Repository logo
 
Publication

O papel da diferenciação pedagógica na “construção” de uma escola inclusiva

dc.contributor.authorLopes, Maria Celeste de Sousa
dc.date.accessioned2017-05-16T19:42:02Z
dc.date.available2017-05-16T19:42:02Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO princípio de igualdade de oportunidades, que deve estar no cerne das políticas educacionais não deve ser entendido como algo homogêneo, porque nega sentido à diversidade. Uma educação inclusiva significa acesso ao ensino regular para todos, mas com propostas. Deve assegurar o acesso a todas as crianças em idade escolar e o seu sucesso, independentemente das suas características e diferenças individuais. Para que este objetivo seja alcançado é necessário oferecer ferramentas que proporcionem mudanças práticas e eficazes no quotidiano escolar, considerando fundamental que professores atualizem as sua práticas. Ao promover o desenvolvimento de estratégias diversificadas, o professor pode torna-se um facilitador, um verdadeiro construtor de ambientes de aprendizagem. Neste contexto a diferenciação pedagógica surge como um caminho no respeito pela diferença ao proporcionar a todos as mesmas oportunidades. Neste sentido, esta comunicação pretende salientar a importância da diferenciação como estratégia fundamental no caminho de uma escola para todos e mostrar os resultados relativos às práticas eficazes em sala de aula e os fatores que favorecem o direito à educação, e a construção de uma escola para todos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1296-1307). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5462
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superiorpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDiferenciaçãopt_PT
dc.titleO papel da diferenciação pedagógica na “construção” de uma escola inclusivapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1307pt_PT
oaire.citation.startPage1296pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_1296-1307.pdf
Size:
238.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: