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- Prática deliberada : treino de empatia com estudantes de psicologiaPublication . Martins, Beatriz de Livramento e Silva; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deProblema: Ainda que exista um aumento recente na investigação em relação aos estudos acerca do uso da prática deliberada em psicoterapia, é percetível uma lacuna existente na literatura sobre a aplicação desta prática pedagógica na formação universitária. Objetivo: Investigar o impacto da prática deliberada em estudantes de psicologia, tendo por base os fatores promotores de diferenças entre a prática deliberada e ensino tradicional (leitura recomendada e aulas expositivas) ao nível do desenvolvimento de competências empáticas. Método: Avaliar a variável empatia ao longo de três momentos em dois grupos distintos, com uma amostra total de quinze estudantes de psicologia (seis no grupo de controlo e nove no de prática deliberada). Para recolha de dados, o instrumento utilizado foi a escala Measure Expressed Empathy (MEE). Os dados foram analisados através de procedimentos estatísticos com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: Os resultados sugerem uma diferença entre os dois grupos, sendo que o grupo da prática deliberada apresenta valores muito superiores aos do grupo de controlo. Conclusões: Os dados apontam no sentido de que as tarefas de treino propostas aos participantes desempenharam um papel crucial no processo de identificação de áreas onde o respetivo desempenho revelara falhas, contribuindo assim para uma melhoria acentuada do desempenho.
- Estudos preliminares das características psicométricas da escala básica de empatia em adultosPublication . Carvalho, Maria Clara Costa de; Gonzalez, António José César de AlmeidaO estudo da empatia em Portugal tem-se focado na população adolescente, em relação à qual diversas evidências relevantes têm vindo a ser produzidas. Na falta de instrumentos validados para a população adulta portuguesa, é objetivo deste estudo apresentar os estudos psicométricos da versão breve da Basic Empathy Scale nesta população, incluindo das validades convergente, de construto, de grupos conhecidos e consistência interna. Para tal, foi usada uma amostra por conveniência (N=257), que respondeu à escala de empatia, bem como a uma escala de Intensidade Afetiva. A análise fatorial mostrou que a versão breve da BES é constituída pelas 2 componentes sugeridas na literatura, cognitiva e afetiva. As mulheres mostraram resultados significativamente superiores quer na escala total quer nas subescalas. No geral, a versão reduzida da BES mostrou boas qualidades psicométricas, nomeadamente no que se refere a validade de construto, validade convergente, validade de grupos conhecidos e fiabilidade (consistência interna).
- A psicoterapia no processo de homofobia internalizada em mulheresPublication . Sousa, Catarina Alexandra Ferreira de; Neto, David DiasO presente estudo, de natureza qualitativa e exploratória, tem como principal objetivo compreender o modo como a psicoterapia influencia e produz mudanças no processo de homofobia internalizada. Este processo caracteriza-se por uma internalização de atitudes e valores negativos relativamente à homossexualidade e às práticas homossexuais, no self das pessoas LGB. Neste sentido, utilizando-se uma entrevista semiestruturada, procurou fazer-se uma descrição das experiências de cinco participantes do sexo feminino não heterossexuais, em diferentes fases do processo terapêutico. Através da análise dos discursos das participantes, foi possível compreender as suas perspetivas acerca do preconceito e discriminação face à homossexualidade, as experiências de discriminação pelas quais passaram e, ainda, o modo como estas questões podem influenciar o modo como se sentem relativamente à sua orientação sexual. Por meio de uma comparação entre as narrativas das participantes em fase inicial e avançada do processo terapêutico, compreendeu-se que, mesmo nenhuma demonstrando elevados níveis de homofobia internalizada, as participantes numa fase avançada do processo terapêutico relatam a terapia como como um elemento de suporte e auxílio na desconstrução desse processo, através de uma série de fatores como a compreensão, a normalização e a aceitação.
- Perfomance in the face of internal events :elationship between psychological flexibility and individual work performancePublication . Zabolotna, Oleksandra; Andrade, Luís José NunesThe goal of the study was to investigate the relationship between Psychological Flexibility and Individual Work Performance that has not been studied previously and, thus, to try and add to the growing body of knowledge in the area of Organizational Psychology. The level of Psychological Flexibility of individuals was measured using the Work-related Acceptance and Action questionnaire (WAAQ) developed by Bond, Lloyd and Guenole (2013) and Individual Work Performance Scale (IWPQ) developed by Koopmans et al., (2014) was used to assess the levels of Contextual and Task performance, and Counterproductive Work behavior of participants. It has been our goal to verify whether executing management position at work has a moderating effect on the abovementioned relationship. One hundred and three (N=103) individuals agreed to voluntarily participate in this study, from which 46,6% (n=48) were male and 53,4% (n=55) were female. The sample showed to be international, with participants from 16 different countries. In terms of age, the sample ranged from 20 to 67 years old, where majority of participants fell between 20 to 30 years old, making 45.6% of the total. The 28,2% (n=29) of respondents declared to execute a management function at their workplace. The first hypothesis has been confirmed, showing that Psychological Flexibility is strongly and positively correlated with such dimensions of Individual Work Performance as Contextual and Task Performance, and negatively correlated with Counterproductive work behavior. The second hypothesis has not been confirmed and executing management position at work had no moderating effect on the abovementioned relationship.
- Significado e empatia: efeitos de uma intervenção baseada em teatro playbackPublication . Amarante, Nuno António Garcia; Gonzalez, António José César de AlmeidaO Teatro Playback (TP) é um tipo de teatro em que são representadas, através do improviso, histórias pessoais partilhadas pela audiência, sendo cocriados, através da escuta empática e da expressão artística, novos significados para as experiências dos narradores. O significado é um dos constituintes do bem-estar e uma variável fundamental para obter uma mensuração compreensiva do bem-estar. Alguma literatura sobre TP parece indicar um método e efeitos cuja descrição é semelhante à descrição de intervenções de promoção do significado, pelo que TP poderá ser enquadrado teoricamente como uma intervenção desse tipo. Contudo, não existe nenhuma investigação empírica sobre esta sua potencial aplicação. Um dos pressupostos centrais do TP é a empatia e, apesar de já existir alguma investigação sobre o impacto do TP na empatia, são estudos de intervenções curtas ou de recolha de dados apenas qualitativos. Assim, investigou-se se uma intervenção de TP com 12 sessões tem efeito na experiência de significado e empatia dos participantes. Utilizou-se um delineamento experimental com medidas de pré-pós-teste e distribuição aleatória dos participantes no grupo experimental (N = 13) e controlo (N = 19) (ensaio aleatório controlado). Não foi possível concluir, estatisticamente, que a intervenção tenha tido efeito nos participantes. São ainda discutidas limitações metodológicas deste estudo, implicações teóricas sobre a ligação do TP aos constructos empatia e significado e resultados preliminares da análise qualitativa que se encontra em curso.
- O impacto dos processos emocionais na aliança terapêutica : as dificuldades sentidas pelo psicólogo como papel mediador desta relaçãoPublication . Almeida, Ana Carolina Martins de Carvalho; Neto, David DiasOs processos emocionais e a aliança terapêutica têm sido alvo de interesse na área da psicologia, inclusive a aliança tem alcançado resultados de forte impacto em psicoterapia. Esta investigação apresenta dois temas associados à aliança terapêutica: os processos emocionais e as dificuldades sentidas pelo psicólogo. O objetivo central do estudo visa explorar o impacto dos processos emocionais, nomeadamente da regulação emocional e da expressividade emocional, na aliança terapêutica e nas dificuldades sentidas pelo psicólogo, de forma a perceber se os processos emocionais predizem a aliança terapêutica e se as dificuldades funcionam como variável mediadora entre os processos emocionais e a aliança terapêutica. Para o efeito, analisou-se uma amostra de 110 psicólogos, 92 mulheres e 18 homens, seguindo uma metodologia correlacional. Os resultados, obtidos quantitativamente por meio da análise de regressão linear múltipla, sugerem que apenas a expressividade emocional tem impacto significativo na aliança terapêutica, ao passo que a regulação emocional apenas a influencia marginalmente. Corroborou-se também a hipótese de que as dificuldades sentidas pelo psicólogo atuam como efeito mediador na relação entre os processos emocionais e a aliança terapêutica. Concluindo, os processos emocionais dos psicólogos são variáveis importantes para a relação e consequente sucesso em terapia. Este estudo contribui para aprofundar o conhecimento nestas áreas ainda em expansão, possibilitando a compreensão de fatores que podem melhorar a aliança terapêutica.