PEDU - Capítulo de livro
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Browsing PEDU - Capítulo de livro by Author "Carvalho, Carolina"
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- Aprender: a conceção de estudantes universitários de um curso na área da educaçãoPublication . Almeida, Camila Marta de; Freire, Sofia; Silva, Juana de Carvalho Ramos; Carvalho, CarolinaInvestigações focadas nas conceções de aprendizagem dos alunos revelam que estas diferem e que originam formas de aprender também diferentes. Algumas destas conceções são compatíveis com perspectivas mais atuais sobre o que se pretende com o ensino superior e que tipo de envolvimento se pretende dos alunos. Sabendo que as conceções sobre o que é aprender originam formas distintas de interagir com o contexto de ensino-aprendizagem, é fundamental conhecê-las de forma adequá-las às exigências da sociedade actual. Este estudo de cunho exploratório objetivou conhecer as conceções de estudantes do ensino superior sobre o que é aprender. Participaram 56 estudantes do primeiro ano de uma licenciatura na área da educação, sendo a maioria do género feminino (83,9%), com idade média de 19,5 anos (DP=1,7). Para a recolha de dados os estudantes responderam a duas questões abertas. Os dados foram analisados a partir de um conjunto de categorias prévias sobre concepções de aprendizagem utilizadas em investigações fenomenográficas. Os resultados obtidos revelam que os estudantes entendem a aprendizagem como a aquisição de conhecimentos e memorização (73% do total de respostas). Poucas respostas mencionaram os processos de construção de significados pessoais e a transformação (27% do total de respostas), sendo estes aspetos essenciais da pedagogia universitária. Assim, este estudo vem salientar a importância de se explorar a conceção de estudantes sobre o que é aprender e como se aprende, para possibilitar o desenvolvimento de pedagogias promotoras do envolvimento ativo dos estudantes e estimulando a construção de significado.
- A intervenção do psicólogo escolar em contextos de riscoPublication . Vilarinho, Susana; Carvalho, CarolinaSerá que a intervenção de um psicólogo escolar, orientada por um Programa de Competências de Vida (PCV) numa escola com elevada taxa de insucesso escolar, pode alterar este cenário? No presente trabalho procura analisar- se o impacto do PCV nos comportamentos de 52 alunos de 13 anos (M=12.94, DP=1.23), bem como no desempenho académico. A metodologia adoptada foi de um estudo quasi experimental, onde os alunos do grupo de controlo (n=39), de 13 anos (M=12.79, DP=0.98), não foram alvo de intervenção. O PCV foi implementado durante um ano letivo pelo psicólogo escolar na presença do diretor de turma, consistiu em 30 sessões e assentou em atividades participativas, assembleias de turma mensais e trabalho de projeto. O programa foi parte integrante do currículo escolar dos alunos. Um Questionário de Competências de Vida foi aplicado aos alunos dos dois grupos, antes e após a intervenção. Compararam-se os resultados escolares e as competências de vida dos dois grupos. Os resultados indicam que o grupo de intervenção revelou maiores benefícios do que o grupo de controlo, nomeadamente no que diz respeito ao valor da média total de competências, bem como do raciocínio crítico, aprender a aprender, empatia e resiliência. Os participantes do grupo de intervenção registaram um maior sucesso académico (taxa de transição) do que os participantes do grupo de controlo. Enfatizamos as vantagens observadas para alunos em risco de trajetórias escolares de insucesso e a importância do psícologo escolar em contextos de exclusão social.