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- Integração curricular: uma abordagem estratégica para o exercício da monodocênciaPublication . Gonçalves, Beatriz Sofia dos Santos; Gomes, Elisabete XavierDe acordo com os documentos normativos, a integração é um dos aspetos a considerar no desenvolvimento e na conceção do currículo. No entanto, tal prática não se verifica, ainda, em muitas escolas, uma vez que o sistema educativo português não corresponde com as necessidades e características de uma sociedade moderna, que se encontra em constante mudança. Nesta perspetiva, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o presente relatório da prática supervisionada em primeiro ciclo, baseado num estudo que teve como objetivo averiguar: De que forma é que a integração curricular pode ser uma abordagem estratégica no exercício da monodocência? Esta problemática surgiu da observação participante das aulas onde decorreu o meu último estágio, na qual verifiquei uma tentativa de mudança do método tradicional e dirigido para uma metodologia promotora de aprendizagens integradoras. Pretende-se, desta forma, refletir sobre a integração curricular e seus benefícios no exercício da monodocência, por meio de uma investigação qualitativa, aplicada pedagogicamente. O estudo foi realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, composta por 24 crianças e, a fim de dar resposta à questão-problema enunciada, foram implementadas várias atividades temáticas, com recurso ao trabalho de projeto, numa perspetiva integradora, durante a prática supervisionada. Através de uma análise reflexiva às mesmas foi possível verificar que a integração curricular pode ser, efetivamente, uma abordagem estratégica no exercício da monodocência, embora a sua execução prática seja desafiadora e complexa, tendo em conta as contradições e disfunções do atual sistema educativo.
- Mudança estrutural através da Escala Capacidades Psicológicas (SPC) em dois casos de psicoterapia psicnalíticaPublication . Tavares, João António Vicente Falcão da Silva; Pires, António Augusto PazoA preocupação de que exista mais investigação empírica para comprovar a eficácia da psicanálise e criar instrumentos que facilitem essa investigação são os motores principais que motivaram o desenvolvimento deste estudo. O objetivo é avaliar a fiabilidade da Scales of Psychological Capacities (SPC), e tentar confirmar a eficácia da psicoterapia de inspiração psicanalítica através da mudança estrutural. Foi replicado o estudo de Morgado (2012), que consistia num período de 12 meses de psicoterapia de inspiração psicanalítica de duas participantes. Foram analisadas usando o SPC as gravações áudio de 3 momentos distintos: as 4 sessões iniciais, aos 6 meses e 12 meses depois. O estudo conclui a fiabilidade do SPC através da alta concordância inter avaliadores, e tem resultados ambivalentes sobre a eficácia da psicoterapia de inspiração psicanalítica através das SPC.
- Exposição à violência doméstica na infância: impacto(s) na saúde mental e comportamento desviante no início da idade adultaPublication . Laura Azevedo Martins, Laura Azevedo; Pereira, Miguel BastoA exposição a violência doméstica durante a infância pode ter um impacto ao nível da sintomatologia psicopatológica e comportamento desviante, estando a criança exposta a um risco acrescido de experienciar outras experiências adversas, incluindo maltrato. A presente investigação teve como objetivos: 1) explorar o grau de coocorrência da exposição à violência doméstica com outras experiencias adversas e, 2) explorar a associação entre a exposição à violência doméstica na infância, a saúde mental e os comportamentos desviantes no início da idade adulta. Participaram 618 jovens adultos da comunidade, com idades entre os 18 e os 20 anos, que preencheram o questionário de experiências de adversidade na infância, escalas de ansiedade, depressão e stress e, escala variedade do comportamento desviante. Setenta e cinco dos participantes, autorreportaram ter sido expostos durante a infância, a violência doméstica. Os resultados sugerem uma elevada coocorrência entre a exposição a violência doméstica e outras experiências adversas, com especial enfoque para a coocorrência de negligência emocional, abuso físico e encarceramento de um membro da família (OR>7). No que se refere ao segundo objetivo, os resultados também sugerem que a exposição a violência doméstica é um fator de risco para diferentes sintomas psicopatológicos no início da idade adulta, incluindo ansiedade, depressão e stress, bem como para comportamentos desviantes em jovens adultos, tanto no último ano, como ao longo da vida. A presente investigação sugere que a exposição à violência doméstica está associada a problemas na saúde mental e delinquência em jovens adultos. Implicações clínicas e sociais são discutidas
- Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textualPublication . Kuchuryanu, Hanna Mariya; Martins, Margarida AlvesO presente relatório da prática supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta um estudo realizado numa sala de primeiro ciclo do ensino básico. O objetivo do estudo foi melhorar a qualidade da escrita dos alunos, respondendo às seguintes questões de investigação: Será que a implementação da planificação e revisão textual contribui para a melhoria da qualidade da produção de textos narrativos? De que forma pode ser feita esta implementação? Participaram neste estudo 25 alunos (16 do sexo feminino e 9 do sexo masculino) do 3.º ano de escolaridade. A recolha de dados assentou na observação natural, sistemática e participativa em atividades de escrita sob diferentes condições de produção, nas quais iam sendo gradualmente introduzidos guiões orientadores da planificação e revisão. Os resultados mostraram que a qualidade dos textos narrativos dos alunos melhorou e permitiram retirar algumas conclusões sobre o papel do professor neste processo.
- Do sofrer ao agir: a relação entre as experiências de adversidade na infância e as estratégias de Coping no início da idade adultaPublication . Gutenberger, Marcel Kevin Wanzeler; Pereira, Miguel BastoAs experiências de adversidades na infância têm vindo a ser associadas a consequências negativas. No entanto, são poucos os estudos que estudam diretamente a relação entre as experiências de adversidade e as estratégias de coping, estratégias estas que moldam a forma de atuação e o processo de decisão ao longo da vida. Assim, a presente investigação tem como objetivo explorar a associação entre as experiências de adversidade na infância e as estratégias de coping no início da idade adulta. Neste estudo participaram 618 jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos, que responderam ao Questionário de Experiências de Adversidade na Infância e ao Brief COPE. Após a redução das estratégias de coping, obteve-se quatro principais: Resolução Ativa Externalizada, Resolução Ativa Internalizada, Interpretações Autolesivas e Interpretações Autoprotetoras. Os resultados sugerem que as experiências de adversidade na infância possuem um impacto nas estratégias de coping futuras, tendo a negligência emocional revelado ser um dos fatores mais comprometedores da utilização de estratégias eficazes de resolução de problemas, a doença mental ou suicídio um preditor do coping de interpretações autolesivas, enquanto que o abuso físico e a prisão de um membro da família são, contrariamente ao esperado, preditores do coping de interpretações autoprotetoras. Esta investigação contribui para um maior conhecimento para as avaliações e intervenções psicológicas em vítimas de maltrato. Deste modo, são sugeridas recomendações clínicas e sociais e orientações para estudos futuros.
- Preditores da prática de atividade física em adultos com Diabetes tipo 1 e o fenómeno diabulimiaPublication . Cardoso, Ana Patrícia Guerreiro; Pimenta, FilipaO presente estudo tem como objetivo avaliar: i) se o controlo de insulina e motivações para a atividade física têm impacto na prática de atividade física em indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 1(DM1) (modelo 1); ii) se a adesão ao tratamento, o comportamento alimentar e a imagem corporal têm impacto na prática de atividade física em indivíduos com DM1 (modelo 2) e iii) Explorar a omissão da insulina como estratégia de perda de peso (i.e., Diabulimia), motivos secundários associados, e diferenças em relação a congéneres com DM1 sem diabulimia, no que respeita à imagem corporal e comportamento alimentar. No total 210 adultos com DM1 preencheram online a Medida de Adesão ao Tratamento, a Motives for Physical Activity Measure – Revised, o Three Factor Eating Questionnaire e o Body Appreciation Scale-2. Os resultados demonstraram que no modelo 1 a prática de atividade física foi predita pela Motivação para a Diversão (=0,585;p=0,003) e Motivação para a experiência Social (=-0,230; p=0,031). No modelo 2 a prática de atividade física foi predita por uma melhor imagem corporal (=0,160; p=0,024), maior restrição cognitiva (=0,186; p=0,021), menor IMC (=-0,134; p= 0,038) e ser homem (=-0,194; p=0,003). Verificou-se que existem diferenças significativas entre os adultos com DM1 e sem diabulimia e os congéneres com DM1 e com diabulimia ao nível da imagem corporal e ingestão emocional. Assim, este estudo contribuiu para uma melhor compreensão das motivações principais para a prática de atividade física, e os motivos secundários face à omissão da insulina. PALAVRAS-CHAVE:
- DICA (dependência na internet e comportamento alimentar): dependências na internet e a dependência de comida numa amostra de adolescentesPublication . Martins, Inês Adriana Roseiro; Pimenta, FilipaEm Portugal houve um aumento significativo de utilizadores de Internet nos últimos anos. De 336.140 habitantes em Portugal Continental com acesso à Internet (em 2000), passaram a 3.190.251 em 2016 (PORDATA, 2018). As Dependências na Internet (DI) e o uso excessivo da Internet constituem um risco para o bem-estar psicológico e físico; estudos anteriores em jovens portugueses identificam 20% com DI (Pontes & Patrão, 2014). Assim, o presente estudo explora preditores de DI em adolescentes portugueses, assim como a possível associação com a prática de atividade física e dependência de comida. No total, 381 alunos entre o 7º e o 12º ano preencheram online os questionários, que incluíram o IAT – Internet Addiction Test e a YFAS – Yale Food Addiction Scale. Verificou-se que 23,4% dos adolescentes (n=89) apresentam DI moderada/grave e 8,1% (n=31) indica ter dependência de comida. Jovens com dependência alimentar apresentam valores significativamente mais altos no IAT (t(60) =-2.164;p=.034). Adicionalmente, valores mais elevados do IAT eram preditos pelo uso de aparelhos à mesa (β =,31, p<,001), um menor bem-estar psicológico percebido (β =-,18, p<,001), ter acesso a ecrãs durante a noite (β =,15, p=,003), consumo de doces (β =,21, p<,001), ser mais novo (β =-,09, p=,071), ser do sexo masculino (β =-,09, p=,079). Este estudo enfatiza a importância de considerar a percentagem de jovens com dependência moderada/grave de internet, e de planear a deteção precoce e a exploração da eficácia de intervenções implementáveis nas comunidades e escolas.