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Authors
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Abstract(s)
O princípio de igualdade de oportunidades, que deve estar no cerne das políticas
educacionais não deve ser entendido como algo homogêneo, porque nega sentido à diversidade.
Uma educação inclusiva significa acesso ao ensino regular para todos, mas com propostas. Deve
assegurar o acesso a todas as crianças em idade escolar e o seu sucesso, independentemente das
suas características e diferenças individuais. Para que este objetivo seja alcançado é necessário
oferecer ferramentas que proporcionem mudanças práticas e eficazes no quotidiano escolar,
considerando fundamental que professores atualizem as sua práticas. Ao promover o
desenvolvimento de estratégias diversificadas, o professor pode torna-se um facilitador, um
verdadeiro construtor de ambientes de aprendizagem. Neste contexto a diferenciação pedagógica
surge como um caminho no respeito pela diferença ao proporcionar a todos as mesmas
oportunidades. Neste sentido, esta comunicação pretende salientar a importância da diferenciação
como estratégia fundamental no caminho de uma escola para todos e mostrar os resultados
relativos às práticas eficazes em sala de aula e os fatores que favorecem o direito à educação, e a
construção de uma escola para todos.
Description
Keywords
Educação Inclusão Diferenciação
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1296-1307). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior