Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-12"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Qual o impacto da vinculação a nível social : a relação entre os scripts culturais de vida e os estilos de vinculaçãoPublication . Gaspar, Catarina Ferreira; Ornelas, José H.Os Scripts Culturais de Vida referem-se a eventos considerados culturalmente importantes, maioritariamente de valência emocional positiva e do início da idade adulta, fornecendo uma explicação para o efeito de reminiscência, estando intimamente ligado à função mnemónica das memórias autobiográficas. Já os Eventos de História de Vida tratam das narrativas das memórias autobiográficas de cada indivíduo. Os estilos de vinculação são padrões de expectativas, necessidades, emoções e comportamentos sociais, resultantes dos Eventos de História de Vida do indivíduo. Utilizámos as definições de Bartholomew et. al (1998) onde são mencionados quatro estilos de vinculação – seguro, ansioso, preocupado e desligado. O objetivo da presente investigação foi de verificar a existência de um Script Cultural de Vida e do efeito de reminiscência para a população portuguesa, relacionando posteriormente as suas características com os estilos de vinculação. Foi analisada uma amostragem de 123 participantes e o protocolo constituído pelo: o Questionário de Scripts de Vida, o Questionário de Eventos de História de Vida, a Escala de Vinculação do Adulto, o Inventário de Depressão de Beck, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos e o Inventário de Ansiedade Estado e Traço. Dos resultados obtidos verificámos a existência de um Script Cultural de Vida para a população portuguesa e a presença de um efeito de reminiscência. Não foi verificada correlação entre o Script Cultural de Vida, os Eventos de História de Vida e os estilos de vinculação.
- Estudo qualitativo sobre a vivência de audição de vozesPublication . Silva, Cláudia Manuela Pinto da; Ornelas, José H.O presente estudo tem como principal objectivo explorar a experiência de quem vivência a audição de vozes. Ao longo dos últimos anos foi um tema que ganhou importância na investigação científica. Neste estudo, privilegia-se a experiência individual de cada pessoa sobre a vivência de ouvir vozes, segundo a perspectiva que a audição de vozes possa ser entendida como uma experiência do funcionamento normativo do indivíduo (Londgen et al., 2012). O foco deste estudo é dar voz à experiência individual de quem a vivência, privilegiando assim as narrativas pessoais de cada um. Através de um método qualitativo, utilizando-se a análise temática procurou-se estudar, conhecer e demonstrar a experiência de ouvir vozes. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados um guião de uma entrevista construída com um focus group, constituído por pessoas que têm a experiência de ouvir vozes, recorrendo-se assim a um procedimento de investigação colaborativa. Conclui-se com este estudo que a experiência de ouvir vozes tem um sentido na vida e que reflecte experiências da vida da pessoa, corroborando-se com estudo anteriores portugueses, considerando-se um contributo para a valorização universal desta experiência.
- A utilização de pistas verbais e visuais na recuperação de informação em contexto de entrevista forensePublication . Félix, Sara Isabel da Silva; Almeida, Telma Sofia de SousaEste estudo, focou-se no aumento do relato de informação, utilizando a estratégia de recuperação por categorias (RC), que se trata de uma estratégia em que a informação é recuperada através de várias categorias que se mostraram relevantes na prática forense. Devido à falta de formação dos profissionais que conduzem as entrevistas investigativas, o papel do entrevistador pode, por vezes, contaminar a informação relatada pela testemunha. Estudou-se se a introdução de uma variante da estratégia de RC – apresentar as pistas categóricas escritas numa folha, em vez de serem dadas verbalmente pelo entrevistador - aumentava a informação relatada. Para tal, os participantes visualizaram um vídeo relativo à simulação de um crime, e foram entrevistados 1 hora depois, de acordo com uma das quatro condições de entrevista presentes no estudo: Relato Livre (RL1); Relato Livre com auxílio de folha (RL2); Recuperação por Categorias (RC1); e Recuperação por Categorias com auxílio de folha (RC2). A RC mostrou ser uma técnica eficaz no aumento da informação relatada, sem comprometimento da sua precisão, quando comparada com o RL. Não foram encontradas diferenças significativas na quantidade de informação relatada pelos participantes entre os grupos RC1 e RC2. Sugerem-se investigações futuras sobre as variantes da técnica de RC e são discutidas as implicações do presente estudo nos contextos reais de investigações policiais.
