Browsing by Author "Silva, Joana"
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- Hábitos de sono e ansiedade, depressão e stresse: Que relação?Publication . Pinto, Teresa Rebelo; Amaral, Cátia; Silva, Vera Neves da; Silva, Joana; Leal, Isabel Pereira; Paiva, TeresaEste trabalho procura explorar as relações entre os hábitos de sono, os níveis de sonolência diurna e as queixas de ansiedade, depressão e stresse em adolescentes portugueses. 1613 jovens entre os 12 e os 18 anos (média=14,23, DP=1,752) responderam ao Questionário para Adolescentes AS, que incluía variáveis demográficas e sobre hábitos de sono, queixas de saúde, uma escala de ansiedade, depressão e stresse (EADS 21) e uma escala de sonolência (CASQ). 53,3% dos participantes eram do sexo feminino. Os resultados indicam que os níveis de sonolência diurna e os sintomas de depressão (Rs=0,371), ansiedade (Rs=0,327) e sobretudo stresse (Rs=0,405) estão significativamente correlacionados. Os jovens que apresentam maior sonolência diurna e sintomas de ansiedade, depressão e stresse são os que têm piores hábitos de higiene do sono, mais dificuldades em dormir bem ou adormecer, excesso de peso ou dores de cabeça. Conclui-se que a promoção de hábitos de sono saudáveis nos jovens será um factor importante na prevenção/tratamento de sintomas de depressão, ansiedade e stresse.
- Influência da satisfação conjugal na qualidade da relação mãe-bebéPublication . Silva, Joana; Salgueiro, Emílio Eduardo GuerraO presente artigo tem como objectivo perceber a influência da satisfação conjugal, em termos de satisfação, proximidade e apoio do cônjuge, na qualidade da relação mãe-bebé. Participaram quatro grávidas, casadas ou a viver maritalmente, com idades compreendidas entre os 28 e os 33 anos. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso e, a nível de instrumentos, recorreu-se à Entrevista Anamnésica Estruturada, à Escala de Relacionamento Conjugal (E.R.C.), ao Método de Observação de Bebés de Esther Bick e à Análise dos Conteúdos. A recolha de dados foi realizada em dois momentos: o primeiro contacto com as participantes foi feito nas aulas de preparação para o parto, no Centro de Saúde de Rio Maior, onde lhes foi feita uma entrevista prévia e aplicada a E.R.C. Num segundo momento, após o nascimento dos bebés, foram realizadas um total de 16 observações semanais em casa das participantes. As participantes avaliaram o relacionamento conjugal de forma positiva embora com diferenças entre si. Ainda que não se tenha verificado uma correlação directa entre os valores de ligação pai-mãe e a relação mãe-bebé, os resultados mostraram que uma pontuação mais elevada numa E.R.C parece funcionar como protectora de determinados sintomas da relação mãe-bebé, a que não é de atribuir significado psicopatológico.
- Medindo necessidade de cognição e fé na intuição: Tradução e adaptação das duas escalas à população portuguesaPublication . Silva, Joana; Garcia-Marques, TeresaNeste artigo são apresentadas duas escalas associadas à mensuração das características disposicionais necessidade de cognição (Cacioppo & Petty, 1982) e fé na intuição (Epstein, Pacini, Denes-Raj, & Heier, 1996). Estas escalas permitem aceder à tendência dos indivíduos se envolverem num modo de pensar mais cuidadoso e analítico e à tendência dos indivíduos se envolverem num modo de pensar mais intuitivo. A tradução e adaptação para a população portuguesa destas duas escalas foram levadas a cabo junto de 3 amostras diferentes. Tal como nas versões originais estas duas medidas apresentam-se como independentes.
- The impact of digital influencers on product/service purchase decision making—An exploratory case study of Portuguese peoplePublication . Caiado, Fábio; Fonseca, Joana; Silva, Joana; Neves, Soraia; Moreira, Ana; Gonçalves, Ramiro; Martins, José; Branco, Frederico; Au-Yong-Oliveira, ManuelThe growing use of technology and social media has resulted in the emergence of digital influencers, a new profession capable of changing the mentalities and behaviours of those who follow them. This study arises to better understand the potential impact digital influencers might have on the Portuguese population's purchase behaviour and patterns, and for this purpose, seven hypotheses were formulated. An online questionnaire was conducted to respond to these theoretical assumptions and collected data from 175 respondents. A total of 129 valid answers were considered. It was possible to conclude that purchase intention does not necessarily translate into a purchase action. It was also concluded that the relationship between social network use and the purchase of products/services recommended by influencers is only statistically significant for Instagram. Furthermore, the individuals' generation is not statistically significant / linked with purchasing a product/service recommended by influencers. Yet further, a small percentage of respondents have also identified themselves as impulsive shoppers and perceived Instagram as their favourite social network. With the results of this study, it is also possible to state that the influencer's opinion was classified as the last factor considered in the purchase decision process. Additionally, there is a weak negative association between purchasing a product/ service recommended by influencers with sponsorship disclosure and remunerated partnership, which decreases credibility and discourages purchasing, in Portugal, a feminine culture which dislikes materialism.
