Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Vozes dos alunos sobre feedback: um estudo no ensino ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educar hoje 325-331.pdf71.13 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos diferentes contextos educativos e em particular na sala de aula o feedback é um dos fatores fundamentais de aprendizagem enquanto construção e transformação progressiva de conhecimento. É por intermédio do feedback que os estudantes têm conhecimento de como devem se comportar, raciocinar e realizar algo num determinado contexto para conseguir atingir objetivos. A investigação revela que o feedback dos professores é dos mais valorizados pelos estudantes, e que quando eficaz tem um impacto positivo na aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo conhecer a perceção dos estudantes do ensino superior sobre o que consideram ser um feedback eficaz. Participaram 57 estudantes do primeiro ano de uma licenciatura na área da educação, dos quais 85% são do sexo feminino, apresentando uma média de idade de 19,2 anos (DP=1,7). Para recolha de dados utilizou-se um questionário constituído de questões abertas. Por meio de uma análise de conteúdo das respostas, constatou-se que os aspetos mais importantes do feedback salientados pelos estudantes foram: aspetos relacionados ao feedback construtivo e ao incentivo, apoio e estímulo para fazer melhor associados com a de autorregulação (48% das respostas) e ao nível dos processos (um feedback que permita aos estudantes melhorar e transformar desempenhos mais frágeis) (41% das respostas). Estes resultados vêm dar um contributo para a compreensão do feedback enquanto fator de aprendizagem no ensino superior, reconhecendo-se a importância do feedback para além das classificações ou descrições, do que está correto ou errado, e para além da dimensão cognitiva, mas também afetiva e motivacional na construção de conhecimento. Sendo assim, pensar contributos para uma pedagogia do ensino superior obriga a (re)criar práticas de feedback onde os estudantes sejam ouvidos.

Description

Keywords

Feedback Ensino superior Estudantes

Citation

In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (325-331). Lisboa: Edições ISPA.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições ISPA