Browsing by Issue Date, starting with "2019-05"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A dialética objetividade e subjetividade mediando a significação da prática educativa bem sucedida na escola: Um olhar sobre o lugar dos afetosPublication . Marques, Eliana de Sousa Alencar; Carvalho, Maria Vilani Cosme deA comunicação a ser apresentada no XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação reúne elementos teóricos e empíricos que explicam como o professor, ao subjetivar a realidade objetiva consegue realizar a prática educativa bem sucedida. A discussão é realizada a partir das ideias de Vigotski (2009, 2004, 2000, 1998) e Baruch de Espinosa (2008, 2007) que contribuem com a compreensão de que na relação com o mundo, o ser humano constitui sua subjetividade significando o mundo objetivo. Nesse processo, destacam-se os afetos como forças motivadoras das ações humanas. Para explicitar essas compreensões no plano da realidade dos processos de ensino e aprendizagem, serão apresentados resultados de pesquisa envolvendo um professor e quatro alunos de escola pública no estado do Piauí(BR). Os dados foram produzidos mediante o uso de entrevistas semiestru - turadas e memoriais. Como procedimento de análise fez-se uso dos Núcleos de significação. Os resultados apontam que professores e alunos vivenciam situações de ensino e aprendizagem que medeiam a produção de afetos que aumentam a potência de pensar e agir, portanto, movimentam os sujeitos porque (re)orientam a produção de sentidos que vão determinar a qualidade das práticas educativas.
- Documentação pedagógica como suporte da avaliação e do planeamentoPublication . Liliana Marques, LilianaA documentação pedagógica desempenha um papel central na avaliação formativa e no planeamento. Ao reconhecer a criança como única, competente e com direito a ser protagonista da sua própria aprendizagem, exige que o educador conheça o grupo e cada criança individualmente bem como o seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento. Organizar, analisar e interpretar os registos e documentos que o educador vai recolhendo durante os processos pedagógicos, permite-lhe compreender e criar significados para a tomada de decisão sobre a prática pedagógica e atribuir significado às aprendizagens realizadas pelas crianças. Podemos dizer que documentar é essencialmente escolher porque assim como não é possível observar tudo o que acontece no quotidiano educativo, também não é possível documentar tudo. Nem fazia sentido. Este é um processo que envolve escolher o que é essencial e o mais significativo, o que levanta várias questões: Que documentos recolher? Como os organizar? Como é que a documentação pode ser utilizada para comunicar a avaliação? Que linguagem, conteúdos e forma se adequa melhor tendo em conta o destinatário da documentação (crianças, famílias, comunidade, outros docentes)? Que princípios éticos considerar? A documentação pedagógica apoia a reflexão, fundamenta o planeamento e a avaliação e, ao tornar visível as aprendizagens das crianças, promove a participação da família e da comunidade educativa.
- Goals and principles of providers working with people experiencing homelessness: A comparison between housing first and traditional staircase services in eight european countriesPublication . Gaboardi, Marta; Lenzi, Michela; Disperati, Francesca; Santinello, Massimo; Vieno, Alessio; Tinland, Aurélie; Moniz, Maria João Vargas; Spinnewijn, Freek; O' Shaughnessy, Branagh; Wolf, Judith R; Bokszczanin, Anna; Bernad, Roberto; Beijer, Ulla; Ornelas, José; Shinn, MarybethThe implementation and adaptation of the Housing First (HF) model represented profound changes the structure and delivery, goals, and principles of homeless services. These features of homeless services directly influence providers, their work performance and the clients' outcomes. The present research, conducted in eight European countries, investigated how social providers working in HF or TS (Traditional Staircase) describe and conceptualize the goals and the principles of their services. Data were collected through 29 focus group discussions involving 121 providers. The results showed that HF and TS had similar and different goals for their clients in the following areas: support, social integration, satisfaction of needs, housing, and well-being. HF providers emphasized clients' autonomy and ability to determine their personal goals, with housing being considered a start on the path of recovery, while TS were more focused on individual clients' basic needs with respect to food, health and finding temporary accommodations. HF providers privileged the person-centered approach and housing as a right, while TS providers were more focused on helping everyone. Implications of the results are discussed as suggestions both for practice and for research.
- A prevalência do abuso sexual de criançasPublication . Fernandes, Joana Filipa Cardoso; Ornelas, José H.O presente estudo tem como objetivo principal avaliar a prevalência do abuso sexual de crianças, bem como as suas características, numa amostra portuguesa de jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. A amostra recolhida é composta por 97 participantes, que realizaram um questionário online. Um total de 17,5% (n=17) dos indivíduos que participaram no estudo afirmam terem sido vítimas de pelo menos uma forma de abuso sexual antes dos 11 anos de idade. Relativamente ao abusador intrafamiliar, cerca de 35% dos participantes vitimizados afirmam que são os indivíduos pertencentes à categoria “Padrasto” os abusadores mais frequentes. Por sua vez, no que diz respeito ao abusador extrafamiliar, 18% dos participantes reportam que são os “amigos” os abusadores mais frequentes. A presente investigação fornece ainda dados importantes relacionados com o tipo de abuso sexual, tipo de abusador, idades médias associadas às vítimas e abusadores, e duração do abuso.