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Advisor(s)
Abstract(s)
A organização de um ambiente pedagógico onde as crianças possam utilizar a riqueza comunicativa da linguagem escrita nas suas diversas modalidades, é fundamental para diminuir as desigualdades sociais e para que todas as crianças possam aceder com sucesso à escrita e à leitura no 1º ciclo. É neste contexto que se torna importante monitorizar as práticas desenvolvidas nos jardins-de-infância e refletir acerca da sua regularidade e intencionalidade. O objetivo deste estudo, visa perceber de que forma os educadores organizam e gerem o ambiente educativo e a rotina diária, de que forma trabalham a linguagem e a consciência linguística, como são contadas e lidas histórias e quais as estratégias que são usadas para ajudar a ler e a escrever.
Description
Keywords
Literacia em jardim-de-infância Aprendizagem da leitura e da escrita Linguagem escrita Aspetos funcionais Aspetos figurativos Aspetos conceptuais
Citation
Martins, M. A., Albuquerque, A., Almeida, T., Silva, A. C., Salvador, L., Rato, L. M., & Santos, A. I. (2020). Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal: O que dizem os educadores . Lisboa: Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA), ISPA-Instituto Universitário. ISBN: 978-989-8384-60-7 [http://cie.ispa.pt/ficheiros/areas_utilizador/user23/ebook_praticasliteraciajardiminfancia_final.pdf].
Publisher
Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA), ISPA-Instituto Universitário