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Abstract(s)
Numa sociedade caraterizada pela diversidade, onde os professores tĆŖm forte influĆŖncia no
desenvolvimento pessoal e social dos jovens, o discurso orientador do professor constitui-se como um
processo pedagógico de apoio e de promoção do desenvolvimento da identidade vocacional dos jovens
(Mouta & Nascimento, 2008). Sendo a orientação educativa uma função da escola, os professores
assumem o papel de criar um conjunto de experiĆŖncias facilitadoras Ć aprendizagem e ao
desenvolvimento de uma identidade vocacional (Andrade, Meira & Vasconcelos, 2002; Vega, 2009). Este
trabalho faz parte de um projeto de investigação mais amplo1. Concretamente no estudo agora
apresentado, o objetivo principal Ć© conhecer como os jovens, estudantes do ensino profissional,
percecionam o discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional.
Participaram 42 jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos de idade, do ensino
profissional na regiĆ£o de Lisboa. Nesta investigação utilizĆ”mos a escala Dellas Identity Status Inventoryā
Occupation (DISI-O; Dellas & Jernigan, 1981, adaptado por Taveira, 1986), e um questionƔrio em
formato de resposta aberta para avaliar como os alunos percepcionam o feedback dos professores. A
anÔlise dos resultados indica que a maioria dos jovens estão numa fase de identidade em moratória, em
que ainda não fizeram escolhas ou tomaram decisões para um futuro profissional. Contudo, e de acordo
com estudos de Hattie e Timperley (2007), a maioria dos jovens participantes entendem que os
comentÔrios e as informações fornecidas pelos professores são importantes em termos de auto-eficÔcia
sobre a aprendizagem, orientadores e promotores do desenvolvimento da identidade vocacional.
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Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (1257-1270). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio
Publisher
ISPA - Instituto Superior