Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Benefícios da interação das famílias com o jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27371.pdf332.17 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este relatório tem como objetivo principal perceber a importância e a influência que a família tem no desenvolvimento da criança para que cresça de forma harmoniosa e equilibrada. O objetivo era encontrar a melhor forma de se conseguir uma maior aproximação com as famílias, ainda que seja em tempos de pandemia. Também se procurou perceber como numa situação diferente daquela que estava a ser vivida antes da pandemia, as famílias conseguem manter o contacto com a escola, sem perder a comunicação, cooperação e envolvimento por parte da escola. Ao longo do relatório para além da importância que o envolvimento da família tem, também a escola é referida como pedra basilar da formação da criança, podendo-se afirmar que só com estes dois polos ativos pode haver evolução na criança em jardim de infância. Como base para a elaboração do presente relatório, foi tido em linha de conta o processo vivido no estágio na valência em pré-escolar e, o que foi observado na sala dos 5 anos bem como a pesquisa bibliográfica. A informação foi recolhida através de uma entrevista à educadora da sala de estágio, à coordenadora/diretora do jardim de infância e a dois pais da sala de estágio. Para além disso recorreu-se a registos de observação e recolha documental de modo a conseguir uma visão mais ampla sobre este tema. O facto de estarmos a viver uma pandemia sem precedentes, transformou a relação tradicional família-escola, numa relação de cooperação ativa privilegiando a descoberta de novas formas de comunicação e participação.
This essay’s main goal is to understand the importance and influence that family has on child's development to become a balanced human being. Moreover, to find the best approach to bring families and school closer, even amidst a pandemic. Because we are living different times from what was being experienced before the pandemic, we also tried to understand how families can maintain ties with the school, without lacking communication, cooperation and involvement. Throughout the report, in addition to the importance of family involvement, the school is also referred to as the cornerstone of the child's education, and it can be said that only with these two active poles can there be observed an evolution in the child whilst in kindergarten. The backbone of this report was the pre-school valence internship that was taken and observed in the 5-year-old classroom, as well as bibliographical research. The information was collected through an interview with the internship room educator, the kindergarten coordinator/director and two parents in the internship room. In addition, observation records and documentary collection were used in order to obtain a broader view of this topic. The fact that we are experiencing an unprecedented pandemic has transformed the traditional family-school relationship into a relationship of active cooperation, privileging the discovery of new forms of communication and participation.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, nº165, de 28 de agosto de 2017.

Keywords

Família Escola Envolvimento Participação Colaboração Family School Involvement Participation Collaboration

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue