Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
590.99 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objectivo deste artigo é sublinhar as
implicações práticas da investigação no domínio das
experiências precoces.
Num primeiro momento, os autores defendem que
a relação entre meio ambiente familiar e desenvolvimento
socioafectivo e cognitivo, por um lado, e
o (in)sucesso escolar, por outro, deve ser estudada
segundo o modelo que postula a especificidade da
acção ambiental.
Em conformidade com dados teóricos e de investigação,
o fracasso de programas de intervenção socioeducativo
negou o modelo de acção global do meio
ambiente.
O conhecimento das componentes críticas do meio
ambiente precoce ao nível do desenvolvimento da
criança reveste-se da maior importância, no âmbito
da intervenção precoce e educação parental.
São discutidos alguns aspectos fundamentais
relativos a qualquer programa de intervenção socioeducativa,
nomeadamente a exigência de uma análise
sistémica das variáveis que, directa e indirectamente,
interferem com o ecossistema familiar.
Por último, é realçada a dificuldade em traduzir
modelos teóricos em estratégias efectivas de intervenção
socioeducativa, apresentando-se alguns aspectos-
-chave deste tipo de programa. ------- ABSTRACT ------ The main purpose of this article is to point out
the practical implications of research results as far
as the early experiments are concerned.
At first, its authors support that the relationship
between the home environment and the child cognitive
socio-affective development as well as the school
sucess/failure can’t help being considered following
the pattern of the specific environmental action.
According to theoretical and research data, the
failure of socio-educational intervention has rejected
the global environmental action.
The knowledge of critical features of the early
environment related to the child development is
actually of the greatest importance fer the educational
intervention programmes as weli as, broadly speaking,
the parental education.
Some fundamental aspects referring to any socio-
-educationa1 programmes are also discussed, namely
the need of a systemic analysis of the variables
interfering, either directly or indirectly, with the
familiar setting.
At last, the article is emphasizing the difficulty
in delineating intervention effective some key aspects
of this kind of programme.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 10 (1), 43-49
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada