Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
73.11 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A documentação pedagógica desempenha um papel central na avaliação
formativa e no planeamento. Ao reconhecer a criança como única, competente e com
direito a ser protagonista da sua própria aprendizagem, exige que o educador
conheça o grupo e cada criança individualmente bem como o seu processo de
aprendizagem e de desenvolvimento. Organizar, analisar e interpretar os registos e
documentos que o educador vai recolhendo durante os processos pedagógicos,
permite-lhe compreender e criar significados para a tomada de decisão sobre a
prática pedagógica e atribuir significado às aprendizagens realizadas pelas crianças.
Podemos dizer que documentar é essencialmente escolher porque assim como não é
possível observar tudo o que acontece no quotidiano educativo, também não é
possível documentar tudo. Nem fazia sentido. Este é um processo que envolve
escolher o que é essencial e o mais significativo, o que levanta várias questões: Que
documentos recolher? Como os organizar? Como é que a documentação pode ser
utilizada para comunicar a avaliação? Que linguagem, conteúdos e forma se adequa
melhor tendo em conta o destinatário da documentação (crianças, famílias,
comunidade, outros docentes)? Que princípios éticos considerar? A documentação
pedagógica apoia a reflexão, fundamenta o planeamento e a avaliação e, ao tornar
visível as aprendizagens das crianças, promove a participação da família e da
comunidade educativa.
Description
Keywords
Documentação pedagógica Avaliação formativa Planeamento
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (21-58). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições SIPA