OUTRAS - Tese de Doutoramento
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- Simbolos e sociedades: Para uma perspectiva psicossociológica da expressividadePublication . Santos, Alvaro Miranda
- Factores organizacionais do sistema portugues de I & DPublication . Bilhim, João Abreu de Faria; Barata, Óscar SoaresInexistente
- Qualidade de serviço em bibliotecas universitárias: desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação,Publication . Lopes, Carlos; Montoya, José Antonio FríasO estudo da avaliação da qualidade de serviço em bibliotecas universitárias tem conhecido grande interesse no seio da Biblioteconomia e Documentação. A preocupação prende-se com a importância para os profissionais da informação de serem capazes de avaliar o serviço que é prestado do ponto de vista do utilizador, de forma a mobilizar recursos, planear novos serviços e gerar soluções face às necessidades pressentidas. Para avaliar a qualidade de serviço no contexto das bibliotecas universitárias, torna-se necessário, antes de mais, compreender os elementos da qualidade de serviço e a interacção destes elementos na perspectiva do utilizador. Pretendemos analisar o modo como os utilizadores potenciais de uma biblioteca universitária avaliam a qualidade dos serviços prestados. O ponto de partida da problemática do nosso estudo procurou responder a duas questões: - Quais as dimensões que os utilizadores potenciais elegem para avaliar a qualidade de serviço de uma biblioteca universitária? - Quais as dimensões da qualidade de uma biblioteca universitária com impacto na qualidade global percebida pelos utilizadores? Os objectivos gerais do estudo foram em primeiro lugar: (a) construir uma escala para medir a qualidade de serviço prestado por uma biblioteca universitária, segundo a percepção dos seus utilizadores; (b) testar a dimensionalidade da escala; e (c) por último, identificar, por um lado, quais os atributos considerados relevantes pelos utilizadores na percepção da qualidade global dos serviços de uma biblioteca universitária e, por outro lado, de que modo é avaliada a qualidade desses serviços e quais as variáveis diferenciais que os caracterizam. O estudo envolveu várias fases: (a) foram recolhidos itens na literatura; (b) realizaram-se sete grupos de discussão com estudantes e docentes; (c) elaborou-se um questionário contendo 29 itens; (d) estudo piloto para obter a versão final da escala; e (e) validação do instrumento de avaliação. Um segundo objectivo centrou-se na análise da influência das variáveis frequência e tempo de utilização dos serviços na avaliação da qualidade por parte dos utilizadores, seguido de uma análise das características sócio-demográficas dos estudantes e sua influência na avaliação da qualidade de serviço. Como terceiro objectivo, pretendemos analisar o modo como a perspectiva do utilizador diferencia os professores dos alunos na qualidade de serviço percebida. Por último, efectuámos a análise do modo como as dimensões da qualidade de serviço afectam a qualidade global percebida. Participaram no estudo 594 utilizadores potenciais, constituídos por estudantes e professores de uma instituição universitária da região de Lisboa, em Portugal. Obteve-se uma estrutura factorial de cinco dimensões: relacionamento directo com o utilizador, colecções, novas tecnologias, acesso e fiabilidade. Os estudos de validação comprovaram as boas propriedades psicométricas da escala e a sua respectiva multidimensionalidade. Os resultados obtidos sugerem que os utilizadores com uma frequência média e alta de utilização dos serviços avaliam as duas dimensões, Relacionamento com o Utilizador e Acesso, de forma mais positiva, do que os utilizadores com baixa utilização. Os resultados sugerem, ainda, que os utilizadores com um tempo de utilização média e alta dos serviços avaliam a dimensão da qualidade de serviço Relacionamento com o Utilizador e Qualidade Global mais positivamente que os utilizadores que tem um menor tempo de utilização. Enquanto na dimensão Colecções, os utilizadores com um tempo de utilização médio avaliam de forma mais positiva face aos utilizadores com mais tempo de utilização dos serviços. Relativamente ao segundo objectivo verificou-se que os efeitos do género traduzem-se numa percepção diferenciada mais positiva na dimensão Relacionamento por parte dos estudantes masculinos face aos estudantes femininos. Os grupos de idade dos estudantes introduzem diferenças sobre a percepção da qualidade de serviço, os estudantes mais jovens diferenciam-se mais positivamente nas dimensões Colecções e Novas Tecnologias face aos outros dois grupos de idade; o inverso ocorre na dimensão Relacionamento e na Qualidade Global. No tocante ao curso dos estudantes, encontrámos diferenças significativas na dimensão Acesso entre os cursos de Psicologia e Reabilitação com uma avaliação mais positiva face ao curso Desenvolvimento Comunitário. Verifica-se, ainda, que o ciclo de estudos dos estudantes, na dimensão Relacionamento apresenta uma diferença significativa entre os estudantes do ciclo pós -graduado face ao ciclo inicial. Por último, os resultados do ano de curso, assinalam uma menor avaliação da qualidade de serviço percebida por parte dos estudantes que frequentam o 5º ano, nas dimensões Novas Tecnologias e Qualidade Global, em relação aos colegas do 4º, 3º, 2º, 1º anos de curso; os estudantes do 5º ano diferenciam-se também nas dimensões: Fiabilidade, face aos do 4º ano, e Relacionamento com o Utilizador, face aos do 1º ano. No âmbito da perspectiva do utilizador, os resultados mostraram que os professores, em comparação com os estudantes, apresentam uma percepção mais favorável em v relação às dimensões Relacionamento com Utilizador, Novas Tecnologias, Acesso, Fiabilidade e na Qualidade Global. Os resultados obtidos no modelo de relações, testado através de modelos de equações estruturais, sugerem que a Qualidade Global percebida é predominantemente afectada pelas dimensões da qualidade de serviço: Relacionamento com o Utilizador e Colecções. Os resultados obtidos parecem permitir um conjunto de acções no quadro da gestão da qualidade a tomar pelos responsáveis da unidade de informação, no sentido da melhoria da qualidade de serviço de acordo com as cinco dimensões assinaladas, tendo como dimensões nucleares : Relacionamento com o Utilizador e as Colecções. [EN] The evaluation study of the quality of service in academic libraries has seen great interest in the Library and Documentation fields. The concern relates to the importance for information professionals to be able to evaluate the service that is provided from the point of view of the user, in order to mobilize resources, to plan new services and to generate solutions to the needs envisioned. To evaluate the quality of service in the context of the academic libraries, first of all it is necessary to understand the quality of service elements and the interaction of these elements in the user perspective. We intend to examine how potential users in an academic library evaluate the quality of services provided. The starting point of our study should answer these two questions: - Which are the dimensions that potential users elect to evaluate the quality of service of an academic library? - Which are the quality dimensions of an academic library with impact on the overall quality perceived by users? The main goals of the study were in the first place: (a) to build a scale to measure the quality of service provided by an academic library as perceived by its users, (b) to test the scale dimensionality, and (c) finally to identify, first, which are the attributes that users considered relevant for the quality perception of the services of an academic library and, on the other hand, how is it evaluated the quality of these services and which are the differential variables that characterize them. This study involved several phases: (a) we collected items in the literature, (b) we held seven focus groups with students and teachers, (c) we developed a questionnaire containing 29 items, (d) a pilot study was made for the final version of the scale, finalizing with (e) the validation of the evaluation instrument. A second goal focused on the analysis of the influence of the variables frequency and duration when the users are using services evaluated by their quality, followed by an analysis of socio-demographic characteristics of students and their influence on the evaluation of quality of service. As a third goal, we intend to examine how the user's perspective differentiates teachers to students when they perceived quality of service. Finally, we conducted an analysis of how the dimensions of quality of service affect the perceived overall quality. The study involved 594 potential users, consisting of students and teachers from an university of Lisbon, Portugal. We had a factorial structure of five dimensions: direct relationship with the user, collections, new technologies, access and reliability. Validation studies have shown good psychometric properties of their respective scale and multidimensionality. The results suggest that users with a medium and high frequency of use of services evaluate the two dimensions, Relationship with the User and Access, more positively than users with low utilization. The results also suggest that users with a time of high and medium use of services evaluate more positively the quality dimension of service Relationship with the User and Global Quality that users who have a shorter duration of use. In the dimension Collections, users with a medium use of services evaluate more positively comparing with the users with high use of services. It was found, for the second goal, that the gender effects translated into a different and positive perception by male students in Relationship dimension comparing with the female students. The age groups of students introduce differences in the perception of quality of service; the younger students differentiate themselves more positively on dimensions Collections and New Technologies compared with the other two age groups; the opposite occurs in the Relationship and Global Quality dimensions. Analyzing the students’ course, we found significant differences in Access dimension between the Psychology and Rehabilitation courses with a more positive evaluation facing the Community Development course. In Relationship dimension, the studies cycle presents a significant difference between the postgraduate students compared to the initial cycle students. Finally, in dimensions New Technologies and Global Quality the results of years of course indicate a lower evaluation of quality of service perceived by the students who attend the 5th year comparing with the 4th, 3rd, 2nd, and 1st year course students; the students of 5th year also differ in two dimensions: Reliability, compared to the fourth grade, and Relationship with the User, compared to the 1st year. Under the user perspective, and comparing with the students, the results showed that teachers present a more favorable perception regarding the dimensions Relationship with the User, New Technologies, Access, Reliability and Global Quality. The results produced by the model of relations, tested through structural equation models, suggest that the Global Quality is predominantly affected by the dimensions of quality of service: Relationship with the User and Collections. The results seem to allow a set of actions within the quality management framework to be taken by the responsible of the information unit in the sense of improving the quality of service and according to the five dimensions indicated, with the nuclear dimensions: Relationship with the User and Collections. [ES] El estudio de la evaluación de la calidad de servicios en bibliotecas universitarias ha conocido un gran interés en el seno de la biblioteconomía y documentación. La preocupación radica en la importancia para los profesionales de la información de ser capaces de evaluar el servicio que es prestado desde el punto de vista del usuario, de forma a movilizar recursos, planear nuevos servicios y a generar soluciones a las necesidades presentidas. Para evaluar la calidad del servicio en el contexto de las bibliotecas universitarias, se hace necesario antes de nada, comprender los elementos de la calidad de servicio y la interacción de estos elementos en la perspectiva del usuario. Pretendemos analizar el modo de cómo los utilizadores potenciales de una biblioteca universitaria evalúan la calidad de los servicios prestados. El punto de partida de la problemática de nuestro estudio intentó responder a dos cuestiones: -¿Cuáles son las dimensiones que los usuarios potenciales eligen para evaluar la calidad de servicios de una biblioteca universitaria? -¿Cuáles son las dimensiones de la calidad de una biblioteca universitaria con impacto en la calidad global observada por los usuarios? Los objectivos generales del estudio fueron en primer lugar: (a) construcción de una escala para medir la calidad de los servicios prestados por una biblioteca universitaria, según la percepción de los usuarios; (b) testar la dimensionalidad de la escala; y (c) por último, identificar por un lado, cuales son los atributos considerados relevantes por los usuarios en la percepción de la calidad global de los servicios de una biblioteca universitaria, y por otro lado, de qué modo es evaluada la calidad de esos servicios y cuales son las variables diferenciales que lo caracterizan. El estudio englobó varias fases: (a) fueron recogidos varios ítens en la literatura; (b) se realizaron siete grupos de discusión con estudiantes y profesores; (c) se elaboró un cuestionario conteniendo 29 ítens; (d) estudio piloto para obtener la versión final de la escala; y (e) validación del instrumento de evaluación. Un segundo objetivo se centró en el análisis de las variables frecuencia y tiempo de utilización de los servicios en la evaluación de la calidad por parte de los usuarios, seguido de un análisis de las características sociodemográficas de los estudiantes y su influencia en la evaluación de la calidad de los servicios. Como tercer objetivo pretendemos analizar el modo de cómo la perspectiva del usuario diferencia los profesores de los alumnos en la calidad de servicios recibida. Por último, efectuamos el análisis del modo de cómo las dimensiones de la calidad de servicios afectan a la calidad global percibida. Participaron en el estudio 594 usuarios potenciales, constituidos por estudiantes y profesores de una institución universitaria de la región de Lisboa en Portugal. Se obtuvo una estructura factorial de cinco dimensiones: Relación directa con el usuario, Colecciones, Nuevas Tecnologías, Acceso y Fiabilidad. Los estudios de validación demostraron las buenas propiedades psicométricas de la escala y su respectiva multidimensionalidad. Los resultados obtenidos sugieren que los usuarios con una frecuencia media y alta de utilización de los servicios, evalúan las dos dimensiones: Relación con el usuario y Acceso, de forma más positiva que los usuarios con baja utilización. Los resultados sugieren, todavía, que los usuarios con un tiempo de utilización medio y alto de los servicios evalúan la dimensión de la calidad de servicios Relación con el usuario y la Calidad Global, más positiva que los usuarios que tienen un menor tiempo de utilización. En cuanto en la dimensión Colecciones, los usuarios con un tiempo de utilización medio evalúan de forma más positiva frente a los usuarios con más tiempo de utilización de los servicios. Relativamente al segundo objetivo, se verificó que los efectos del género se traducen en una percepción diferenciada más positiva en la dimensión Relación con el usuario por parte de los estudiantes masculinos frente a los estudiantes femeninos. Los grupos de edad de los estudiantes introducen diferencias sobre la percepción de la calidad del servicio, los estudiantes más jóvenes se diferencian más positivamente en las dimensiones Colecciones y Nuevas Tecnologías frente a los otros dos grupos de edad; ocurre lo contrario en la dimensión Relación y en la Calidad Global. En lo relativo al curso de los estudiantes, encontramos diferencias significativas en la dimensión Acceso entre el curso de Psicología y Rehabilitación más positiva frente al curso de Desarrollo Comunitario. Se verifica aún, que el ciclo de estudios de los estudiantes, en la dimensión Relación presenta una diferencia significativa entre los estudiantes del ciclo de post-graduación frente al ciclo inicial. Por último, los resultados del año de curso, sugieren una menor sensibilidad perceptiva, por parte de los estudiantes que asisten al 5º año, en las dimensiones Nuevas Tecnologías y Calidad Global, en relación a los compañeros del 4º, 3º, 1º y 2º años del curso, así como en las dimensiones Fiabilidad (4º año) y Relación con el usuario (1º año). •ix Los resultados mostraron que los profesores en comparación con los estudiantes presentan una percepción más favorable en relación a las dimensiones Relación con el usuario, Nuevas Tecnologías, Acceso, Fiabilidad y en la Calidad Global. Los resultados obtenidos en el modelo de relaciones, testado a través de modelos de ecuaciones estructurales, sugieren que la Calidad Global percibida es predominantemente afectada por las dimensiones de la calidad del servicio: Relación con el usuario y Colecciones. En la posesión de los datos recogidos y de su respectivo análisis, servirían para indicar las acciones a tomar por los responsables de la unidad de información en el sentido de mejora de la calidad de servicios teniendo en línea de cuenta las cinco dimensiones señaladas, siendo como dimensiones nucleares: relación con los usuarios y las colecciones.
- Tornar-se mãe, tornar-se pai e tornar-se bebé numa gravidez de riscoPublication . Martins, Henriqueta Maria Ramalhinho Ginja da Costa; Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra; Marques, Maria EmíliaNeste estudo a nossa proposta é mostrar a relevância do tornar-se mãe, do tornar-se pai e do tornar-se bebé numa gravidez de alto risco biológico, como processo dinâmico e intersubjetivo, através de uma metodologia qualitativa longitudinal psicanaliticamente informada. Os objetivos são revelar os processos de transformação, intrasubjectiva e intersubjetiva, entre todos os participantes, sendo o investigador considerado como participante, destacar a importância dos eixos centrais da clínica psicanalítica (processos inconscientes, processos de transformação, a dinâmica da transferência e contratransferência e a singularidade do processo de significação) e garantir a coerência entre o objeto, objetivos e os métodos de pesquisa psicanaliticamente informada, de modo a contribuir de forma pioneira para uma melhor compreensão da emergência do psiquismo do bebé e do tornar-se pais. Para acedermos às transformações intrapsíquicas e intersubjetivas usamos duas tríadas - Sara, Abraão, Isaac e, Isabel, Zacarias, João, e utilizamos como recursos a observação, a entrevista de associação livre e a narrativa conjunta do casal, entre o último trimestre de gravidez (no hospital) e o final do primeiro trimestre de vida do bebé (em casa da família). Tendo como quadro de referência a metodologia proposta por Hollway e Jefferson (2000, 2008), os dados obtidos a partir das transcrições das entrevistas, gravadas em registo áudio, associados com as notas de campo da investigadora, foram sistematicamente analisados e discutidos com um grupo de pares com vista à aproximação à verdade e ao conhecimento consensual construído na intersubjetividade. Os resultados, discutidos e refletidos à luz das experiências vividas e do que tem sido reportado na literatura, permitem destacar a singularidade e as transformações de cada sujeito, a coconstrução das diferentes subjetividades nas experiências intersubjetivas, a importância do intercâmbio de lugares quer nos pais quer na investigadora, dos lugares não sobrepostos do pai junto da mãe que gesta e cuida do bebé, e do lugar do bebé para a construção dos pais. A dinâmica de coconstrução e renovação de continentes-conteúdos permite-nos, ainda, realçar a perigosidade das generalizações e fazer notar que no campo do psiquismo é necessário reconhecerem-se os prejuízos de se fazerem predições da ordem das profecias.
- Changing organizations in the public sector : Individual and organizational strategies towards perceived performance improvementPublication . Pereira, Sandra Maria Santos Gameiro Henriques de Jesus de Brito; Cunha, Rita Campos eEste trabalho tem como objectivo principal, contribuir para a discussão do impacto dos programas governamentais de mudança nas instituições públicas, como fonte geradora de stress ocupacional, resultante do clima de ansiedade e incerteza que provocam nos trabalhadores do sector público e simultaneamente nas equipas responsáveis pela gestão destas instituições. Este contexto de transformação organizacional no sector público tem a particularidade de ser eminentemente unilateral, uma vez que as mudanças são impostas pelo Governo, através de um conjunto de normativos de previsões genéricas com objectivos aplicáveis a todo o sector público. Pretendemos neste estudo, analisar a possibilidade do efeito negativo do stress resultante destes processos de mudança poder ser reduzido através da influência de variáveis organizacionais ou de características individuais. Efectivamente, tendo os gestores públicos uma amplitude muito menor de políticas e instrumentos de motivação e alinhamento dos seus Colaboradores relativamente aos existentes no sector privado, uma actuação ao nível de variáveis organizacionais e/ou individuais, sem impacto financeiro, poderá funcionar, de forma alternativa, á criação de condições que potenciem o sucesso destas intervenções na performance das instituições, como resultado destes programas de mudança. Com este objectivo e considerando os resultados que a investigação no âmbito da psicologia positiva tem apresentado acerca dos desvios positivos nas dinâmicas interpessoais e a correspondente criação de estruturas organizacionais que permitam conservar e perpetuar esses impactos positivos, englobámos no nosso estudo um conjunto de variáveis associadas ao virtuosismo (confiança, optimismo, integridade, compaixão e perdão) e a uma cultura organizacional positiva. O impacto destas variáveis em termos de redução dos efeitos do stress, em contextos específicos de mudança organizacional, foi analisado. Foram igualmente seleccionadas variáveis individuais - locus de controlo, auto-estima e workaholism, com o propósito de analisar o seu impacto na relação entre o stress e as percepções de performance dos Colaboradores destas instituições, no seguimento dos programas de mudança. As associações encontradas, levam-nos a considerar a importância de práticas de gestão das pessoas que fomentem um clima organizacional virtuoso, especialmente crítico, em situações de mudança profundas, como acontece no âmbito dos programas governamentais de reforma pública administrativa. Para além dos efeitos directos das variáveis de virtuosismo e cultura positiva, bem como das variáveis individuais, foram encontrados efeitos de mediação, na relação entre stress e percepções de performance organizacional. A discussão dos resultados permite abrir novas pistas para futuros estudos de investigação.
- Capacitação de pais de pessoas com deficiência : Projeto oficinas de paisPublication . Dias, Sandra Cristina Camisão; Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaEste trabalho pretende dar uma panorâmica das necessidades, competências parentais e redes de apoio dos pais de filhos com deficiência, em Portugal, e perceber quais os processos cognitivos e emocionais ocorridos nas Oficinas de Pais e os impactos da participação neste projeto, centrado na família. Foram efetuados 3 estudos empíricos que trataram os dados recolhidos aos 279 participantes das Oficinas de Pais, entre 2011 e 2012: no estudo 1, os dados dos questionários de caracterização das famílias, de identificação das necessidades dos pais e das redes de apoio, obtidos no início e no final do 1.º nível das Oficinas (GAE), foram analisados com técnicas estatísticas inferenciais; no estudo 2, os dados do questionário sobre competências parentais percebidas, preenchido por 54 pais, no início do 2.