Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PRC 27 462.pdf547.89 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O Extended Class Play (ECP; Burgess, Rubin, Wojslawowicz, Rose-Krasnor, & Booth, 2003) procura avaliar, através dos relatos dos pares, a reputação social dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é testar a estrutura hexafatorial recentemente proposta, averiguando igualmente a sua adequação para género e idade, numa amostra portuguesa de 465 adolescentes (230 raparigas). Uma Análise Fatorial Confi rmatória revelou que o modelo de seis fatores apresenta bons índices de ajustamento, de fi abilidade e validade e ainda boa adequação para gênero e idade. Estes resultados são consistentes com outros trabalhos, ao sugerir que o modelo hexafatorial do ECP apresenta capacidades psicométricas aceitáveis, constituindo-se como uma medida válida a utilizar na investigação sobre a reputação e o funcionamento sociais de adolescentes.
ABSTRACT: The Extended Class Play (ECP) assesses individuals’ social reputation through peer reports. In this study, the recently presented six-factor structure was tested on a Portuguese sample of 465 adolescents (230 girls). A Confi rmatory Factor Analysis demonstrated good fi t of the data to this six-factor structure, good composite reliability and validity. Results also showed good fi t to both genders and age groups. Therefore, results are consistent with previous research and suggest that this six-factor structure has good psychometric characteristics and that the ECP seems to be a valid measure for investigation on adolescents’ social functioning and reputation.

Description

Keywords

Relações de pares Reputação social Adolescência Extended class play Peer relationships Social reputation Adolescence

Citation

Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(3), 462-471

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

CC License

Altmetrics