Browsing by Author "Vicente, Luisa Branco"
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- A prática do sujeito ou o sujeito da prática? Uma abordagem psicanalítica da formação de professores.Publication . Vicente, Luisa BrancoApresentamos neste artigo, uma primeira entrevista com uma criança de 9 anos de idade, que mais tarde veio a ser seguida em processo analítico. Pretendemos demonstrar como uma observação «fina» do material apresentado, pode permitir ao psicoterapeuta infantil e/ou analista a criação de um conjunto de hipóteses explicativas, as quais desde que colocadas como ((Conjuncturas Especulativas)) (Bion), poderão servir como guia na persecução do trabalho psicoterapêutico ou mesmo como «Exame Psicológico)) do funcionamento mental.
- Técnica mistaPublication . Vicente, Luisa BrancoA autora começa por descrever a “técnica mista”, indicando o tipo de doentes para os quais lhe vê as principais aplicações. Faz em seguida uma rápida revisão: da concepção de Jean Bergeret sobre a classificação das psicoterapias (de orientação analítica ou não); dos conceitos de transferência e contra-transferência (revisitando Freud, Klein e Bion, entre outros); finalmente da técnica psicodramática. Para a autora, a expansão da mente – consequente ao crescimento afectivo e cognitivo do indivíduo, e dificilmente concebível num processo terapêutico, se a evolução e interpretação da transferência e resistência, bem como a análise da contra-transferência, não forem continuamente trabalhadas. Elabora em seguida sobre o material clínico, dado por uma jovem em sessões psicodramáticas e individuais, nas quais vivia uma ansiedade de morte, desimbricada da esperança de viver. A paciente sofrendo de psicose, despia-se de toda a significação humana, ficando ligada a uma espécie de objecto primário. Esta paciente fazia uma transferência tão maciça sobre os terapeutas, que se não utilizássemos os instrumentos que nos são dados através da técnica e teoria psicanalíticas, para através da dramatização compreender os movimentos transferenciais, para interpretar, dominar e dar sentido às reacções contra-transferenciais, dificilmente conceberíamos a acção terapêutica.