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Advisor(s)
Abstract(s)
Investigações focadas nas conceções de aprendizagem dos alunos
revelam que estas diferem e que originam formas de aprender também diferentes.
Algumas destas conceções são compatíveis com perspectivas mais atuais
sobre o que se pretende com o ensino superior e que tipo de envolvimento se
pretende dos alunos. Sabendo que as conceções sobre o que é aprender originam
formas distintas de interagir com o contexto de ensino-aprendizagem, é fundamental
conhecê-las de forma adequá-las às exigências da sociedade actual. Este
estudo de cunho exploratório objetivou conhecer as conceções de estudantes do
ensino superior sobre o que é aprender. Participaram 56 estudantes do primeiro
ano de uma licenciatura na área da educação, sendo a maioria do género feminino
(83,9%), com idade média de 19,5 anos (DP=1,7). Para a recolha de dados
os estudantes responderam a duas questões abertas. Os dados foram analisados
a partir de um conjunto de categorias prévias sobre concepções de aprendizagem
utilizadas em investigações fenomenográficas. Os resultados obtidos revelam
que os estudantes entendem a aprendizagem como a aquisição de conhecimentos
e memorização (73% do total de respostas). Poucas respostas mencionaram
os processos de construção de significados pessoais e a transformação (27% do
total de respostas), sendo estes aspetos essenciais da pedagogia universitária.
Assim, este estudo vem salientar a importância de se explorar a conceção de
estudantes sobre o que é aprender e como se aprende, para possibilitar o desenvolvimento
de pedagogias promotoras do envolvimento ativo dos estudantes e
estimulando a construção de significado.
Description
Keywords
Conceções de aprendizagem Estudantes universitários
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (35-42). Lisboa: Edições ISPA.