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Advisor(s)
Abstract(s)
A compreensão do princípio alfabético inicia-se muito antes da
frequência do 1º ano de escolaridade. Vários são os estudos que apontam para a
importância de se desenvolverem programas em idade pré-escolar que integrem
atividades de escrita inventada, indicando que estes contribuem para evoluções
das concetualizações da criança sobre a linguagem escrita e progressos na
consciência fonológica (Albuquerque & Alves Martins, 2015;Alves Martins,
Albuquerque, Salvador, & Fernández, 2017; Ouellette & Sénéchal, 2017).
Também as atividades de consciência fonológica têm impacto nas competências
de literacia em crianças pré-leitoras. Este estudo pretende compreender o
impacto de um programa que contempla atividades estruturadas de escrita
inventada e jogos fonológicos na evolução das concetualizações precoces da
linguagem escrita e da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar.
Este programa integra 121 crianças de 5 anos de idade que não sabiam ler nem
escrever. As crianças foram submetidas a uma avaliação inicial e final de
consciência silábica e fonémica, bem como do seu conhecimento relativo à
escrita tendo-lhes sido pedido que escrevessem 8 palavras como soubessem. O
programa contemplou 10 sessões de escrita inventada intercaladas com 10
sessões de consciência fonológica, desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Após implementação do programa verificou-se que um maior número de
crianças apresentou níveis superiores de consciência fonológica, bem como
evolução nas concetualizações sobre a linguagem escrita, onde as hipóteses de
escrita apresentadas pelas crianças estavam mais próximas das características
das escritas alfabéticas.
Description
Keywords
Escritas inventadas Consciência fonológica Pré-escolar
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (217-230). Lisboa: Edições ISPA.