Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-12"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Vivências de liderança em pessoas com experiência de doença mentalPublication . Costa, Ana Catarina de Sousa; Ornelas, José H.O presente estudo tem como principal objetivo explorar o que caracteriza a liderança em pessoas com experiência de doença mental. Neste estudo, privilegia-se a experiência individual de cada participante sobre o seu percurso e vivências, procurando entender o que envolve a inclusão destas pessoas em papéis de liderança. O objetivo do estudo é dar voz à experiência individual destes indivíduos, privilegiando as narrativas individuais de cada um. Trata-se de um estudo qualitativo que tem como base uma investigação colaborativa, em que foi utilizado a análise temática para estudar e conhecer o que caracteriza a experiência de liderança e o impacto que tem sobre os próprios, assim como a mudança que traz a nível da sociedade e o caminho que falta percorrer para criar mais oportunidades de liderança. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados um guião de entrevista semiestruturada, construído de forma colaborativa com os participantes através de várias sessões com um focus group. Conclui-se com este estudo que a liderança é caracterizada por parcerias colaborativas que permitem o envolvimento e partilha de poder, tendo um impacto positivo com foco na valorização e crescimento pessoal que permite alterar a visão da sociedade sobre estas pessoas. O futuro da liderança depende do investimento na formação das pessoas com experiência de doença mental e inclusão das mesmas a nível de serviços de saúde e comunidade.
- Família, dor e perfeição: a relação entre o funcionamento familiar, os comportamentos autolesivos e perfecionismoPublication . Almeida, Bruno Miguel Rosa; Pereira, Maria GouveiaOs comportamentos autolesivos e a disfunção familiar têm sido um foco na literatura da psicologia clinica. O perfecionismo, no entanto, tem também sido associado, ao longo dos anos, com várias sintomatologias psicopatológicas, incluindo os comportamentos autolesivos. Posto isto, decidimos averiguar a relação entre os comportamentos autolesivos, o perfecionismo e as dinâmicas familiares disfuncionais, especificamente conflitos e disfuncionamento familiares. Posto isto, a presença de comportamentos autolesivos apresenta uma associação positiva e significativa com o conflito familiar (r = 0,247; p <0,05) e uma associação negativa e significativa com o rácio de funcionamento familiar (r = -0,249; p <0,05). O perfecionismo socialmente prescrito encontra-se positivamente e significativamente associado com o conflito familiar (r = 0,449; p <0,05) e negativamente associado com o rácio do funcionamento familiar (r = -0,521; p <0,05). Por fim, não foram encontradas quaisquer associações entre os comportamentos autolesivos e o perfecionismo socialmente prescrito.
- Liderança de pessoas com experiência de doença mentalPublication . Almeida, Carolina Sofia Fernandes; Ornelas, José H.O presente estudo tem como principal objetivo investigar a importância da integração de pessoas com experiência de doença mental em papéis de liderança, através da experiência individual de cada participante. Neste estudo, privilegia-se a narrativa pessoal sobre a experiência de liderança, valorizando o conhecimento e a vivência dos participantes. São focados importantes valores de liderança como a abordagem das capacidades, o empoderamento e advocacy, que garantem o poder, controlo e acesso à escolha de uma população historicamente oprimida. É valorizado o impacto do percurso de recovery, do suporte interpares e das narrativas de recovery ao longo do percurso de liderança. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi um guião de entrevista semiestruturada, construído com a participação colaborativa dos participantes, através de sessões de focus group. A realização de uma investigação colaborativa permitiu a definição de objetivos mútuos, partilha de conhecimento e acesso a experiências e perspetivas diversificadas. Através de um método qualitativo utilizando-se a análise temática procurou-se estudar, conhecer e demonstrar
- Ocorrência e distribuição espacial de cetáceos no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (PMPLS) e na Reserva Natural Das Berlengas (RNB) : contributo da ciência cidadã no estudo dos mamíferos marinhosPublication . Uva, Beatriz Costa; Luís, Ana Rita FranciscoOs cetáceos, como predadores de topo, são elementos chave do meio marinho e devem ser priorizados em estratégias de conservação marinha. Os projetos de ciência cidadã contam com a participação de qualquer cidadão na recolha de dados científicos, favorecendo assim o avanço da ciência. O presente estudo disponibiliza informação, com base em fontes de informação não-convencionais (ciência cidadã e inquéritos dirigidos), relativa à abundância e distribuição horizontal de cetáceos e avalia o contributo da ciência cidadã para o estudo da ocorrência e distribuição espacial de cetáceos no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (PMPLS) e na Reserva Natural das Berlengas (RNB), em Portugal. O golfinho-comum e o golfinho-roaz foram as espécies mais reportadas via ciência cidadã na plataforma BioDiversity4All (Projeto CETASEE) e mencionadas num maior número de inquéritos, nas AMPs em estudo e zonas adjacentes. Algumas espécies, como o grampo e a orca também foram reportados na plataforma nas áreas de estudo. A ciência cidadã poderá tornar-se uma fonte de recolha de dados sistemáticos sobre a ocorrência e distribuição espaciotemporal de cetáceos e, nesse sentido, deve integrar estudos científicos e ser tida em consideração em medidas de conservação e gestão aplicadas às AMPs. Outras metodologias, como a utilização de DNA ambiental e de censos visuais e a criação de programas de monitorização acústica passiva e de monitorização de populações são também apontadas para preencher a lacuna de conhecimento científico relativa à ocorrência e distribuição de cetáceos em Portugal.
- O papel da imagem corporal na relação com a ideação suicida e comportamento autolesivoPublication . Oliveira, Claudia Camargo Numa de; Pereira, Maria GouveiaEste estudo procura entender qual o papel da apreciação corporal na relação em relação aos comportamentos autolesivos e a ideação suicida nos adolescentes. O método adotado é quantitativo, a partir de um estudo descritivo-correlacional e no qual participam 411 jovens, com idades entre os 12 e 19 anos. Foram utilizados três instrumentos de recolha de dados – o Questionário de Ideação Suicida (QIS); o Inventário de Comportamentos Autolesivos (ICAL) e a Escala de Apreciação Corporal (EAC-PT) – todos eles adaptados para a população portuguesa. Os dados encontrados revelam que os participantes, na sua generalidade, apresentam altos níveis de apreciação corporal e níveis significativos de comportamentos autolesivos, assim como de ideação suicida. A imagem corporal está negativamente correlacionada com a ideação suicida e com os comportamentos autolesivos nos adolescentes, e os comportamentos autolesivos aparecem positivamente correlacionados com a ideação suicida. Também foi encontrado diferença estatisticamente significativa entre os sexos na apreciação corporal sendo que os rapazes apresentavam uma melhor apreciação corporal e as raparigas maiores níveis de ideação suicida e maior prática dos comportamentos autolesivos de cortar e morder. Conclui-se que a imagem corporal é um fato de risco para a ideação suicida e para a prática de comportamentos autolesivos, e a apreciação corporal, quanto mais elevada, menores os níveis de ideias suicidas e de comportamentos autolesivos.