Browsing by Author "Ducharne, Maria Adelina Barbosa"
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- Competência social em adolescentes adotados : estudo comparativo com adolescentes não adotados e em acolhimento residencialPublication . Barroso, Raquel; Ducharne, Maria Adelina Barbosa; Cruz, Orlanda; Silva, AnaResumo: Os adolescentes que foram adotados são frequentemente identificados como um grupo em risco em termos de competência social. Neste estudo pretendeu-se analisar a competência social de um grupo de adolescentes adoptados, através da comparação com um grupo de adolescentes em acolhimento residencial (AR) e de um grupo de adolescentes que viviam com a família de nascimento e explorar a sua relação com variáveis relativas a adopção. Participaram neste estudo 135 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, dos quais 45 foram adotados, 45 estavam em AR e 45 viviam com a família de nascimento. A competência social foi avaliada junto dos próprios adolescentes através do SSIS-RS. Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os três grupos de adolescentes, apresentando os adolescentes adoptados mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento que os adolescentes em AR, mas menos habilidades sociais e mais problemas de comportamento que os adolescentes que viviam com a família de nascimento. Verificou-se ainda quanto mais tarde os adolescentes que vem a ser adotados entraram em acolhimento, menor o seu reportório de habilidades sociais. Estes resultados apontam a premência de praticas de intervenção em protecção infantil que propiciem o desenvolvimento da competência social.
- Impacto da qualidade da relação fraterna no ajustamento psicológico dos irmãos: Estudo em família adotiva, convencional e acolhimento institucionalPublication . Ducharne, Maria Adelina Barbosa; Guimarães, Sara CibrãoA investigação psicológica que aborda a família como contexto primário de socialização tem vindo a salientar a relevância que o sistema fraterno assume no ajustamento psicológico dos irmãos. A emergência de novas formas de família, como a família adotiva, impõe a reconsideração do laço fraterno, pois que a abordagem da fratria na ausência de um vínculo biológico reforça a pertinência do estudo das dimensões da relação entre irmãos que (apenas) partilham experiências significativas. Por outro lado, a evidência do papel desempenhado pelo vínculo biológico entre irmãos que se encontram em acolhimento institucional, conduziu ao estudo do impacto que o contexto de vida tem na perceção da relação fraterna, determinando diferentes padrões relacionais. O presente estudo visa perceber o impacto que estes diferentes padrões relacionais fraternos desenvolvidos em diferentes contextos, a saber, família convencional, família adotiva e acolhimento institucional, determinam no ajustamento psicológico dos irmãos, avaliado a partir da perceção do adulto cuidador e da autoperceção de competência e valor pessoal dos próprios. Participaram neste estudo 156 crianças, de ambos os sexos (59,6% rapazes), de idade média de 10.62 (DP=3.02), que tinham um irmão do mesmo sexo (68.6%) ou de sexo diferente (31.4%) e com uma diferença média de idades de 3.40 (DP=2.18). Os dados foram recolhidos através do QRI e do SPPC e SPPA, junto das crianças e do SIBS e SDQ, junto dos adultos cuidadores. Os resultados evidenciaram correlações significativas entre as dimensões da relação fraterna e as variáveis de ajustamento psicológico, nos diferentes contextos de vida considerados.
- O impacto dos estilos educativos parentais e do desenvolvimento vocacional no rendimento escolar de adolescentesPublication . Prata, Ana; Ducharne, Maria Adelina Barbosa; Gonçalves, Carlos; Cruz, OrlandaCompreender a complexidade da problemática do in/sucesso e/ou do abandono escolar, tem sido uma das preocupações dominantes da investigação nas últimas décadas, sendo não só objeto do interesse geral, como também tem vindo a municiar os discursos críticos em relação à dita escola de massas. Neste sentido, a presente investigação incide na análise dos preditores familiares e individuais do rendimento escolar de adolescentes. Participaram neste estudo 222 adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, que frequentavam o 9º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em escolas secundárias, através do Questionário de Estilos Educativos Parentais e da Escala de Exploração e Investimento Vocacional. O nível de escolaridade das mães, a monitorização parental e o investimento vocacional revelaram-se preditores do rendimento escolar. Os resultados são discutidos à luz de uma abordagem psicossocial sendo retiradas implicações para a intervenção psicológica.