Browsing by Author "Machado, Manuela"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A educação parental: Delineamentos para uma intervençãoPublication . Machado, Manuela; Morgado, Rosário BelloO principal objectivo deste artigo é sublinhar as implicações práticas da investigação no domínio das experiências precoces. Num primeiro momento, os autores defendem que a relação entre meio ambiente familiar e desenvolvimento socioafectivo e cognitivo, por um lado, e o (in)sucesso escolar, por outro, deve ser estudada segundo o modelo que postula a especificidade da acção ambiental. Em conformidade com dados teóricos e de investigação, o fracasso de programas de intervenção socioeducativo negou o modelo de acção global do meio ambiente. O conhecimento das componentes críticas do meio ambiente precoce ao nível do desenvolvimento da criança reveste-se da maior importância, no âmbito da intervenção precoce e educação parental. São discutidos alguns aspectos fundamentais relativos a qualquer programa de intervenção socioeducativa, nomeadamente a exigência de uma análise sistémica das variáveis que, directa e indirectamente, interferem com o ecossistema familiar. Por último, é realçada a dificuldade em traduzir modelos teóricos em estratégias efectivas de intervenção socioeducativa, apresentando-se alguns aspectos- -chave deste tipo de programa. ------- ABSTRACT ------ The main purpose of this article is to point out the practical implications of research results as far as the early experiments are concerned. At first, its authors support that the relationship between the home environment and the child cognitive socio-affective development as well as the school sucess/failure can’t help being considered following the pattern of the specific environmental action. According to theoretical and research data, the failure of socio-educational intervention has rejected the global environmental action. The knowledge of critical features of the early environment related to the child development is actually of the greatest importance fer the educational intervention programmes as weli as, broadly speaking, the parental education. Some fundamental aspects referring to any socio- -educationa1 programmes are also discussed, namely the need of a systemic analysis of the variables interfering, either directly or indirectly, with the familiar setting. At last, the article is emphasizing the difficulty in delineating intervention effective some key aspects of this kind of programme.
- Mesa redonda: Dimensão intercultural da escolaPublication . Machado, ManuelaA autora, ao introduzir o tema ((Dimensão Intercultural da Escola» chama a atenção para o facto de, na Comunidade Europeia, 10% das crianças e jovens em idade de escolaridade obrigatória, provirem de famílias e culturas diversas das do país que as acolhe. Este facto, enriquecedor A partida, exige mudanças radicais nos diferentes sistemas educativos dos Estados Membros, para que a escola desenvolva a capacidade de dar respostas diferenciadas e contextualizadas. Só desta forma se pode garantir que cada aluno mantenha a sua singularidade e evitar qualquer tentativa massificante do acto pedagógico.