Browsing by Author "Mesquita, Artur"
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- O debate contemporâneo sobre a percepção visualPublication . Santos, Jorge Almeida; Mesquita, ArturEste artigo visa uma análise crítica das principais teorias da percepção visual. As incoerências internas do Construtivismo e da Teoria da Gestalt são demonstradas. O paradigma construtivista encontra os seus limites numa regressão interpretativa infinita e no postulado de um teste das interpretações perceptivas que é incompatível com a própria teoria. A abordagem gestaltista utilizou constatações empíricas como leis de organização perceptiva, caindo assim numa circularidade explicativa. Por outro lado, estes dois modelos clássicos são empiricamente suportados por sistemas experimentais que não cumprem critérios científicos de teste de hipóteses e carecem de validade preditiva, relativamente às situações correntes de processamento perceptivo. Actualmente a abordagem proposta por James Gibson constitui o único modelo teórico com coerência interna e validade ecológica. A renovação do conceito de estímulo perceptivo e de relação sujeito-objecto, e a definição de percepção como actividade directa e automática, constituem as características mais salientes da Abordagem Ecológica. A importância dos estudos computacionais de David Marr e a possibilidade de os aplicar a operacionalização dos postulados de James Gibson são analisadas. Por último, o estatuto actual das representações gráficas enquanto objecto perceptivo é discutido.
- Percepção de representações gráficas: Variabilidade cultural e desenvolvimentoPublication . Santos, Jorge Almeida; Mesquita, ArturNeste artigo é proposta uma revisão dos estudos interculturais e de desenvolvimento, como forma de esclarecer as estruturas e funções envolvidas no processamento visual de representações gráficas. São consideradas quatro hipóteses explicativas: (1) perceptivamente os objectos tridimensionais e os ícones são equivalentes e envolvem os mesmos mecanismos gerais; (2) é necessária a intervenção de estruturas cognitivas aprendidas e especializadas; (3) após um período de aprendizagem as representações gráficas são processadas de forma exclusivamente perceptiva; (4) Existe uma gradação da segunda para a terceira hipótese, dependente de especificidade de cada sistema de produção gráfica. A revisão dos estudos experimentais aponta para a exclusão da primeira hipótese. Porém, o tipo de aprendizagem envolvida e as modalidades exactas de processamento, perceptivas ou cognitivas, constituem questões em aberto. Tendo em conta as dificuldades metodológicas, identificáveis nos estudos inter-culturais e de desenvolvimento, é defendida a necessidade de uma abordagem computacional, organizadora das variáveis presentes no processamento de representações gráficas.