APPsyCI - Capítulo de Livro
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Browsing APPsyCI - Capítulo de Livro by Author "Antunes, Maria da Luz"
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- Contributos da literacia em saúde para a promoção e racionalização de custos na saúdePublication . Antunes, Maria da Luz; Lopes, CarlosA Organização Mundial da Saúde define a literacia em saúde como o conjunto de competências cognitivas e sociais e a capacidade que o indivíduo tem para obter, interpretar e compreender a informação básica de saúde e serviços de uma forma que seja promotora da saúde. A transmissão de informação sobre saúde é mais eficaz quando os seus conteúdos são especificamente desenhados para uma pessoa ou para um grupo populacional e quando a mensagem é bem delimitada, realçando os benefícios (ganhos) e os custos (perdas) associados aos comportamentos e às tomadas de decisão. A autoconfiança e a implementação de comportamentos saudáveis são também evidentes quando existe a preocupação de definir instruções específicas para um comportamento de saúde; por exemplo, ao invés de mensagens assustadoras e negativas promove-se a motivação com mensagens positivas. Mais do que transmitir informação, a literacia em saúde implica a aquisição de competências em adquirir a informação e aplicá-la com sucesso à sua própria realidade. Mas a literacia em saúde é um tipo distinto de literacia ou apenas literacia num contexto de saúde? O objetivo deste estudo de revisão é a análise do conceito de literacia em saúde através da interação doente/profissionais de saúde/sistema de saúde. Procura-se responder às seguintes questões: Em que consiste a literacia em saúde? Em que medida interfere na comunicação entre doentes, profissionais de saúde e sistema de saúde? Que consequências tem na saúde pública? Apresenta-se o conceito de literacia em saúde e a associação da sua baixa literacia aos gastos e aos comportamentos em saúde. Efetua-se uma análise da literatura científica publicada sobre a baixa literacia em saúde e a sua implicação nos custos na saúde usando, para este propósito, oito bases de dados. Em complemento, aponta-se a importância da literacia em saúde na comunicação médico-doente com vista à promoção da saúde.
- Experiências de estudantes portugueses e espanhóis de ciências sociais sobre literacia informacional e utilização de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa após a COVID-19Publication . Lopes, Carlos; Cavaleiro Marechal, David; Antunes, Maria da Luz; Sanches, TatianaObjetivo: Analisar comparativamente as experiências e percepções de estudantes portugueses e espanhóis de Ciências Sociais quanto ao uso e inclusão de tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e seus profissionais nesse contexto. Método: Metodologia exploratória de grupos focais socioconstrutivos, com base em uma amostra de dezoito estudantes finalistas dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Resultados: Os estudantes vivenciam lacunas significativas em suas habilidades no uso de tecnologias móveis. Eles percebem limitações atitudinais e tecnológicas em seus professores. Há também algumas diferenças nas atitudes em relação à inclusão de tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis demonstraram melhores habilidades, enquanto os estudantes portugueses demonstraram maior nível de autopercepção. Discussão/Conclusões: Como consequência da pandemia, destaca-se a necessidade de aproximação aluno-professor e as limitações técnicas de alguns professores, tornando necessária uma mentalidade aberta a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições acadêmicas, e os bibliotecários em particular, devem se esforçar para entender o alcance e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e adquirir competência informacional. Esta reflexão é prioritária para otimizar os processos de ensino e aprendizagem.