Repository logo
 
Publication

Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes

dc.contributor.authorCorreia, João Carlos Verdelho
dc.contributor.authorSantos, António José
dc.contributor.authorFreitas, Miguel da Costa Nunes de
dc.contributor.authorRosado, António Fernando
dc.contributor.authorRubin, Kenneth
dc.date.accessioned2014-11-11T19:46:03Z
dc.date.available2014-11-11T19:46:03Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO Extended Class Play (ECP; Burgess, Rubin, Wojslawowicz, Rose-Krasnor, & Booth, 2003) procura avaliar, através dos relatos dos pares, a reputação social dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é testar a estrutura hexafatorial recentemente proposta, averiguando igualmente a sua adequação para género e idade, numa amostra portuguesa de 465 adolescentes (230 raparigas). Uma Análise Fatorial Confi rmatória revelou que o modelo de seis fatores apresenta bons índices de ajustamento, de fi abilidade e validade e ainda boa adequação para gênero e idade. Estes resultados são consistentes com outros trabalhos, ao sugerir que o modelo hexafatorial do ECP apresenta capacidades psicométricas aceitáveis, constituindo-se como uma medida válida a utilizar na investigação sobre a reputação e o funcionamento sociais de adolescentes.por
dc.description.abstractABSTRACT: The Extended Class Play (ECP) assesses individuals’ social reputation through peer reports. In this study, the recently presented six-factor structure was tested on a Portuguese sample of 465 adolescents (230 girls). A Confi rmatory Factor Analysis demonstrated good fi t of the data to this six-factor structure, good composite reliability and validity. Results also showed good fi t to both genders and age groups. Therefore, results are consistent with previous research and suggest that this six-factor structure has good psychometric characteristics and that the ECP seems to be a valid measure for investigation on adolescents’ social functioning and reputation.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologiapor
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica, 27(3), 462-471por
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201427306
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3189
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpor
dc.relationFRIENDSHIP AND FAMILY RELATIONSHIPS IN THE TRAJECTORIES OF SOCIAL WITHDRAWN MIDDLE ADOLESCENTS
dc.subjectRelações de parespor
dc.subjectReputação socialpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectExtended class playpor
dc.subjectPeer relationshipspor
dc.subjectSocial reputationpor
dc.subjectAdolescencepor
dc.titleAnálise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentespor
dc.title.alternativeConfirmatory factor analysis of the Extended Class Play on a sample of portuguese young adolescentspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleFRIENDSHIP AND FAMILY RELATIONSHIPS IN THE TRAJECTORIES OF SOCIAL WITHDRAWN MIDDLE ADOLESCENTS
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FPSI-PDE%2F098257%2F2008/PT
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegrepor
oaire.citation.endPage471por
oaire.citation.startPage462por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume27por
oaire.fundingStream3599-PPCDT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isProjectOfPublicationec21705f-747b-46c8-8045-6693854f9688
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryec21705f-747b-46c8-8045-6693854f9688

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PRC 27 462.pdf
Size:
547.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: