Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
71.13 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos diferentes contextos educativos e em particular na sala de aula o
feedback é um dos fatores fundamentais de aprendizagem enquanto construção
e transformação progressiva de conhecimento. É por intermédio do feedback
que os estudantes têm conhecimento de como devem se comportar, raciocinar e
realizar algo num determinado contexto para conseguir atingir objetivos. A
investigação revela que o feedback dos professores é dos mais valorizados pelos
estudantes, e que quando eficaz tem um impacto positivo na aprendizagem. O
presente estudo tem como objetivo conhecer a perceção dos estudantes do
ensino superior sobre o que consideram ser um feedback eficaz. Participaram 57
estudantes do primeiro ano de uma licenciatura na área da educação, dos quais
85% são do sexo feminino, apresentando uma média de idade de 19,2 anos
(DP=1,7). Para recolha de dados utilizou-se um questionário constituído de
questões abertas. Por meio de uma análise de conteúdo das respostas, constatou-se
que os aspetos mais importantes do feedback salientados pelos estudantes
foram: aspetos relacionados ao feedback construtivo e ao incentivo, apoio e
estímulo para fazer melhor associados com a de autorregulação (48% das
respostas) e ao nível dos processos (um feedback que permita aos estudantes
melhorar e transformar desempenhos mais frágeis) (41% das respostas). Estes
resultados vêm dar um contributo para a compreensão do feedback enquanto
fator de aprendizagem no ensino superior, reconhecendo-se a importância do
feedback para além das classificações ou descrições, do que está correto ou
errado, e para além da dimensão cognitiva, mas também afetiva e motivacional
na construção de conhecimento. Sendo assim, pensar contributos para uma
pedagogia do ensino superior obriga a (re)criar práticas de feedback onde os
estudantes sejam ouvidos.
Description
Keywords
Feedback Ensino superior Estudantes
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (325-331). Lisboa: Edições ISPA.