PEDU - Tese de doutoramento
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Browsing PEDU - Tese de doutoramento by advisor "Formosinho, João"
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- A avaliação formal no 1º ciclo do ensino básico: Uma construção socialPublication . Pinto, Jorge Manuel Bento; Formosinho, JoãoEsta investigação centra-se na avaliação formal dos alunos ao longo de um ano lectivo numa escola do Io ciclo. O facto desta avaliação ser imposta administrativamente, ser a face socialmente visível da avaliação, ser produzida num órgão de decisão colectiva e dar lugar a uma informação aos pais, toma estes processos particularmente interessantes para compreender como se constrói a avaliação ao longo do ano, em termos das práticas dos professores avaliadores, quais os seus significados em termos da relação ensino/aprendizagem e ainda quais os valores dominantes de uma cultura institucional de avaliação no Io ciclo do Ensino Básico. O quadro teórico de referência assenta essencialmente na problemática da avaliação, em particular na psicologia da avaliação escolar, e na construção social da avaliação. Nesta perspectiva, a avaliação é entendida como acção orientada para uma tomada de decisão, que se desenrola no tempo e assenta em três pressupostos: a avaliação ê uma outra coisa, do que um simples processo de medida; a avaliação é um processo inserido num contexto específico com pessoas, objectos e valores; e finalmente, a avaliação é uma prática constituída, tanto por gestos profissionais, como simbólicos. A metodologia segue uma abordagem interpretativa, tomando como referência o estudo de caso de natureza etnográfica. Foi escolhida uma escola do Io ciclo e durante um ano lectivo foram recolhidos em situação presencial, e analisados os discursos avaliativos dos professores nos três conselhos escolares com funções de avaliação. Foram também estudados os registos de avaliação de onze alunos dos vários anos de escolaridade. Estes dados foram complementados com notas de terreno, recolhidas no quotidiano de três turmas, uma do 2o ano e duas do 4o ano, durante um período de duas semanas em cada turma respectivamente. A análise, que acompanhou parte da recolha de dados, seguiu fundamentalmente a análise de conteúdo, sendo as categorias construídas a posteriori, embora influenciadas pelo referencial teórico de partida. Os resultados do estudo mostram ao nível das práticas avaliativas, que a pessoa do avaliador está no centro do processo de avaliação formal, através das decisões que toma, existindo assim um espaço de liberdade e de individualidade nessas tomadas de decisão. As decisões, assentam em larga medida, quer nas intenções do professor avaliador, quer num vasto leque de informações que ultrapassam o mero desempenho escolar. Esta abordagem holística das informações em que se baseia o juízo avaliativo, contraria uma concepção da avaliação como um acto de medida centrada nos desempenhos escolares dos alunos. Uma outra constatação consiste em reconhecer que a avaliação sumativa tende a instituir-se como modelo não só nos três momentos de avaliação formal ao longo do ano, mas também, em todos os anos de escolaridade mesmo no Io ano onde não há lugar à transição ou retenção dos alunos. Constata-se também que apesar das intenções dos professores em termos de avaliação serem diferentes ao longo do ano, partem sempre da ideia de que a avaliação formal é sobretudo um momento de balanço do estado do aluno, em relação ao nível do grupo/turma. Em termos da informação avaliativa aos pais, aquilo que é comunicado acentua uma racionalidade administrativa em detrimento de uma razão de ser pedagógica. Finalmente, a atribuição interna, das causas dos problemas detectados, o individualismo, na forma de entender o papel dos actores no processo de avaliação, e a normalização enquanto modelo de funcionamento da avaliação, parecem ser traços dominantes em termos de uma cultura institucional de avaliação no Io ciclo do Ensino Básico. ------ ABSTRACT ------- This research focus on the formal assessment moments of the students of a primary school, over a school year. A number of facts make these moments especially interesting to understand how the assessment process develops over the year, in terms of the teachers' practices, of the meaning of this process in relation to the teaching and learning process, and of the mainstream values of an institutional assessment culture in the primary school. The facts are: assessment is an administrative imposition at central level; these moments are the visible face of the assessment process; they constitute a collective decision of a formal group of teachers; they constitute the basis of information to be delivered to the parents. The theoretical framework for the study is principally derived from theoretical issues related to evaluation and assessment, such as the psychology of school-based assessment and on the social construction of assessment. From this perspective, assessment is regarded as decision-making oriented action, which develops through time and is based on three assumptions: assessment is something more than measurement; assessment is a process, which occurs in a specific context of people, objects, and values; finally, assessment is a practice, which includes both professional and symbolic activity. An interpretive approach was followed, by adopting an ethnographic case study design. A primary school was selected, where the teachers' discourse concerning assessment was collected and analyzed during the three meetings aiming at assessment. The assessment records of eleven students from all the grades were also collected and analyzed. These data were complemented with field notes, which were collected in classroom over a period of two weeks. The focus was one class of the 2nd grade and two classes of the 4lh grade. The analysis was made alongside part of the data collection and mainly took the form of content analysis. This made use of a posteriori categories, which were drawn from the data, even though these were influenced by the initial theoretical framework. The results of the study suggest that, in terms of assessment practices, the assessor as an individual plays a central role in the assessment process, by making use of an existing element of freedom and individual action for the decisions he or she makes. Decisions are mainly based both on the intentions of the assessor-teacher and on a wide range of information, which goes far beyond the students1 school performance. The holistic approach to information, on which the assessment judgement is based, contradicts a conception of assessment as a measurement procedure, which is centered on the students1 school performance. Another finding is that summative assessment tends to be considered as the model, not only at the three formal assessment moments of the school year, but also in ali grades, including the lst grade, in which neither transition nor retention of students occurs. It can also be concluded that, regardless of their intentions, which vary along the year, the teachers view formal assessment as an opportunity to establish a balance of the individual students performance against the group/class. As far as information for parents is concerned, the data indicate that the content of this information is influenced by administrative concerns rather than by educational reasons. Finally, the mainstream institutional assessment culture in the primary school can apparently be described by the following main features: internal attribution of problems, individual ways of understanding the role of the different actors in the assessment process, and standardisation as a model for assessment procedures.
- Literacia familiar: Caracterização de práticas de literacia em famílias com crianças em idade pré-escolar e estudo das suas relações com as realizações das criançasPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Formosinho, JoãoNa última década, os trabalhos enquadrados dentro da perspectiva da literacia emergente, têm realçado uma dinâmica sócio-construtivista no processo de descoberta e apreensão da linguagem escrita. Assim, tem-se procurado estudar e caracterizar não só o papel da criança ao longo deste processo, mas também o papel de todos os que com ela contactam, no seu dia-a-dia, em ambientes formais, e também em ambientes informais. É neste sentido que surge este trabalho, ao debruçar-se sobre as práticas de literacia em ambiente familiar. Tivemos assim como elemento principal de estudo, a família, procurando caracterizar percepções e práticas de literacia, ao nível da sua diversidade e regularidade. Procurámos também identificar algumas associações entre as características da literacia familiar e as motivações e realizações de crianças de idade pré-escolar, oriundas dessas famílias. Trabalhámos com 421 pais, de estatuto sócio-cultural médio, médio-alto, com um filho (a) a frequentar o último ano do pré-escolar e por um grupo de 351 destas crianças cujos pais colaboraram no estudo. Com os pais utilizámos um questionário com três dimensões distintas. Uma primeira específica sobre a literacia familiar, onde eram questionados sobre práticas de leitura e de escrita partilhadas, observadas pelas crianças e realizadas por estas, assim como sobre a existência de materiais para ler e escrever e a sua acessibilidade. A segunda parte era constituída por um conjunto de afirmações face ao processo de ensino/aprendizagem da linguagem escrita, sobre as quais os pais se posicionavam. Com estas, pretendíamos caracterizar o tipo de concepções dos pais face à aprendizagem da leitura e escrita. A terceira e última parte, era constituída por três listagens relativas a autores e títulos de livros, consideradas medidas indirectas de contacto com o livro, e de práticas de leitura. Junto das crianças procedemos quer à caracterização dos seus conhecimentos sobre a funcionalidade da linguagem escrita e das suas conceptualizações sobre o escrito, quer à caracterização das suas motivações para a aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados evidenciaram por um lado, a diversidade de conhecimentos emergentes de literacia que estas crianças já possuíam, mesmo antes de frequentarem o ensino formal. Por outro lado a possibilidade de se caracterizar a motivação para a leitura e a escrita, já nesta faixa etária, sendo esta multidimensional e de um modo geral bastante elevada. Quanto à literacia familiar, foi evidente a sua importância nestas famílias, onde as crianças não só observavam, como eram envolvidas em múltiplas situações de literacia. A variedade de situações identificadas e a diversidade de família para família, aponta no sentido de uma multiplicidade de vias e situações, todas elas importantes, que as famílias têm disponíveis, e que exploram diferentemente consoante as suas motivações e interesses pessoais. Em termos globais, pudemos constatar uma associação entre concepções dos pais sobre o processo de aprendizagem da linguagem escrita, e as práticas de literacia familiar desenvolvidas. Também surgiu como significativa, uma associação entre algumas características do ambiente familiar de literacia e as conceptualizações das crianças sobre linguagem escrita, apontando no sentido de que ambientes mais ricos e com interacções mais precoces, potencializam a descoberta, por parte da criança, das características da linguageDuring the past decade, the research on emerging literacy has emphasized the socio-constructivist dynamic of the process of discovery and learning of reading and writing. The role of the child in this process has been studied and described, as well as the role of those who interact with the child daily, in formal or informal settings. The present study focuses on these processes and examines perceptions and practices of literacy in family contexts, characterizing such practices in ,terms of their diversity and regularity. The association between the motivations and accomplishments of pre-school children and the characteristics of their families regarding literacy practices is also analysed. 421 parents and 351 children participated in this study. Ali of these parents had a child attending the. last year of pre-school and were of a medium to medium/high sociocultural level. The group of children included only children whose parents had also taken part in the study. The parents answered a questionnaire composed of three different dimensions. The first focused on family literacy and included questions concerning reading and writing practices observed by the children, carried out by them or shared by the children and the parents, and also the existence and accessibility of reading and writing materials. In the second part, which analysed the parents' perceptions of the process of learning to read and write, the respondents had to express their (dis)agreement with several statements related to the this process. The third and last part included three lists of authors and titles, indirect measures of contact with books and reading practices. The children were questioned in order to characterize their knowledge of the functions of literacy, their conceptualisations of written language, and their motivations to learn to read and write. The results reveal the diversity of the children's emerging literacy knowledge, even before attending primary school. They also demonstrate that it is possible to characterize the motivation to read and write at this age and that this motivation is multidimensional and generally high. The importance of literacy was evident in these families: children not only observed but also took part in multiple situations of literacy. The variety of the situations of literacy identified in the study and the differences between each family's literacy practices show that there are several available ways of exploring literacy within the vn family and that these practices are organised according to the family's motivations and interests. An association between the parents' perceptions of the process of learning to read and write and the literacy practices developed within the families was identified. The results also show that there is an association between certain characteristics of the family's literacy environment and the children's conceptualisations of the written language: family environments characterized by precocious interactions encourage and stimulate the discovery of this language. m escrita. ------ ABSTRACT ------