Browsing by Author "Rato, Leonor Moreira"
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- 1, 2, 3 conta-me tu desta vez!: programa de leitura dialógica de histórias com crianças de idade pré-escolarPublication . Rato, Leonor Moreira; Martins, M. A.Pretendemos com este estudo investigar, se um programa de leitura dialógica com crianças em idade pré-escolar, tem implicações no desenvol - vimento da sua linguagem oral, especificamente, ao nível do reconto de histórias. Esta investigação contou com a colaboração de 26 crianças de 5 anos de idade. A presente investigação é de natureza quase-experimental, sendo composta por várias fases sequenciais: (1) fase de pré-teste, na qual as crianças foram submetidas a uma avaliação individual; (2) fase de intervenção, na qual foram estabelecidos 2 grupos-um grupo experimental com quem foi implemen - tado um programa de leitura dialógica e um grupo de controlo com quem foi desenvolvido um programa de leitura tradicional; (3) fase de pós-teste, com vista a uma nova reavaliação nas mesmas áreas do pré-teste. É possível observar a partir dos resultados que no pré-teste o grupo experimental e de controlo apresentam resultados relativamente próximos e que após a implementação dos programas as crianças do grupo experimental tiveram melhores resultados no reconto de histórias, comparativamente com as crianças do grupo de controlo. Diremos em conclusão que a leitura dialógica de histórias parece ser uma prática a incorporar no quotidiano das rotinas de jardim-de-infância.
- O impacto de um programa de sensibilização à linguagem escrita nas competências de literacia em crianças de idade pré-escolarPublication . Antunes, Anabela Reis; Rato, Leonor Moreira; Silva, Ana CristinaA compreensão do princípio alfabético inicia-se muito antes da frequência do 1º ano de escolaridade. Vários são os estudos que apontam para a importância de se desenvolverem programas em idade pré-escolar que integrem atividades de escrita inventada, indicando que estes contribuem para evoluções das concetualizações da criança sobre a linguagem escrita e progressos na consciência fonológica (Albuquerque & Alves Martins, 2015;Alves Martins, Albuquerque, Salvador, & Fernández, 2017; Ouellette & Sénéchal, 2017). Também as atividades de consciência fonológica têm impacto nas competências de literacia em crianças pré-leitoras. Este estudo pretende compreender o impacto de um programa que contempla atividades estruturadas de escrita inventada e jogos fonológicos na evolução das concetualizações precoces da linguagem escrita e da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar. Este programa integra 121 crianças de 5 anos de idade que não sabiam ler nem escrever. As crianças foram submetidas a uma avaliação inicial e final de consciência silábica e fonémica, bem como do seu conhecimento relativo à escrita tendo-lhes sido pedido que escrevessem 8 palavras como soubessem. O programa contemplou 10 sessões de escrita inventada intercaladas com 10 sessões de consciência fonológica, desenvolvidas ao longo do ano letivo. Após implementação do programa verificou-se que um maior número de crianças apresentou níveis superiores de consciência fonológica, bem como evolução nas concetualizações sobre a linguagem escrita, onde as hipóteses de escrita apresentadas pelas crianças estavam mais próximas das características das escritas alfabéticas.
- Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadoresPublication . Martins, Margarida Alves; Albuquerque, Ana; Almeida, Tiago; Silva, Ana Cristina; Salvador, Liliana; Rato, Leonor MoreiraA organização de um ambiente pedagógico onde as crianças possam utilizar a riqueza comunicativa da linguagem escrita nas suas diversas modalidades, é fundamental para diminuir as desigualdades sociais e para que todas as crianças possam aceder com sucesso à escrita e à leitura no 1º ciclo. É neste contexto que se torna importante monitorizar as práticas desenvolvidas nos jardins-de-infância e refletir acerca da sua regularidade e intencionalidade. O objetivo deste estudo, visa perceber de que forma os educadores organizam e gerem o ambiente educativo e a rotina diária, de que forma trabalham a linguagem e a consciência linguística, como são contadas e lidas histórias e quais as estratégias que são usadas para ajudar a ler e a escrever.