Psicologia Educacional
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia Educacional by Author "Abril, Maria João de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplinaPublication . Abril, Maria João de; Peixoto, Francisco José BritoA pertinência deste estudo é demonstrada através dos contextos educativos como intercessores do desenvolvimento do indivíduo, não só ao nível do desempenho escolar e aquisição de conteúdos académicos, como também ao nível emocional, construção do “self”, valores cívicos e morais. Assim, o referido estudo centra-se em percepções de alunos do 7º e 8º ano de escolaridade acerca da indisciplina, do clima de sala de aula e emoções experienciadas na disciplina de matemática, auto-conceito e auto-estima e a importância atribuída às dimensões do auto-conceito, com o intuito de avaliar se existem diferenças entre os alunos que se consideram nada indisciplinados (NI) e muito indisciplinados (MI) e, por último, analisar se existem associações entre as diversas variáveis em estudo. Da amostra faziam parte 131 participantes de uma escola pública da região de Lisboa. Os Instrumentos utilizados foram a “Escala de Auto-conceito e Auto-estima para Adolescentes” de Peixoto e Almeida (1999), “Escala de Clima de Sala de Aula a Matemática” de Mata, Monteiro e Peixoto (2010), “Questionário de Emoções em Situações de Desempenho” de Pekrun e Goetz (2005) adaptado para alunos portugueses do 7º e 8º ano de escolaridade e questionário para auto-avaliação de indisciplina. Os principais resultados sugerem a existência de relações entre o clima de sala de aula e os estados emocionais dos alunos, que a auto percepção dos alunos acerca do clima de sala de aula não difere entre grupos NI e MI, e as emoções são equivalentes nos grupos NI e MI à excepção do orgulho e do desânimo.
- Emoções na sala de aula: Estudo das relações entre emoções, autoconceito e percepção do clima de sala de aula em alunos do 3º cicloPublication . Abril, Maria João de; Peixoto, FranciscoO estudo das emoções em contextos educativos tem sido bastante negligenciado (Pekrun et al., 2002; Schutz & Lanehart, 2002). Apesar de existirem relativamente poucas pesquisas nesta área, as emoções desempenham um papel importante na educação (Meyer & Turner, 2006). O estudo das emoções tem vindo a ser desenvolvido especialmente com estudantes universitários relacionando-as com as suas orientações motivacionais (Pekrun et al., 2006; Tyson et al., 2009). Apesar disso, pouca atenção tem sido prestada à forma como os ambientes de aprendizagem se relacionam com a vivência de emoções. Assim, este estudo exploratório visa alargar a investigação a alunos mais novos no que concerne às emoções em sala de aula, bem como analizar a possível relação destas com o autoconceito e a percepção de clima de sala de aula. Do presente estudo fizeram parte 131 participantes do 7º e 8º ano de escolaridade. A recolha dos dados foi feita através da aplicação da Escala de Autoconceito e Auto-estima (Peixoto & Almeida, 1999), Escala de Percepção de Clima de Sala de Aula a Matemática (Mata, Monteiro & Peixoto, 2010) e Questionário de Emoções em Situações de Desempenho (Achievement Emotions Questionnaire) respeitante às emoções em sala de aula (Pekrun & Goetz, 2005). Os resultados apontaram para uma relação negativa entre autoconceito e a experiência de emoções negativas. Verificou-se, também a existência de relações entre emoções e a percepção de clima de sala de aula.