Browsing by Author "Martins, Dulce"
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- O discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional: Vozes de alguns jovens do ensino profissional.Publication . Martins, DulceNuma sociedade caraterizada pela diversidade, onde os professores têm forte influência no desenvolvimento pessoal e social dos jovens, o discurso orientador do professor constitui-se como um processo pedagógico de apoio e de promoção do desenvolvimento da identidade vocacional dos jovens (Mouta & Nascimento, 2008). Sendo a orientação educativa uma função da escola, os professores assumem o papel de criar um conjunto de experiências facilitadoras à aprendizagem e ao desenvolvimento de uma identidade vocacional (Andrade, Meira & Vasconcelos, 2002; Vega, 2009). Este trabalho faz parte de um projeto de investigação mais amplo1. Concretamente no estudo agora apresentado, o objetivo principal é conhecer como os jovens, estudantes do ensino profissional, percecionam o discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional. Participaram 42 jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos de idade, do ensino profissional na região de Lisboa. Nesta investigação utilizámos a escala Dellas Identity Status Inventory– Occupation (DISI-O; Dellas & Jernigan, 1981, adaptado por Taveira, 1986), e um questionário em formato de resposta aberta para avaliar como os alunos percepcionam o feedback dos professores. A análise dos resultados indica que a maioria dos jovens estão numa fase de identidade em moratória, em que ainda não fizeram escolhas ou tomaram decisões para um futuro profissional. Contudo, e de acordo com estudos de Hattie e Timperley (2007), a maioria dos jovens participantes entendem que os comentários e as informações fornecidas pelos professores são importantes em termos de auto-eficácia sobre a aprendizagem, orientadores e promotores do desenvolvimento da identidade vocacional.
- Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores : Construção e validaçãoPublication . Carvalho, Carolina Fernandes de; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiuza, Edite; Gama, Ana PaulaInvestigação recente tem realçado como o feedback do professor pode contribuir para a melhoria das aprendizagens, traduzindo-se no comprometimento presente e futuro do aluno com a escola. O presente estudo pretende apresentar o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o feedback dos professores. Os questionários foram aplicados a uma amostra probabilística de 1089 alunos do 6º, 7º, 9º e 10º anos da escolaridade (mediana da idade=13) em Portugal continental, sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta essencialmente por alunos de nacionalidade portuguesa (96%). Do universo dos casos disponíveis selecionaram-se duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Os dados de uma sub-amostra foram submetidos à análise fatorial exploratória. Os dados de uma segunda sub-amostra independente foram sujeitos a uma análise fatorial confirmatória de forma a testar o modelo estrutural proposto. Estes procedimentos conduziram a uma estrutura composta por duas dimensões. A escala para avaliar a perceção sobre o feedback eficaz apresenta bons índices de consistência interna (α=.84), com a escala que avalia a perceção sobre o feedback não eficaz a revelar uma consistência interna aceitável (α=.71). Assim, a escalas revelam-se úteis e adequadas para uso em futuras pesquisas que acedam às percepções dos alunos sobre o feedback dos professores.
- Supporting students’ engagement with teachers’ feedback: the role of students’ school identificationPublication . Carvalho, Carolina; Santos, Natalie; António, Raquel; Martins, DulceThis study explored the link between teachers’ feedback and students’ behavioural engagement with school identification. Using a sample of 2534 students from 6th to 12th school year, we examined whether their perceptions about teachers’ feedback were related to their behavioural engagement and mediated by their school identification. We also explore whether this relation was moderated by students’ year of schooling and by the type of secondary course they were enrolled and the differences of latent means between these groups. Results confirmed the expected mediation: teachers’ feedback was associated with an increased behavioural engagement via increased school identification. Only the type of students’ secondary course moderated this relation. Students in the 12th year perceived that their teacher used less effective feedback and felt lower school identification than students in the early years of schooling. These finding illustrated the underlying mechanism through which teachers’ feedback affect students’ behavioural engagement with school.