- O papel da familiaridade no efeito de verdade em indivíduos deprimidosPublication . Nogueira, Margarida Jordão Paula; Garcia-Marques, TeresaO objectivo assentava na comparação da população deprimida com a não deprimida, bem como na compreensão do papel da familiaridade no Efeito de Verdade nos deprimidos. Indivíduos avaliaram em termos de valor de verdade dois tipos de frase, Normal e Depressiva, repartindo-se em duas condições de frase, Nova e Repetida. Os indivíduos foram ainda divididos em duas categorias distintas – indivíduos Deprimidos e Não Deprimidos – consoante resultados no Inventário da Depressão de Beck. Concluiu-se que o Efeito de Verdade é significativo para toda a população, havendo maior valor de verdade atribuído a frases depressivas, em comparação com as normais. As amostras deprimida e não deprimida foram comparadas e os resultados atingiram significância, mas encontrou-se um valor marginal apontando para uma tendência de maior Efeito de Verdade para a amostra não deprimida, como esperado. A hipótese principal não é corroborada, apesar de existir um padrão, na amostra deprimida, para um maior Efeito de Verdade em frases depressivas, em comparação com as normais. Os resultados são discutidos e apresentam-se propostas de estudos futuros e suas implicações para a compreensão dos processos cognitivos na depressão e para adaptação de terapêuticas à condição.
- Sentimento de pertença à escola, sentimento psicológico de comunidade e expetativas educacionais : uma interação com o desempenho académico de estudante açorianos(as) da parceria de intervenção comunitária de promoção do sucesso educativo : escola, família, comunidadePublication . Teixeira, Rafael Oliveira; Ornelas, José H.A promoção do sucesso educativo nos Açores é um objeto de estudo premente. Várias investigações têm observado que a adoção de uma perspetiva ecológica de promoção do sucesso educativo, o Sentimento de Pertença à Escola (SPE), o Sentimento Psicológico de Comunidade (SC) e as expetativas educacionais futuras desempenham um papel importante no crescimento e desenvolvimento dos(as) estudantes, contribuindo positivamente para a sua progressão e sucesso escolar. Esta dissertação tem por principal objetivo perceber como é que as variáveis anteriores interagem com o desempenho académico de estudantes açorianos(as). A amostra de tipo intencional foi constituída por 115 alunos(as) de três unidades orgânicas do concelho de Lagoa (Açores) do 2º e 3º ciclo do ensino básico, participantes na Parceria de Intervenção Comunitária de Promoção do Sucesso Educativo (PIC): “Escola, Família, Comunidade” (Ornelas & Moniz, 2017). Os dados foram recolhidos com recurso às escalas PSSM de Goodenow (1993), SOC-A de Chiessi, Cicognani e Sonn (2010) e duas questões provenientes do questionário PISA 2015 (OECD, 2017), para avaliação das expetativas educacionais futuras. Garantidos todos os procedimentos éticos, a recolha e análise dos dados envolveram uma abordagem quantitativa, sendo este um estudo exploratório e descritivo-correlacional. Os resultados apontam para uma experiência de níveis moderados a fortes de SPE, de SC e expetativas educacionais que ultrapassam a média da OCDE (2017), registando-se ainda diferenças pouco significativas entre géneros. Os níveis experienciados destas variáveis relevaram-se, sistematicamente superiores, em estudantes açorianos(as) com um desempenho académico elevado e que participam em atividades extracurriculares. Sublinha-se a importância da mobilização destes construtos para a definição de respostas educativas de nível ecológico, com um foco no aumento do envolvimento e sentimento de pertença dos(as) alunos(as) açorianos(as) à Escola e à Comunidade, como um modo de promover o seu sucesso educativo.
- Alexitimia e teatro playback: Um ensaio aleatório controladoPublication . Amaral, Beatriz Ribeiro e Silva; Gonzalez, António José César de AlmeidaSendo a alexitimia associada a diversas perturbações psicológicas, psiquiátricas e até doenças físicas, esta pode diminuir a qualidade e o tempo de vida dos indivíduos, sendo por isso importante a investigação sobre como a diminuir. A sua diminuição está associada à utilização de técnicas que aumentem a consciência emocional e a atividade imaginativa dos indivíduos (através da promoção da comunicação não verbal) e à presença de imaginação espontânea. No Teatro Playback dá-se uma maior importância ao uso de uma linguagem não verbal, metafórica e simbólica do que a uma linguagem verbal e literal, em que ao participar numa performance deste formato teatral os atores e a audiência são convidados a “ser aventureiros, espontâneos e criativos”. Encontramos assim uma ligação conceptual entre as formas de diminuição da alexitimia e o Teatro Playback. Este estudo propõe-se a investigar, através da realização de um ensaio controlado aleatório, se uma intervenção de Teatro Playback de 12 sessões semanais durante três meses consecutivos, pode diminuir os níveis de alexitimia nos seus participantes. Uma amostra de 32 participantes (13 do grupo experimental e 19 do grupo de controlo), com idades compreendidas entre os 19 e os 58 anos, respondeu à Escala de Alexitimia de Toronto (TAS-20) antes e depois da realização da intervenção. Os resultados obtidos não nos permitirem inferir qualquer relação entre o Teatro Playback e a diminuição da alexitimia. São discutidas limitações metodológicas e possíveis enviesamentos deste estudo, assim como propostas para estudos futuros.
- Processos narrativo-emocionais do cliente e autenticidade do terapeutaPublication . Andrade, Petra Carlota OlimEnquadramento: O tema da presente revisão de literatura é a autenticidade na relação terapêutica. Cada vez mais os estudos na área tendem a valorizar fatores relacionais na terapia e fatores interpessoais do terapeuta. Objetivo: Procurou-se analisar os vários estudos que têm contribuído para a definição da autenticidade, assim como, evidências da sua importância na psicoterapia e que relacionam com fatores do terapeuta e do paciente. Método: pesquisa sistemática pelas formas: authenticity or genuineness or transparency or real relationship and pscyhotherapy nas bases de dados EBSO, Academic Search Complete. Resultados: Os estudos empíricos (N=)evidenciam que a autenticidade é um fator que se relaciona com o sucesso na psicoterapia. Ainda que difícil de definir, na literatura, de forma geral, como um fenómeno dinâmico entre o cliente e o terapeuta, manifestando-se numa sinergia entre os dois, caracterizada por uma transparência na díade. Este construto está mais explorado nas terapias existencialistas, no entanto, é encontrado igualmente em teorias psicanalíticas como a do modelo tripartido, na componente de relação real. Atualmente, já existem medidas adaptadas ao cliente e ao terapeuta para a avaliação da relação real na sessão. Conclusões: Contudo, apesar dos avanços, a literatura carece de estudos que avaliem a autenticidade para além de uma perspetiva de self-report e estudos com grupos específicos de clientes. Conclui-se que para pesquisas futuras deve-se ter em conta conceitos como o de pessoa das Terapias Centradas na Pessoa, o qual capta a essência das interações humanas. Sucessivamente, deve haver mais investigações sobre as autorrevelações dos clientes e do terapeuta e de que forma essas interagem na terapia.
- A formação em hipnose e prática clínicaPublication . Gonçalves, Maria Francisca de Dias Rato e; Pires, António Augusto Pazo; Simões, MárioEnquadramento: Inúmeros estudos científicos evidenciam a eficácia da hipnose clínica, porém, ainda existe muito ceticismo e preconceito quanto à sua aplicação. Este fato provém da herança que ela traz de superstição, exoterismo, curandeiros, homens do espetáculo, mas também devido a falta de informação tanto nos meios académicos como nos meios profissionais. Objetivo: Descrever os pontos principais da história da hipnose, as crenças que ainda existem e realizar uma revisão sistemática de estudos sobre profissionais que tenham formação em hipnoterapia e de que forma essa formação em específico contribuiu para a sua prática clínica, seja ela em psicoterapia, medicina ou enfermagem. Método: Inicialmente foi feita uma pesquisa na EBSCO e confirmou-se primeiramente no Thesaurus, as palavras-chave mais corretas a utilizar. De seguida, selecionaram-se todas as bases de dados e fez-se pesquisas avançadas sucessivas através das fórmulas TI Hypnotherapist; TI Hypnosis AND TI clinical AND AB Hypnotherapist; TI (hypnosis or hypnotherapy) AND formation; TI (hypnosis or hypnotherapy) AND AB Training; TI (hypnotherapist) AND AB training; TI (hypnotherapist) AND AB formation; AB view of hypnotherapist; TI hypnotherapist; TI hypnosis AND AB (complementary and alternative medicine); TI clinical hypnosis AND AB (complementary and alternative medicine). Adicionalmente foram efetuadas pesquisas através das referências bibliográficas. Resultados: Identificou-se apenas um estudo que efetuou entrevistas na forma escrita a hipnoterapeutas. Conclusões: São escassos os estudos que pretendem analisar a perspetiva daquele que tem formação em hipnoterapia e não foi encontrado nenhum estudo que questionasse se a hipnoterapia tem impacto na prática clínica de médicos, enfermeiro ou psicólogos.
- Client experience of core energetics body pshychotherapyPublication . Dinu, Diana; Gonzalez, António José César de AlmeidaThis study aims to understand and describe a subjective experience of four clients who chose to follow Core Energetics body psychotherapy, a model of body psychotherapy based on the theory of work-based psychoanalysis of psychoanalyst Wilhelm Reich, follower of Sigmund Freud. The study aims to understand the client's experience during their psychotherapeutic process through Core energetics, which uses the body as an instrument of individual character analysis, approached in four specific steps, described throughout this work. The applied method fits into the qualitative research of phenomenological nature, in Giorgi's phenomenological model adapted to psychology. The application of the methodology follows the objective of reaching a final structure of the essential and invariable constituents of this subjective experience. The sample consists of participants from Core Energetics' experience in the context of individual and group psychotherapy. The findings are in line with several similar themes that have emerged from previous studies related to the “experience of using the body in therapy” and having complete “freedom of self-expression in a reliable therapeutic and relational environment” that utilizes “selfconfrontation to reinforce personal responsibility”, changing the “perspective of victimization”. Other emerging themes have added new insights related to the "effective change in cognitive, emotional and behavioral dysfunctional patterns," raising additional questions for future studies on the possible beneficial implications of the Core Energetics experience.