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Authors
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Abstract(s)
Será que a intervenção de um psicólogo escolar, orientada por um
Programa de Competências de Vida (PCV) numa escola com elevada taxa de
insucesso escolar, pode alterar este cenário? No presente trabalho procura analisar-
se o impacto do PCV nos comportamentos de 52 alunos de 13 anos
(M=12.94, DP=1.23), bem como no desempenho académico. A metodologia
adoptada foi de um estudo quasi experimental, onde os alunos do grupo de controlo
(n=39), de 13 anos (M=12.79, DP=0.98), não foram alvo de intervenção.
O PCV foi implementado durante um ano letivo pelo psicólogo escolar na presença
do diretor de turma, consistiu em 30 sessões e assentou em atividades participativas,
assembleias de turma mensais e trabalho de projeto. O programa foi
parte integrante do currículo escolar dos alunos. Um Questionário de
Competências de Vida foi aplicado aos alunos dos dois grupos, antes e após a
intervenção. Compararam-se os resultados escolares e as competências de vida
dos dois grupos. Os resultados indicam que o grupo de intervenção revelou
maiores benefícios do que o grupo de controlo, nomeadamente no que diz respeito
ao valor da média total de competências, bem como do raciocínio crítico,
aprender a aprender, empatia e resiliência. Os participantes do grupo de intervenção
registaram um maior sucesso académico (taxa de transição) do que os
participantes do grupo de controlo. Enfatizamos as vantagens observadas para
alunos em risco de trajetórias escolares de insucesso e a importância do psícologo
escolar em contextos de exclusão social.
Description
Keywords
Psicólogo escolar Competências de vida Prevenção
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (29-72). Lisboa: Edições ISPA.