Browsing by Author "Castro, Armando de"
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- As ciências do homem no sistema geral das ciências e a psicologiaPublication . Castro, Armando deInexistente
- Exigências teóricas gerais na construção das ciências do homemPublication . Castro, Armando deEmbora chamando a atenção para a conveniência de combinar o estudo dos fundamentos teóricos das Ciências do Homem (a sua epistemologia) com uma prática disciplinar, afim de se evitarem os perigos de uma mera abstracção especulativa, pretende-se, no entanto, sublinhar o alcance desse estudo epistémico no que respeita a este sub-sistema do sistema geral das ciências. Neste artigo, percorrem-se criticamente vários conceitos - nomeadamente classificatórios - i luz das propostas da Epistemologia Geral como disciplina científica, bem como das Epístemologias Regionais e das Epistemologias Disciplinares afim de, em particular, ilustrar o alcance destas disciplinas do saber epistemológico. Documenta-se o significado dessa contribuição no sentido de explicitar e ultrapassar os obstáculos teórico-metodológicos que se têm erguido no esforço de elaborar as diversas disciplinas das ciências do Homem (ou ((ciências sociais)), .tout court). De passagem faz-se ainda a leitura crítica da filosofia do conhecimento de Karl Popper. Na segunda parte, consideram-se as exigências teórico-epistémicas, tanto para existir uma disciplina científica qualquer como para encarar este domínio no campo das ciências do Homem. Salienta-se ainda a importância e complexidade da categoria «objecto teórico)), ao mesmo tempo que se distingue esta teorização, que é de cariz científico, da elaboração filosófica, incluindo no âmbito da filosofia das ciências, cuja legitimidade aliás não se contesta. Por fim, ao reafirmar-se o interesse múltiplo da Epistemologia Geral, aplicam-se algumas das leis epistémicas gerais, por nós elaboradas, às «ciências sociais)) que presidem a elaboração dos conhecimentos científicos e que, nessas condições, são igualmente aplicáveis àquelas disciplinas que teorizam as actividades especificamente humanas ou que como tais se exprimem. A aplicação dessas leis permitem mesmo eliminar as controvérsias ligadas A unidade prática da acção humana face ao ((despedaçarnenton teórico no vasto leque das numerosas ciências do Homem.
- As incidências culturais e ideológicas sobre os processos educativos e a acção inversaPublication . Castro, Armando deAnalisam-se as relações entre a cultura e o sistema educativo, bem como a acção inversa, a qual é considerada sob o aspecto ideológico e suas incidências, considerada que não é do domínio do conhecimento mas de leitura do social. Aquela influência é multiplice e elegeu-se o exemplo dos programas do ensino da filosofia no ensino secundário para o ilustrar. Salienta-se que a cultura é mais geral do que a Educação e o Ensino e isso explica o papel poderoso das ideologias sobre o Ensino. Também se salienta o papel do Ensino sobre a Cultura e termina-se defendendo a tese de que tais influências mútuas são poderosas, pelo que os estudos a realizar devem chamar a atenção para tal situação.
- Intervenção do Presidente do Conselho Científico: Professor Doutor Armando de CastroPublication . Castro, Armando de