Browsing by Author "Freire, Sofia"
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- Aprender: a conceção de estudantes universitários de um curso na área da educaçãoPublication . Almeida, Camila Marta de; Freire, Sofia; Silva, Juana de Carvalho Ramos; Carvalho, CarolinaInvestigações focadas nas conceções de aprendizagem dos alunos revelam que estas diferem e que originam formas de aprender também diferentes. Algumas destas conceções são compatíveis com perspectivas mais atuais sobre o que se pretende com o ensino superior e que tipo de envolvimento se pretende dos alunos. Sabendo que as conceções sobre o que é aprender originam formas distintas de interagir com o contexto de ensino-aprendizagem, é fundamental conhecê-las de forma adequá-las às exigências da sociedade actual. Este estudo de cunho exploratório objetivou conhecer as conceções de estudantes do ensino superior sobre o que é aprender. Participaram 56 estudantes do primeiro ano de uma licenciatura na área da educação, sendo a maioria do género feminino (83,9%), com idade média de 19,5 anos (DP=1,7). Para a recolha de dados os estudantes responderam a duas questões abertas. Os dados foram analisados a partir de um conjunto de categorias prévias sobre concepções de aprendizagem utilizadas em investigações fenomenográficas. Os resultados obtidos revelam que os estudantes entendem a aprendizagem como a aquisição de conhecimentos e memorização (73% do total de respostas). Poucas respostas mencionaram os processos de construção de significados pessoais e a transformação (27% do total de respostas), sendo estes aspetos essenciais da pedagogia universitária. Assim, este estudo vem salientar a importância de se explorar a conceção de estudantes sobre o que é aprender e como se aprende, para possibilitar o desenvolvimento de pedagogias promotoras do envolvimento ativo dos estudantes e estimulando a construção de significado.
- Classroom social networks, students' peer‐related social experiences and sense of belonging: The specific case of students with SENPublication . Freire, Sofia; Roçadas, Cláudia; Pipa, Joana; Aguiar, CecíliaOne main argument for inclusion refers to the so-cial benefits that students with SEN might have from being in contact with typically developing classmates. Students' sense of belonging to the classroom is also a relevant dimension of inclusion, given its impor-tance for positive emotional and social development and academic motivation. Yet, studies specifically focused on students with SEN show mixed results regarding their sense of belonging. While some stud-ies have highlighted the effect of classroom social networks on peer-related social experiences, to our knowledge no study has examined its effect on the sense of belonging. Thus, the goal of the current study is to examine the associations between the structure of classroom social networks, peer-related social experiences in the classroom and the sense of belonging of students with and without SEN. The participants were 914 students (56% boys, 10% SEN, average age 12.68) attending Portuguese schools. Contrary to what was expected, although students with SEN were, on average, more rejected and less accepted by the peer group than students without SEN, they did not differ in their levels of sense of be-longing. In addition, the structure of classroom social networks was associated with students' belonging in unexpected ways. Results point to the importance of creating social conditions in the classroom to facili-tate positive peer interactions and relationships, and the need for teachers to pay attention to the social structure of the classroom in order to create a posi-tive atmosphere where all students feel accepted, re-spected, valued and a part of the classroom
- Valores familiares dos estudantes finalistas da Universidade do AlgarvePublication . Freire, SofiaNuma altura em que a família se encontra a sofrer grandes alterações, quer em termos da sua estrutura quer em termos da sua concepção, parece constituir matéria importante de estudo, a maneira como os jovens a concebem. Assim, vai-se apresentar, neste artigo, os valores familiares defendidos pelos estudantes finalistas, em 1995/1996, da Universidade do Algarve. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário constituído por 46 perguntas relativas aos valores dominantes na cultura ocidental - valores relacionados com a família, trabalho, justiça, igualdade, liberdade, paz, nacionalidade, etc. (Figueiredo, 1988). Os resultados obtidos demonstram que a família assume um lugar preponderante na vida destes jovens e que estes defendem os novos valores da família. Esta é entendida por estes jovens como uma espaço de realização pessoal, que promove o crescimento, a autonomia, o bem-estar interior. Para além disso, o casamento surge dissociado da procriação e educação dos filhos e já não coincide com o início do relacionamento sexual. Por último, os cônjuges surgem com deveres e direitos idênticos.
- Vozes dos alunos sobre feedback: um estudo no ensino ensino superiorPublication . Silva, Juana de Carvalho Ramos; Carvalho, Carolina Fernandes de; Almeida, Camila Marta de; Freire, SofiaNos diferentes contextos educativos e em particular na sala de aula o feedback é um dos fatores fundamentais de aprendizagem enquanto construção e transformação progressiva de conhecimento. É por intermédio do feedback que os estudantes têm conhecimento de como devem se comportar, raciocinar e realizar algo num determinado contexto para conseguir atingir objetivos. A investigação revela que o feedback dos professores é dos mais valorizados pelos estudantes, e que quando eficaz tem um impacto positivo na aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo conhecer a perceção dos estudantes do ensino superior sobre o que consideram ser um feedback eficaz. Participaram 57 estudantes do primeiro ano de uma licenciatura na área da educação, dos quais 85% são do sexo feminino, apresentando uma média de idade de 19,2 anos (DP=1,7). Para recolha de dados utilizou-se um questionário constituído de questões abertas. Por meio de uma análise de conteúdo das respostas, constatou-se que os aspetos mais importantes do feedback salientados pelos estudantes foram: aspetos relacionados ao feedback construtivo e ao incentivo, apoio e estímulo para fazer melhor associados com a de autorregulação (48% das respostas) e ao nível dos processos (um feedback que permita aos estudantes melhorar e transformar desempenhos mais frágeis) (41% das respostas). Estes resultados vêm dar um contributo para a compreensão do feedback enquanto fator de aprendizagem no ensino superior, reconhecendo-se a importância do feedback para além das classificações ou descrições, do que está correto ou errado, e para além da dimensão cognitiva, mas também afetiva e motivacional na construção de conhecimento. Sendo assim, pensar contributos para uma pedagogia do ensino superior obriga a (re)criar práticas de feedback onde os estudantes sejam ouvidos.