Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
116 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação a ser apresentada no XIV Colóquio Internacional de
Psicologia e Educação reúne elementos teóricos e empíricos que explicam como o
professor, ao subjetivar a realidade objetiva consegue realizar a prática educativa
bem sucedida. A discussão é realizada a partir das ideias de Vigotski (2009, 2004,
2000, 1998) e Baruch de Espinosa (2008, 2007) que contribuem com a compreensão
de que na relação com o mundo, o ser humano constitui sua subjetividade
significando o mundo objetivo. Nesse processo, destacam-se os afetos como forças
motivadoras das ações humanas. Para explicitar essas compreensões no plano da
realidade dos processos de ensino e aprendizagem, serão apresentados resultados de
pesquisa envolvendo um professor e quatro alunos de escola pública no estado do
Piauí(BR). Os dados foram produzidos mediante o uso de entrevistas semiestru -
turadas e memoriais. Como procedimento de análise fez-se uso dos Núcleos de
significação. Os resultados apontam que professores e alunos vivenciam situações de
ensino e aprendizagem que medeiam a produção de afetos que aumentam a potência
de pensar e agir, portanto, movimentam os sujeitos porque (re)orientam a produção
de sentidos que vão determinar a qualidade das práticas educativas.
Description
Keywords
Realidade objetiva e subjetiva Práticas educativas Significação Afetos
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (23-35). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA