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Exigências teóricas gerais na construção das ciências do homem

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Embora chamando a atenção para a conveniência de combinar o estudo dos fundamentos teóricos das Ciências do Homem (a sua epistemologia) com uma prática disciplinar, afim de se evitarem os perigos de uma mera abstracção especulativa, pretende-se, no entanto, sublinhar o alcance desse estudo epistémico no que respeita a este sub-sistema do sistema geral das ciências. Neste artigo, percorrem-se criticamente vários conceitos - nomeadamente classificatórios - i luz das propostas da Epistemologia Geral como disciplina científica, bem como das Epístemologias Regionais e das Epistemologias Disciplinares afim de, em particular, ilustrar o alcance destas disciplinas do saber epistemológico. Documenta-se o significado dessa contribuição no sentido de explicitar e ultrapassar os obstáculos teórico-metodológicos que se têm erguido no esforço de elaborar as diversas disciplinas das ciências do Homem (ou ((ciências sociais)), .tout court). De passagem faz-se ainda a leitura crítica da filosofia do conhecimento de Karl Popper. Na segunda parte, consideram-se as exigências teórico-epistémicas, tanto para existir uma disciplina científica qualquer como para encarar este domínio no campo das ciências do Homem. Salienta-se ainda a importância e complexidade da categoria «objecto teórico)), ao mesmo tempo que se distingue esta teorização, que é de cariz científico, da elaboração filosófica, incluindo no âmbito da filosofia das ciências, cuja legitimidade aliás não se contesta. Por fim, ao reafirmar-se o interesse múltiplo da Epistemologia Geral, aplicam-se algumas das leis epistémicas gerais, por nós elaboradas, às «ciências sociais)) que presidem a elaboração dos conhecimentos científicos e que, nessas condições, são igualmente aplicáveis àquelas disciplinas que teorizam as actividades especificamente humanas ou que como tais se exprimem. A aplicação dessas leis permitem mesmo eliminar as controvérsias ligadas A unidade prática da acção humana face ao ((despedaçarnenton teórico no vasto leque das numerosas ciências do Homem.
ABSTRACT: The author discusses some concepts namely classification concepts in light of both a general epistemological framework and more specific knowledge field epistemologies. The main purpose is to clarify overpass some theoretical-methodological difficulties in the Social Sciences field. Further, the author analyses the theoretical-epistemic requirements for definning a field as scientific.

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Análise Psicológica, 9, 3-11

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Instituto Superior de Psicologia Aplicada

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