Publication
O papel da diferenciação pedagógica na “construção” de uma escola inclusiva
dc.contributor.author | Lopes, Maria Celeste de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T19:42:02Z | |
dc.date.available | 2017-05-16T19:42:02Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O princípio de igualdade de oportunidades, que deve estar no cerne das políticas educacionais não deve ser entendido como algo homogêneo, porque nega sentido à diversidade. Uma educação inclusiva significa acesso ao ensino regular para todos, mas com propostas. Deve assegurar o acesso a todas as crianças em idade escolar e o seu sucesso, independentemente das suas características e diferenças individuais. Para que este objetivo seja alcançado é necessário oferecer ferramentas que proporcionem mudanças práticas e eficazes no quotidiano escolar, considerando fundamental que professores atualizem as sua práticas. Ao promover o desenvolvimento de estratégias diversificadas, o professor pode torna-se um facilitador, um verdadeiro construtor de ambientes de aprendizagem. Neste contexto a diferenciação pedagógica surge como um caminho no respeito pela diferença ao proporcionar a todos as mesmas oportunidades. Neste sentido, esta comunicação pretende salientar a importância da diferenciação como estratégia fundamental no caminho de uma escola para todos e mostrar os resultados relativos às práticas eficazes em sala de aula e os fatores que favorecem o direito à educação, e a construção de uma escola para todos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1296-1307). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5462 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Superior | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação | pt_PT |
dc.title | O papel da diferenciação pedagógica na “construção” de uma escola inclusiva | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 1307 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1296 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |