Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-17"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A educação literária numa instituição particular de solidariedade social (IPSS) para jovens e adultos com DIDPublication . Caetano, Maria Teresa Sobral Lupi; Pereira, Miguel BastoO presente trabalho teve como objetivo compreender como é realizada a educação literária numa instituição para jovens e adultos com “Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental” (DID). Mais especificamente, quis-se 1) Caraterizar o contexto institucional no que se refere à intervenção na área da literacia quanto ao meio envolvente e às atividades de literacia; e 2) Caraterizar os clientes da instituição quanto às suas competências de literacia e a motivação para a leitura. Como estratégia de pesquisa optou-se pelo estudo de caso, em que a unidade em análise correspondeu a uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), intitulada de “Quinta-essência – Qe, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade”, constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos para jovens e adultos com DID. Participaram neste estudo 8 clientes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Qe. Como metodologia de recolha de dados optou-se pela observação participante, completada com o registo estruturado (duas grelhas de observação pedagógicas no domínio da leitura e da escrita) e um conjunto de provas desenvolvidas no âmbito da investigação em literacia emergente. De um modo geral, considera-se que este estudo respondeu aos objetivos a que se propôs. Os resultados apresentados revelaram que a Qe valoriza a educação literária dos seus clientes, pois, para o efeito, investe em diferentes áreas de trabalho organizadas, em projetos e atividades diversificadas e frequentes, facilitando os recursos necessários ao seu desenvolvimento. Além disso, verificou-se que os clientes analisados estão aptos e motivados para a aquisição e desenvolvimento da literacia.
- Clima de sala de aula na disciplina de matemática : uma abordagem preditiva dos resultados escolares em alunos do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Félix, Mafalda; Morgado, José; Gaitas, SérgioO clima de sala de aula é decisivo para a compreensão dos resultados escolares. Pretendemos com este estudo descrever as perceções dos alunos sobre o clima de sala de aula da disciplina de matemática do 2º Ciclo e estimar os seus resultados a partir dessas perceções. 955 alunos responderam a um questionário com 37 itens através de uma escala Likert com 6 pontos. A análise da sua estrutura fatorial revelou 6 fatores: 1) Suporte do Professor, 2) Orientação para a Tarefa, 3) Aplicabilidade da Matemática, 4) Planificação do Trabalho, 5) Práticas de Diferenciação em Sala de Aula e 6) Cooperação em Sala de Aula. Os dados obtidos confirmaram a estrutura multidimensional do clima de sala de aula e revelaram que os alunos o percecionam de forma positiva. Relativamente às variáveis independentes consideradas, verificaram-se diferenças significativas para a dimensão das turmas e para o insucesso escolar. Não se verificaram diferenças para o sexo dos alunos. Por fim, uma regressão linear múltipla com o método stepwise, revelou um modelo significativo constituído pelas variáveis Orientação para a Tarefa e Práticas de Diferenciação em Sala de Aula. Este modelo explica 20% da variabilidade dos resultados escolares em função das perceções do clima de sala de aula. Com base nestes resultados sugere-se que a organização do trabalho nas aulas de matemática considere as diferenças entre os alunos e os guie e clarifique no trabalho a realizar.
- Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º cicloPublication . Gomes, Ana Sofia Escórcio; Peixoto, FranciscoSão diversos os estudos realizados que alertam para as consequências negativas da retenção escolar no autoconceito, na autoestima e no envolvimento dos alunos, referindo que os alunos com experiência de retenção tendem a apresentar índices mais baixos de autoconceito, autoestima e a sentirem-se menos envolvidos na escola. O presente estudo tem como finalidade compreender se existem diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção escolar quanto ao seu autoconceito, autoestima e identificação com a escola. Participaram 290 alunos (58 com experiência de retenção) do 5º ano (188 alunos), 7º ano (85 alunos) e 9º anos de escolaridade (87 alunos) de escolas públicas da região da Grande Lisboa. Foram utilizados como instrumentos para a recolha de dados a Escala de Autoconceito e Autoestima para Pré-Adolescentes (Peixoto, Mata, Monteiro, Sanches & Pipa, 2017), a Escada de Identificação com a Escola (adaptado de Conboy, Carvalho, Santos, Gama, Tavares, Fonseca, Martins, Salema & Fiúza, 2015; PISA 2000; Voelkl, 1996) e o Inventário de Motivação Intrínseca (Monteiro, Mata & Peixoto, 2015). Os resultados demonstram diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção, relativamente ao autoconceito e autoestima. Verificam-se diferenças entre o autoconceito e a sua importância face às dimensões da Escada de Identificação com a Escola. No que concerne a identificação com a escola, os resultados evidenciam diferenças no poder preditivo do autoconceito e da importância atribuída ao autoconceito, em função das diferentes dimensões de identificação. Os resultados serão discutidos no âmbito das teorias abordadas neste estudo.
- As representações dos auxiliares da ação educativaPublication . Silva, Beatriz Morais Lemos da; Morgado, JoséEstudos anteriores concluíram que apesar de se verificarem melhorias, a profissão de auxiliar da ação educativa continua desvalorizada, ainda que estes profissionais sejam essenciais na comunidade escolar (Carreira, 2007). O objetivo geral deste estudo consiste em conhecer as representações dos auxiliares da ação educativa relativamente à sua atividade, tendo como objetivo específico aferir da existência de fatores influentes dessas representações, isto é, possíveis variáveis que interfiram na sua interpretação da profissão. No início do presente estudo realizou-se uma revisão da literatura que abrangeu a temática das representações sociais, a profissão de auxiliar da ação educativa e os estudos realizados anteriormente. No desenvolvimento da investigação houve recurso a uma secção empírica composta pela apresentação dos participantes e pela identificação da metodológica aplicada. Optou-se por uma metodologia mista com recursos a métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (testemunhos) e ao estudo descritivo com uma componente correlacional. Os resultados evidenciaram que as representações dos auxiliares da ação educativa são positivas, contudo consideram que a imagem dos demais acerca da sua atividade não manifesta a valorização que estes gostariam de ver reconhecida. Verificou-se que as variáveis apresentadas não influenciam as representações dos auxiliares da ação educativa. Encontrou-se uma correlação entre o “reconhecimento da profissão” e o “grau de satisfação da profissão”, concluindo que quanto maior o reconhecimento da profissão, maior a satisfação destes profissionais no desempenho das suas funções.
- Bullying aos olhos das criançasPublication . Prist, Tatiana; Morgado, JoséEste estudo teve como objetivo analisar a perceção que os alunos têm sobre o bullying e de que forma as variáveis género e idade influenciam a opinião das crianças sobre a representação do fenómeno, a perceção sobre o agressor e vítima, e também a opinião pessoal da criança quando envolvida em situações de bullying. Aplicámos o questionário Scan-Bullying (Almeida, & Caurcel, 2005), que contou com a participação de 217 alunos de uma escola privada em Lisboa. A amostra caracteriza-se por alunos com idades entre os 10 e 15 anos, frequentando o 5º, 6º, 8º e 9º anos de escolaridade. Segundo o instrumento aplicado foi possível observar-se quais as emoções mais escolhidas pelas crianças, qual o papel que estas escolheriam se estivessem envolvidas na história e qual o final mais escolhido para a mesma. Os resultados obtidos, através da análise estatística dos dados, permitiram concluir que o género influencia a representação do fenómeno, a experiência emocional como vítima, agressor e participante, sendo que as raparigas apresentaram scores mais elevados que os rapazes, demonstrando que têm uma perceção melhor e mais adequada sobre a representação do fenómeno e a experiência emocional como vítima, agressor e participante comparativamente aos rapazes. Os resultados permitiram também concluir que a idade influencia a representação do fenómeno e a perspetiva do papel da vítima e agressor, sendo que foram encontradas diferenças significativas entre o grupo 1 (10-12 anos) e o grupo 2 (13-15 anos). O grupo 1 utiliza estratégias de coping ativo com maior frequência, e associam mais emoções negativas à experiência emocional como agressor, comparativamente ao grupo 2. Por outro lado, o grupo 2 associa mais razões do foro grupal às causas do bullying quando comparados com o grupo 1.
- A leitura de histórias e a dinamização da área da biblioteca no jardim de infânciaPublication . Morais, Filipa Alexandra Fernandes dos Santos; Pereira, MónicaO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado da realização de um estágio numa sala dos quatro anos, num Jardim de infância privado, na localidade de Lisboa. Assente numa investigação sobre a própria prática, esta investigação realizou-se tendo em conta as observações e a intervenção realizada com o grupo de crianças e procurou apresentar o planeamento e os resultados de um processo de intervenção que almejou dinamizar a área da biblioteca nesta sala de aula. Sustentou-se na revisão da literatura em torno do tema da Educação da Infância e da importância da literatura infantil nesta fase, tendo como base os estudos de Ressurreição (2005), Oliveira Formosinho (2007), Sabino (2008), Mata, Monteiro e Peixoto (2009), Marchão (2012) e Silva et al (2016), entre outros. Ao longo das observações realizadas durante os primeiros dias do estágio percebeu-se que a área da biblioteca era pouco utilizada pelas crianças. Desta forma, este relatório tem como principal objetivo apresentar o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção cujo objetivo em torno da dinamização da área da biblioteca. Do projeto executado teve-se como resultados um maior envolvimento das crianças e das famílias, transformando a área da biblioteca num espaço vivo de interação, convívio e brincadeiras
- Validação transcultural da Escala Internet Parenting Style instrument (IPSI) : estilos parentais e o estilo parental de supervisão do uso de internet por criançasPublication . Barros, Emile Cariús de; Patrão, Ivone Alexandra MartinsCom o rápido e constante desenvolvimento das tecnologias digitais, atualmente nos deparamos com crianças que crescem com a tecnologia, os chamados “nativos digitais”, no qual se desenvolvem em um mundo imerso de dispositivos digitais conectados à Internet. Assim, os pais sentem-se cada vez mais desafiados em sua competência, autoridade e papel frente à mediação parental do uso da internet por crianças pequenas. Neste sentido, com base nos estudos dos estilos parentais e os estilos parentais da supervisão do uso de Internet por crianças, a presente investigação teve como objetivo central a validação transcultural da escala Internet Parenting Style Instrument (IPSI) para população portuguesa e brasileira. Posteriormente, com o objetivo de observar a correlação entre estes dois estilos, utilizamos o Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (QEDP), visando perceber a relação e as características da supervisão realizada pelos pais com filhos de 2 a 12 anos, e as possíveis diferenças entre as referidas populações. Procedeu-se à realização da análise fatorial confirmatória, que de acordo com os valores obtidos, χ2/df = 4.957; CFI = .890; TLI = .874; RMSEA = .088, o modelo apresenta um ajustamento fraco, mas aceitável, para ambas as populações. Os resultados apontaram para uma variância do modelo, testada através de uma análise multigrupos, indicando uma diferença estatisticamente significativa ( χ2 R- χ2 U = 1725,756 (524) – 1771,843 (544) = 46,087 (p = .001). Este dado é verificado também noutros estudos, no qual observa-se que as práticas de mediação parental do uso de Internet baseiam-se de acordo com as normas culturais, o contexto socioeconómico e educacional no qual os pais estão inseridos. Desta forma, a Escala de Estilos Parentais de Supervisão do uso da Internet (EEPSI), vem a contribuir para a avaliação da supervisão realizada pelos pais, possibilitando assim, a construção de modelos educacionais de acompanhamento e apoio aos pais diante dos desafios da mediação e supervisão referente aos medias.