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Authors
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Abstract(s)
Definem-se, com base nos trabalhos de Rodrigues
(1965, 1971, 1971-72), as pessoas significativas como «as pessoas com as quais os adolescentes
julgam poder contar quando se encontram
numa situação imaginária difícil e as
pessoas às quais eles preferem fazer apelo em
caso de necessidade». Um inquérito aplicado a
476 adolescentes, alunos de estabelecimentos de
ensino preparatório e liceal da área de Lisboa,
permitiu fazer um inventário pormenorizado
das pessoas significativas, ou seja das que são
mencionadas pelos sujeitos como correspondendo
à definição dada inicialmente (preenchendo
a primeira, a segunda ou as duas condições postas)
em situações difíceis de ordem moral, material
e sentimental.
Os pais e os camaradas aparecem como as
pessoas mais significativas para o adolescente,
mas observa-se em relação à idade uma clivagem
entre os respectivos papéis, exprimindo
um processo genético de formação da personalidade.
Os papéis do pai e da mãe estão diferenciados
de acordo com o tipo de situação
considerada.
O estudo diferencial evidencia certas variações
associadas à idade e ao sexo.
O estudo comparativo com os resultados
obtidos na população de adolescentes franceses
permite analisar, numa perspectiva intercultural,
as influências do meio e o efeito do tempo
entre a passagem às duas amostras, sobre O universo
de pessoas significativas na adolescência.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 2 (4), 535-546
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada