Repository logo
 
Publication

As atitudes dos professores de 2º e 3º ciclos face à inclusão de crianças com necessidades especiais de educação

dc.contributor.advisorMorgado, José
dc.contributor.authorAgostinho, Joana
dc.date.accessioned2014-01-13T20:42:04Z
dc.date.available2014-01-13T20:42:04Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente estudo visa analisar as atitudes dos professores do 2º e 3º ciclos face à Inclusão de crianças com NEE, esta é uma problemática pertinente no sentido em que se pretende perceber o impacto na comunidade educativa da inclusão de crianças com NEE no ER. As atitudes da sociedade para com a pessoa com deficiência foram sofrendo muitas evoluções ao longo dos tempos. A maioria dos autores define três grandes etapas na evolução no que respeita ao atendimento das pessoas com deficiência: a etapa das instituições ou assistencial, a etapa da educação especial e a etapa da normalização (González, 1981). A escola inclusiva, alterou em grande parte as práticas existentes nas escolas até então, dando origem à concepção de que todos os alunos têm direito a uma educação sem exclusões. No entanto, o caminho para a inclusão continua a ser feito, não se trata de um percurso fácil. Trata-se de um percurso que implica grandes mudanças, nas escolas, nas atitudes, na própria sociedade.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the attitudes of teachers in the 2nd and 3rd cycles against the inclusion of children with SEN, this is a relevant issue in the sense that if you want to understand the impact on the educational community inclusion of children with SEN in the ER. The attitudes of society towards disabled people were suffering many evolutions over time. Most authors define three major stages in the evolution regarding the care of persons with disabilities: a step or institutional care, special education step and stage of normalizing (González, 1981). The inclusive school, largely changed the practices in schools, giving rise to the notion that all students are entitled to an education without exclusion. However, the way to inclusion continues to be made, it is not an easy route. It is a journey that involves major changes in schools, attitudes in societypor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2591
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectNecessidades especiais de educaçãopor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSpecial needs educationpor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectInclusive schoolpor
dc.subjectInclusionpor
dc.titleAs atitudes dos professores de 2º e 3º ciclos face à inclusão de crianças com necessidades especiais de educaçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage28por
oaire.citation.startPage3por
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
14394.pdf
Size:
306.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: