Browsing by Author "Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da"
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- A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s) através do RorschachPublication . Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte daA adolescência é um período do desenvolvimento e de crescimento, durante o qual decorrem importantes transformações na relação entre o Eu e o(s) Outro(s) vividas com grande turbulência, e que impõem um processo criativo e uma relação de ligação e de comunicação entre o interno e o externo, entre o belo exterior e o enigmático interior, entre o conhecido e o ainda desconhecido. Neste trabalho, ao começarmos por reunir as principais concepções sobre a adolescência, com inscrição na teoria psicanalítica, constatámos que são escassas as referências feitas à dimensão do Outro, pelo que considerámos, importante aprofundar esta dimensão, e constituímos, assim, o Outro como um organizador a ser estudado no processo de desenvolvimento adolescente. Se as referências ao Outro na literatura sobre a adolescência são quase inexistentes, as suas referências na teoria psicanalítica são abundantes, reportando-nos para as noções de sujeito e de objecto. Procurámos, então, aprofundar estas noções na teoria pulsional, freudiana, na teoria das relações de objecto e nas teorias que se inscrevem nos modelos do pensamento, após o que realizámos uma articulação entre estes modelos teóricos e as concepções teóricas existentes sobre a adolescência. Foram assim constituídas três dimensões relativas ao Outro durante o processo de desenvolvimento adolescente: o Igual, o Diferente e o Complementar. O objectivo deste estudo foi compreender como é que durante o processo de desenvolvimento adolescente decorre a relação entre o Eu e o Outro, ou seja, entre o sujeito e o objecto, numa articulação entre o mundo interno e o mundo externo, numa procura da igualdade mas também da diferença entre Um(s) e Outro(s), numa lógica onde impera a procura do complementar. Para podermos aceder ao objectivo a que nos propusemos, utilizámos como instrumento o Rorschach. depois de ter sido explicitado como método de acesso ao sujeito psicológico e ter sido inscrito nos modelos do pensamento, onde pode ser compreendido com o recurso ao modelo transformacional que coloca em lugar de destaque a relação de comunicação, de simbolização, de criação e de expansão, tendo, para tal, sido construída uma grelha de análise. Foi através desta análise aos Rorschach de sujeitos de 13 e de 17 anos, que pudemos compreender de que forma é que decorre a relação entre o Eu e o(s) Outro(s) na Adolescência. Assim, pudemos destacar que, o Outro na condição de Igual, é mais visível nas raparigas no início da adolescência, o que só acontece mais tarde nos rapazes, que o Outro Diferente é mais notório no final da adolescência para ambos os sexos, e que o Outro como Complementar é visível nas raparigas mais novas, mas apresenta uma maior expressão nos adolescentes mais velhos.
- A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do RorschachPublication . Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da; Marques, Maria EmíliaNo presente trabalho as autoras procuram constituir o Outro como um organizador do processo de desenvolvimento adolescente. Através da articulação entre as concepções sobre a adolescência e as noções de sujeito e de objecto, Eu-Outro, foi possível constituir três dimensões do Outro durante o processo de desenvolvimento adolescente: o igual, o diferente e o complementar. Como método de acesso ao sujeito psicológico foi utilizado o Rorschach, inscrito por um lado na escola Francesa, com os parâmetros Representação de Si e Representação das Relações e, por outro lado, no modelo transformacional que privilegia a relação de comunicação, de simbolização, de criação e de expansão. Foram analisados protocolos de adolescentes com 13 e 17 anos, de ambos os sexos, de modo a ser possível observar de que modo é que decorre a relação entre o Eu e o(s) Outro(s) neste período do desenvolvimento. ABSTRACT In the present work the authors try to constitute the Other as an organizer of the development process in the adolescence. Using the connection between the conceptions concerned to adolescence and notions of the subject and object, Self-Other, it was possible to constitute three dimensions along the development process of the adolescent: the Equal, the Different and the Complementary. Rorschach was used as an instrument to access the psychological subject, inserted in the French School, with the parameters, Self Representation and Relation Representation, and secondly, the transformational model that privileges the communication relation, the symbolization, the creation and the expansion. Protocols were obtained from adolescents from 13 to 17 years old, of both genders, in the aim to observe the development between the Self and the Other(s) in this period of development.
- Sobre o que se transporta: (Contra)transferência(s)Publication . Nascimento, Ana Paula da Silva; Pinheiro, Catarina Bray; Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da; Rosa, Maria Matoso Coelho; Machado, Rita PimentaNo presente trabalho, as autoras propõem-se pensar as noções de transferência e de contratransferência, pensando em malas (continentes de conteúdos) que imigrantes transportavam para um país estrangeiro, realçando o que cada um, terapeuta e paciente transportam na/para/da relação, tendo por base o modelo psicanalítico, pedra basilar na prática da Psicoterapia de Inspiração Psicanalítica. Inicialmente é apresentada uma perspectiva histórica da leitura destes fenómenos transferenciais. Posteriormente, são expostas algumas teorias e perspectivas que, no entender das autoras, descrevem de forma mais completa e mais próxima da realidade o modo como os fenómenos (contra) - transferenciais surgem no setting psicoterapêutico. A clarificação das noções de transferência e de contratransferência, explicitam a sua pertinência para a prática clínica, numa articulação directa com a psicopatologia tal como a podemos entender em termos clássicos, através das noções de Neurose, Patologia Limite e Psicose. Dada a necessidade de olhar para estes conceitos sob um outro prisma quando se trabalha em instituições, as autoras procuraram um (re)significar do encontro terapêutico, reflectindo-se sobre a pertinência da transferência e de contratransferência, quer para a Psicanálise, como para a Psicoterapia de Inspiração Psicanalítica.
- O tornar-se adolescente através do RorschachPublication . Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da; Marques, Maria EmíliaA adolescência é um período do desenvolvimento no qual têm lugar importantes transformações. Durante este período, constituem-se e renovam-se importantes funções psíquicas, que fundam e estruturam o processo de desenvolvimento adolescente. Neste estudo, o objetivo é o de aceder ao processo de desenvolvimento que está em curso, ou seja, à forma como o sujeito se constrói de uma forma única e singular, tornando-se adolescente a caminho de vir a ser adulto. Para chegar ao que nos propomos, iremos utilizar um referencial teórico que privilegia a constituição da relação de objeto e os processos de transformação, através dos quais nos é possível observar e dar a conhecer os processos que se encontram a decorrer no caminho que vai da infância à idade adulta, o que é possível através da constituição de uma relação do tipo continente-conteúdo, onde o (des)conhecido é de novo (re)significado, possibilitando a descoberta e o “aprender com a experiência”. Deste modo, procuramos revelar os processos psíquicos inerentes ao tornar-se adolescente, os quais se encontram ligados aos processos de transformação, ativos e dinâmicos, essenciais no crescimento mental. Trata-se de um estudo longitudinal, uma vez que foi realizado em dois momentos do desenvolvimento adolescente. O Rorschach será utilizado como o instrumento que possibilita o acesso ao mundo interno do sujeito e ao intersubjetivo, constituindo-se como um método, de modo a tornar possível a análise do processo de resposta Rorschach, entendida como uma atividade de ligação entre o sujeito e o objeto. Iremos ainda tornar este instrumento mais sensível ao processo de tornar-se adolescente, constituindo um conjunto de procedimentos que permitam operacionalizar a leitura da adolescência através do Rorschach. Neste estudo iremos utilizar os protocolos de 9 adolescentes, de sexos diferentes, recolhidos aos 13 e aos 16 anos. As noções de techne e de campo são fundamentais para aceder e compreender os processos psíquicos, pelo que iremos operacionalizar estes organizadores no Rorschach, de modo a possibilitarem a leitura das transformações psíquicas do processo de tornar-se adolescente. A análise dos resultados revelou-nos um conjunto de transformações em curso entre os 13 e os 16 anos. A techne revela-nos o movimento de integração da dispersão, gerador de uma maior estabilidade e do aumento da capacidade de abstração. O campo, na sua função contentora revelou uma maior diferenciação entre o interno e o externo, potenciando a exploração de novas possibilidades e favorecendo a elaboração do desconhecido e da dor mental. Através da conceptualização dos vários elementos presentes na relação que se estabelece entre estes dois momentos do processo de desenvolvimento adolescente, foi possível aceder, compreender e conceptualizar as transformações do Eu e da relação Eu-Outro. A abordagem deste estudo irá permitir uma leitura mais próxima do sujeito e dos processos psíquicos que estão em construção durante a adolescência, o que no futuro poderá conduzir a novas práticas de acompanhamento, mais centradas nos processos de transformação em curso e menos inscritas na lógica clássica da psicopatologia.