Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional: Vozes de alguns jovens do ensino profissional.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_1257-1270.pdf230.32 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Numa sociedade caraterizada pela diversidade, onde os professores tĆŖm forte influĆŖncia no desenvolvimento pessoal e social dos jovens, o discurso orientador do professor constitui-se como um processo pedagógico de apoio e de promoção do desenvolvimento da identidade vocacional dos jovens (Mouta & Nascimento, 2008). Sendo a orientação educativa uma função da escola, os professores assumem o papel de criar um conjunto de experiĆŖncias facilitadoras Ć  aprendizagem e ao desenvolvimento de uma identidade vocacional (Andrade, Meira & Vasconcelos, 2002; Vega, 2009). Este trabalho faz parte de um projeto de investigação mais amplo1. Concretamente no estudo agora apresentado, o objetivo principal Ć© conhecer como os jovens, estudantes do ensino profissional, percecionam o discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional. Participaram 42 jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos de idade, do ensino profissional na regiĆ£o de Lisboa. Nesta investigação utilizĆ”mos a escala Dellas Identity Status Inventory– Occupation (DISI-O; Dellas & Jernigan, 1981, adaptado por Taveira, 1986), e um questionĆ”rio em formato de resposta aberta para avaliar como os alunos percepcionam o feedback dos professores. A anĆ”lise dos resultados indica que a maioria dos jovens estĆ£o numa fase de identidade em moratória, em que ainda nĆ£o fizeram escolhas ou tomaram decisƵes para um futuro profissional. Contudo, e de acordo com estudos de Hattie e Timperley (2007), a maioria dos jovens participantes entendem que os comentĆ”rios e as informaƧƵes fornecidas pelos professores sĆ£o importantes em termos de auto-eficĆ”cia sobre a aprendizagem, orientadores e promotores do desenvolvimento da identidade vocacional.

Description

Keywords

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (1257-1270). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue