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Abstract(s)
A investigação psicológica que aborda a família como contexto primário de
socialização tem vindo a salientar a relevância que o sistema fraterno assume no
ajustamento psicológico dos irmãos. A emergência de novas formas de família, como a
família adotiva, impõe a reconsideração do laço fraterno, pois que a abordagem da fratria
na ausência de um vínculo biológico reforça a pertinência do estudo das dimensões da
relação entre irmãos que (apenas) partilham experiências significativas. Por outro lado, a
evidência do papel desempenhado pelo vínculo biológico entre irmãos que se encontram
em acolhimento institucional, conduziu ao estudo do impacto que o contexto de vida tem na
perceção da relação fraterna, determinando diferentes padrões relacionais. O presente
estudo visa perceber o impacto que estes diferentes padrões relacionais fraternos
desenvolvidos em diferentes contextos, a saber, família convencional, família adotiva e
acolhimento institucional, determinam no ajustamento psicológico dos irmãos, avaliado a
partir da perceção do adulto cuidador e da autoperceção de competência e valor pessoal dos
próprios. Participaram neste estudo 156 crianças, de ambos os sexos (59,6% rapazes), de
idade média de 10.62 (DP=3.02), que tinham um irmão do mesmo sexo (68.6%) ou de sexo
diferente (31.4%) e com uma diferença média de idades de 3.40 (DP=2.18). Os dados
foram recolhidos através do QRI e do SPPC e SPPA, junto das crianças e do SIBS e SDQ,
junto dos adultos cuidadores. Os resultados evidenciaram correlações significativas entre as
dimensões da relação fraterna e as variáveis de ajustamento psicológico, nos diferentes
contextos de vida considerados.
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Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1008-1022). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário