada decorreu numa instituição que se enquadra no âmbito de
ensino particular e cooperativo.
A escolha do tema a investigar partiu essencialmente do meu interesse por aprofundar
conhecimentos sobre esta temática, e teve por base informações recolhidas ao longo do
trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada em Jardim de Infância.
Este relatório apresenta também as reflexões sobre a problemática, integrando os
conhecimentos desenvolvidos ao longo de quase cinco anos de formação, quer durante a
Licenciatura em Educação Básica, quer no Mestrado em Educação Pré-escolar, bem como as
experiências e aprendizagens realizadas ao longo dos vários estágios em creche e em Jardim
de Infância.
Pretendo a partir deste relatório refletir sobre a ideia relativa ao papel do brincar no
exterior no jardim-de-infância e do educador para este efeito na promoção do bem-estar e
desenvolvimento da criança, de forma a compreender qual a importância do brincar no
exterior para a promoção da mobilidade, segurança e autonomia das crianças.
Autores de referência reforçam que é imprescindível entender que brincar é essencial para
as primeiras idades, pois trás consigo importantes benefícios para o desenvolvimento da
criança. Benefícios esses que acabam por ter repercussões positivas na vida do ser humano.
Se juntarmos o brincar ao espaço exterior, contexto este que se caracteriza como um
ambiente rico em possibilidade, estamos a dar oportunidade às crianças de aprender a lidar
com os seus receios e a superar os seus limites. O lúdico e o espaço exterior são importantes
aliados para um desenvolvimento significativo, para que a criança amplie a sua mobilidade,
ganhe autonomia e se sinta segura, contando sempre com o apoio do adulto nestas
explorações livres, pois tendo uma supervisão atenta por parte deste, a criança sente confiança
e arrisca mais nas suas descobertas.
Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
apresentada no ISPA – Instituto Universitário para
obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escola
Keywords
Brincar Mobilidade Segurança Autonomia Espaço exterior Barreiras Benefícios Desenvolvimento Aprendizagem Jardim de infância Play Mobility Safety Autonomy Outdoor Space Barriers BenefitsLearning Development Kindergarten