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- Erros ortográficos: programa de intervenção com alunos do 2º ano de escolaridadePublication . Almeida, Marta Silva Reis Ribeiro de; Silva, Ana CristinaO presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de um programa de intervenção, com vista à diminuição da frequência do número de erros ortográficos. Ao longo da intervenção, foi utilizada uma grelha que funcionou como orientadora e reguladora do processo de aprendizagem, permitindo uma revisão e reflexão específica sobre regras ortográficas contextuais e alguns erros ortográficos resultantes de uma análise deficiente d estrutura fonológica das palavras. Os participantes do estudo foram 29 crianças do 2º ano de escolaridade, divididas por um grupo experimental e um grupo de controlo. A equivalência dos grupos foi garantida quer a nível intelectual como no desempenho ortográfico. No início de cada sessão individual de intervenção, realizou-se um ditado de palavras. No grupo experimental, os erros foram sublinhados e procedeu-se à correção dos mesmos, de acordo com as indicações da grelha. No grupo de controlo, as crianças realizaram os ditados e corrigiram os seus erros, escrevendo três vezes as palavras corretas. Nos momentos de avaliação pré-teste e pós-testes, de forma a avaliar a evolução das crianças, realizou-se o mesmo ditado de 64 palavras. Verificou-se uma evolução significativa dos resultados na diminuição do número de erros do grupo experimental, comparativamente ao grupo de controlo, na totalidade das palavras e também em cada tipo de erro analisado.
- Efeito borboleta: experiência subjetiva no teatro de improviso com o grupo GIRARTEPublication . Lanita, Teresa Margarida Baião; Gonzalez, António José César de AlmeidaOs programas de artes expressivas como método terapêutico têm sido estudados e revelam-se eficazes no trabalho com pessoas com experiências de doença mental profunda. A utilização do teatro tem vindo a ser utilizada com esta população no G.I.R.A., e este estudo procurou conhecer a experiência subjectiva de 3 utentes desta instituição que participaram num processo tendo por base o Teatro de Improviso. Para tal, foram feitas entrevistas semiestruturadas a 3 participantes do grupo de teatro GIRARTE, com idades compreendidas entre os 33 e os 80 anos, analisadas através do método fenomenológico. Desta análise emergiram os seguintes significados psicológicos: confrontação com as limitações associadas à vivência de perturbação mental; resistência à participação nas sessões; o outro como motivação para o envolvimento; investimento nas relações dentro do grupo; estimulação de capacidades físicas e mentais; redescoberta do próprio com a vivência de diferentes realidades; e benefícios de valência emocional positiva. Foi proposta uma ligação entre todos os constituintes essenciais, sugerindo que o facto de os participantes se sentirem envolvidos e suportados num ambiente grupal, gera bem-estar nas suas vidas a partir das vivências com o teatro de improviso.
- Aversão à investigação : Resultados de um questionário sobre a influência da investigação na prática clínica dos psicólogos e psicoterapeutas em PortugalPublication . Camponês, André Filipe de Oliveira; Gonzalez, António José César de AlmeidaO hiato entre a investigação e a prática clínica há muito que tem sido identificado pela literatura, mas pouco se sabe sobre a dinâmica desta relação em Portugal. Foram inquiridos através de um questionário 155 psicoterapeutas sediados em Portugal, com o objetivo de avaliar a influência da investigação empírica na prática clínica. Os resultados obtidos sugerem que os clínicos são ecléticos quanto à sua orientação teórica e muitos reportaram incluir elementos de investigação na sua prática clínica. No entanto, os psicoterapeutas consideram a investigação empírica menos útil quando comparada com outras fontes de informação, incluindo a experiência contínua com os clientes. Por outro lado, os terapeutas com uma orientação cognitivo-comportamental mostraram ser mais influenciados por fontes de informação relacionadas com a investigação comparativamente com os terapeutas psicodinâmicos. Os resultados e as implicações do estudo são discutidas em relação a várias dimensões incluindo a natureza das bases epistemológicas das orientações teóricas. Mais estudos são necessários para melhor compreender a realidade portuguesa e desta forma contribuir com esforços e aprendizagens que diminuam o hiato entre e a investigação e a prática clínica em Portugal.
- Interação, revisão, autorregulação: o seu impacto no desempenho ortográficoPublication . Santos Lima, Regina Maria Nascimento Leal dos; Silva, Ana CristinaPretende-se neste estudo investigar o impacto de um programa de escrita que utiliza suportes estruturados (Grelhas de Correção) que funcionam como objeto de revisão ortográfica e simultaneamente comparar o efeito deste procedimento quando é realizado individualmente ou a pares. Participaram neste estudo 60 crianças do 3 º ano de escolaridade divididas em dois Grupos Experimentais e um Grupo de Controlo. De modo a avaliar a evolução do pré para o pós-teste, realizou-se um ditado com 76 palavras nos dois momentos avaliativos, os quais integravam palavras cuja ortografia correta implicava o domínio de regras contextuais, morfossintáticas e a capacidade de análise da estrutura fonológica de palavras específicas. Foi construída uma Grelha de Correção com orientações sobre as regras acima referidas que foi usada pelos alunos como instrumento de revisão. Entre o pré e o pós-teste os alunos efectuaram 9 sessões de intervenção onde realizaram ditados de palavras. No Grupo Experimental 1 foram sublinhados os erros, pedindo-se às crianças que os corrigissem de acordo com as indicações da Grelha. No Grupo Experimental 2 foram criadas díades, solicitando-se às crianças que corrigissem os erros em interação com o auxílio da Grelha. No Grupo de Controlo as crianças realizavam os ditados, copiando 3 vezes as palavras erradas após correção. Os resultados apontaram para uma significativa evolução dos dois Grupos Experimentais em relação ao Grupo de Controlo. Verificou-se ainda uma significativa superioridade do grupo Experimental 2 na diminuição do total de erros e em cada uma das regras quando comparado com o Grupo Experimental 1.
- Os erros ortográficos: um programa de intervenção para alunos do 3º ano de escolaridadePublication . Pires, Ana Teresa Marques; Silva, Ana CristinaO presente estudo tem como objetivo estudar o desempenho ortográfico em crianças do 3º ano do Ensino Básico, uma vez que é neste ano de escolaridade que são consolidadas as regras convencionais da escrita. Para tal, recorreu-se a um programa de intervenção, composto por grelhas que funcionam como regulador do processo de aprendizagem da ortografia e que procura diminuir da frequência de erros ortográficos (erros contextuais e morfológicos). A amostra do estudo é constituída por 30 crianças do 3º ano de escolaridade, divididas em dois grupos, grupo experimental e grupo controlo, sendo ambos os grupos equivalentes quanto ao nível intelectual e ao desempenho ortográfico. A avaliação da evolução do pré-teste, do pós-teste imediato e do pós-teste diferido, realizou-se através do ditado, composto por 44 palavras nos três momentos avaliativos, onde integravam palavras que implicavam o domínio de regras contextuais e regras morfológicas e morfossintáticas. Posteriormente, após a aplicação do programa de intervenção, realizou-se uma análise qualitativa onde foram avaliados os graus de interação das regras trabalhadas. Ao comparar o desempenho nos três momentos de avaliação, os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que existiu uma evolução positiva, onde se verificou uma redução estatisticamente significativa após a aplicação do programa de intervenção no que se refere ao número total de erros das duas regras ortográficas trabalhadas, praticados pelos alunos do grupo experimental.
- Técnicas de entrevista forense : comparação da eficácia da self-administered interview e da recuperação por categoriasPublication . Paixão, Débora Sofia Louro; Almeida, Telma Sofia de SousaTêm sido notáveis os esforços, por parte dos investigadores, no sentido de aumentar a quantidade e qualidade dos relatos de testemunhas oculares de crimes, sendo estes fundamentais na resolução das investigações policiais. Este estudo vem, por isso, procurar comparar a eficácia de duas técnicas de entrevista investigativa: a Self-Administered Interview (SAI) e a Recuperação por Categorias (RC). Para isto, foram selecionados quarenta participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Todos os participantes visualizaram um vídeo com a simulação de um evento crime e foram entrevistados acerca do mesmo, cerca de uma hora depois da visualização do vídeo, através do protocolo da SAI ou da RC, dependendo do grupo a que cada participante pertencia. Os nossos resultados evidenciaram que participantes entrevistados através da SAI relataram um maior número de detalhes sobre a categoria de informação “pessoas”, comparativamente ao grupo RC, não comprometendo a precisão da mesma. Não foram encontradas outras diferenças significativas, pelo que ambas as técnicas parecem revelar-se igualmente eficazes.