Browsing by Issue Date, starting with "2017-09-26"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Literacia da informação em contexto universitário: uma intervenção necessáriaPublication . Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Andrade, Isabel; Alonso Arévalo, JulioRESUMO Um conjunto de autores, de vários quadrantes, reuniu-se num Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação, na linha de investigação – Literacia de Informação em Contexto Universitário, sediado no ISPA-Instituto Universitário – para procurar responder a uma lacuna que existia em Portugal: a falta de um livro em língua portuguesa para responder aos profissionais que exercem a sua ação em torno deste tema. A partir de contributos nacionais e internacionais, com o que de mais atual se faz nesta área, procurou-se ancorar a literacia da informação em investigação teórica para sustentar as práticas, mas igualmente apresentar casos exemplares para inspiração e replicação em diferentes contextos educativos. Os contributos que formam o ebook, recentemente publicado, pretenderam trazer ideias e partilhar experiências, alargar horizontes e criar alguma luz sobre o panorama nacional relativamente à literacia da informação. As diferentes formulações, perspetivas e abordagens procuraram providenciar um aporte diversificado e abrangente à temática e responder ao desafio lançado por profissionais ligados à área, particularmente os intervenientes nas bibliotecas de ensino superior. Este webinar pretende descrever o desafio que mobilizou a concretização deste livro, explicando e incentivando à melhor aprendizagem e ao sucesso académico, através da consciência de uma ação concreta dos profissionais que, em contexto educativo no ensino superior, desenvolvem a sua ação com e pela literacia da informação.
- Metodologia de trabalho de projeto como intervençao pedagógica no 2º ano do 1º ciclo : um projeto de estudo do meioPublication . Belmarço, Filipa dos Santos Mealha Usera; Gerardo, Maria IsabelO presente relatório foi executado, tendo como ponto de partida a Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição privada, em que no seu contexto educativo é praticado um modelo pedagógico próprio designado por “Ensinar é Investigar”, que se baseia na Metodologia de Trabalho de Projeto. Deste modo, senti um grande interesse e curiosidade em saber mais acerca do modelo pedagógico, referido anteriormente, acreditando assim que os alunos se tornam cidadãos responsáveis, participando e tomando decisões, de forma ativa para a construção dos seus próprios conhecimentos e saberes. Para desenvolver este estudo, procurei, em primeiro lugar, observar toda a dinâmica que é exercida em sala de aula, de maneira a tomar consciência de como este modelo pedagógico é realmente abordado, através de um trabalho de projeto, na área do Estudo do Meio. Assim, optei por uma metodologia qualitativa, recorrendo a instrumentos de recolha de dados, através da observação participante das atividades implementadas e dos registos fotográficos. Neste relatório são apresentados vários autores de referência que abordam a Metodologia de Trabalho de Projeto, e como esta metodologia pode ser um complemento às aprendizagens da área do Estudo do Meio, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Será apresentada uma análise reflexiva em torno da minha prática e também de como os alunos do 2ºano de escolaridade adquirem conteúdos, que estão inseridos no Programa de Estudo do Meio, através de Trabalhos de Projeto.
- A correção de exercícios como estratégia de diferenciações pedagógicaPublication . Figueiredo, Catarina Isabel dos Santos; Montiel, António LuísDesde os finais dos anos oitenta que a diversa legislação focada para a avaliação das aprendizagens, tem vindo a dar enfoque à componente formativa da avaliação. Mas há que ter em conta que uma coisa é o que está escrito e outra é colocá-la efetivamente em prática. Não é de todo fácil desenvolver-se uma prática avaliativa com intencionalidade reguladora. Isto pode implicar muitas mudanças no trabalho da sala de aula, como seja a natureza das tarefas propostas, o método de trabalho, e o repensar do papel do docente e do aluno. Cada vez mais os professores são confrontados com a diversidade de alunos que têm, diversidade não só nas aprendizagens realizadas, mas também na forma de pensar e de aprender, já para não falar das diferentes culturas, valores e domínios da língua portuguesa. Torna-se assim muito importante a criação de momentos de diferenciação pedagógica. Neste trabalho iremos abordar a prática da correção de exercícios em relação com o conceito de inclusão, diferenciação pedagógica e os seus diversos níveis de concretização e avaliação formativa. Serão apresentados e discutidos exemplos concretos de práticas de diferenciação pedagógica a desenvolver nas diversas aulas assistidas.
- Práticas de intervenção pedagógicas no plano da educação ambiental no pré-escolar: Cuida do teu planeta - Reutiliza a brincarPublication . Ribeiro, Andreia Carvalho; Gerardo, Maria IsabelO presente relatório final foi realizado no âmbito da unidade curricular da Prática Supervisionada em Jardim de Infância, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Refere-se a uma descrição detalhada do trabalho desenvolvido em contexto de Jardim de Infância com crianças dos três aos cinco anos de idade, enquadrado num meio rural. A problemática decorrida da observação em contexto de sala incidiu no facto de algumas crianças não saberem colocar os materiais de desperdício no contentor correto, não estarem despertos para pequenos gestos e atitudes relacionadas com a temática e revelarem interesse na construção de novos materiais. Deste modo, a prática supervisionada baseou-se num conjunto de propostas no âmbito da Educação Ambiental, direcionado para a reutilização de diferentes materiais, alertando as crianças para uma consciência ambiental e como pequenos gestos podem cuidar do ambiente local fomentando, assim a preocupação ativa na melhoria do planeta Terra. Vários autores defendem uma educação direcionada para a promoção do respeito pelo meio ambiente, surgindo assim novas atitudes que nasçam já com as futuras gerações, promovendo um planeta saudável e sustentável. Este trabalho foi suportado numa metodologia qualitativa, cujos instrumentos de intervenção foram a observação participante e o diário de bordo, procurando recolher todos os dados possíveis de forma naturalista.
- Literatura infantil e interdisciplinaridade no 1º CEBPublication . Fragoso, Francisca Vasconcelos Correia Centeno; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório emerge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB no ano letivo de 2016/2017, tendo como principal objetivo apresentar uma análise reflexiva do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa escola privada, numa turma de 1º ano de escolaridade. O tema central deste relatório é “A literatura infantil e a interdisciplinaridade no 1º CEB”. Por um lado, o tema emerge da necessidade de quebrar as barreias existentes nas diversas áreas curriculares, utilizando livros infantis como ponte de partida. Por outro lado, o tema responde à necessidade de dar outra utilização aos livros infantis, não servindo apenas para trabalhar o português. Na revisão de literatura abordo não só o conceito de interdisciplinaridade como também o de integração curricular tentando demonstrar que apesar de estarem interligados, o seu foco principal é diferente. A análise das atividades realizadas constitui o objeto deste estudo. Seguindo um paradigma qualitativo de investigação e, com o recurso a técnicas de observação direta participante recorrendo a técnicas de observação participante com o objetivo de recolher dados das situações pedagógicas interdisciplinares planificadas por mim. Nas considerações finais concluo que apesar de ter tentado trabalhar a interdisciplinaridade, a minha prática foi mais direcionada para a integração curricular pois ao relacionar-me com o grupo fui para além das disciplinas, prevalecendo o mundo real das mesmas.
- O meio envolvente promotor de novos conhecimentos nas crianças do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Fragoso, Sofia Maria Condado Macieira; Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazO presente relatório foi elaborado de acordo com a Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, realizada numa instituição privada em Lisboa. Neste contexto educativo o contacto direto com o meio evolvente é uma prática recorrente e potenciada pelos docentes desta instituição. Posso afirmar que o interesse que a instituição evidencia pela inclusão do meio envolvente para promover as aprendizagens, foi decisivo na escolha do tema deste relatório. Acresce-se o facto do meu interesse sobre a temática pois considero fundamental para as crianças dos dias de hoje terem a oportunidade de aprender fora do espaço físico da escola. Deste modo, esta investigação procura dar resposta às questões relacionadas com os benefícios que a cidade educadora pode ter nas aprendizagens das crianças. Assim, comecei por observar as interações das crianças e dos docentes com o meio envolvente da instituição. Seguidamente procurei estudar o modo como estas interações poderiam ser integradas no currículo do primeiro ciclo, tendo em atenção a flexibilidade e o desenvolvimento curricular. Por fim, apresentei as atividades que foram colocadas ao longo da prática supervisionada e a respetiva análise de resultados. Apresento uma análise reflexiva em torno da minha prática, fundamentada com alguns autores, percebendo assim os benefícios que a interação com o meio envolvente pode ter para as crianças. Optei por utilizar uma metodologia qualitativa, recorrendo a diversos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente a observação participante com recurso a notas de campo e ainda a análise documental das atividades propostas. Constatei que as atividades propostas tiveram impacto na aprendizagem das crianças pois foi evidenciada a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.