º nível das Oficinas (COR), e do questionário de auto-percepção da evolução dessas competências, preenchido no final do COR, foram analisados com técnicas estatísticas descritivas, e; no estudo 3, os conteúdos de 25 entrevistas presenciais foram analisados qualitativamente com vista à compreensão dos processos ocorridos, da adequação e dos impactos do projeto. Quanto às necessidades de apoio, considerando a amostra global, os pais raramente necessitam de ajuda para explicar o problema do filho e frequentemente precisam de alguém para falar de coisas que os preocupam. A análise sincrónica confirma que as necessidades de apoio se diferenciam consoante a idade e patologia do filho. A análise diacrónica, antes e depois do GAE, confirma que as necessidades de apoio se alteram. Quanto às redes de apoio, considerando a amostra global, os pais recorrem sempre ao cônjuge. A este juntam-se, nas necessidades práticas, os familiares, nas técnicas, os profissionais e, nas emocionais, os amigos. A análise sincrónica confirma que as redes de apoio se diferenciam consoante a idade e a patologia do filho. A análise diacrónica, evidencia, a nível global, a sua diversificação e consequente alívio do cônjuge e confirma que a participação nesta ação influenciou alterações nas redes de apoio social. A análise da competência parental percebida, antes do COR, indica uma avaliação global positiva nas competências de orientação e de controlo, negativa nas de resistência ao stress e mista nas emocionais. A autoavaliação da mudança na competência parental percebida, no final do COR, confirma que a mudança positiva foi influenciada pela participação nesta ação e que ela se diferencia com a idade e patologia do filho. A análise do conteúdo das entrevistas presenciais destaca: nos GAE, a processos de partilha, de reflexão, de consciencialização e de aprendizagens; no COR, a processos de consciencialização e de aprendizagens. Os entrevistados apreciaram positivamente as Oficinas de Pais e destacam como factores distintivos o ser uma escola de pais de filhos com diagnósticos diversos, que partilham em grupo as suas preocupações, reflexões e experiências, e o foco da capacitação ser a pessoa-pai e não só só o pai de filho com deficiência. Os impactos no participante são avaliados positivamente e refletem-se em equilíbrio emocional, alteração de perspetiva da deficiência, identificação e partilha com outros pais e reposicionamento social e familiar.
- O homicídio intrafamiliar: Contributos para a avaliação de riscoPublication . Mascoli, Luisa Maria Carreira Ferreira; Nunes, Laura; Sani, IsabelA finalidade desta investigação com vista a obtenção do grau de doutor em Ciências Sociais, na especialidade de Psicologia permitiu descrever e analisar as características do homicida intrafamiliar português, pretendeu ainda, contribuir para o estudo da violência intrafamiliar de cariz criminal, proporcionar informações sobre as circunstâncias do crime, sobre os(as) ofensores(as), sobre as vítimas, e sobre os factores de risco associados ao homicídio intrafamiliar. O referencial conceptual apoiado na revisão de literatura tem como base o modelo socioecológico por ser o que melhor se adequa ao objecto de estudo. Adicionalmente o modelo de análise tem em conta as características e dimensões plausíveis associadas ao(à) ofensor(a), às vítimas, e às circunstâncias situacionais do crime, em referência aos quatros elementos fundamentais do estudo do fenómeno criminal. A investigação caracteriza se por ser transversal, retrospectiva, descritiva e analítica. Em 2012, através da consulta directa dos 1098 processos da população de homicidas portugueses imputáveis pelos actos praticados, disponíveis nos estabelecimentos prisionais do nosso pai, foram sinalizados 306 homicidas intrafamiliares cuja relação estabelecida entre ofensor(a) e vítimas define-se por laços familiares, de parentesco ou de relações análogas a estas. Todos(as) a cumprir pena efectiva de prisão, com processos findos, por crimes cometidos entre os anos de 1982 a 2012. Os resultados obtidos pelas análises univariada, bivariada e multivariada permitiram responder ao problema equacionado e concretizar os objectivos definidos, tais como a caracterização do homicida intrafamiliar e das cinco tipologias intrafamiliares, a motivação para o crime e a percepção da vítima face ao risco, as diferenças no género dos homicidas intrafamiliares, e a identificação dos factores de risco específicos c comuns às cinco tipologias intrafamiliares. Permitiu constatar que o número de vítimas é superior ao número de ofensores(as) nas cinco tipologias intrafamiliares, que há diferenças nas características das tipologias intrafamiliares quanto ao género e nos factores de risco associados, que há um quadro topológico de ofensores e de vítimas construído das variáveis preditoras do fenómeno. A investigação permitiu adicionar conhecimento à comunidade científica, quer teórico, quer prático, bem como para aqueles profissionais que lidam e têm interesse nesta realidade, matéria complexa e com diversas abordagens multidisciplinares em torno da mesma finalidade.